Jogo funciona no ubuntu mas não no Pop_Os

Boa noite galera, então, passei o sábado tentando resolver o problema seja com wine, lutris ou playonlinux e não consegui nada, antes de vir pedir um help aqui xD

Acontece o seguinte, eu estava com o Ubuntu 20.10 e conseguia jogar perfeitamente Dofus, é um jogo online compativel com o linux, ele possui um launcher compativel também instalado em .appimage que instala o jogo e roda perfeitamente, quando eu estava com o ubuntu ele rodava direitinho mas agora mudei para o Pop_Os e o jogo não roda mais, já tentei de tudo que é possível playonlinux, wine, lutris mas não vai sendo que no ubuntu eu não fiz naaaada disso, só baixei o jogo pelo launcher e funcionou perfeitamente, alguém sabe o que o ubuntu tem de diferente do pop?

1 curtida

Por essas coisas q nunca saio do Ubuntu, dificilmente tem esses probleminhas pequenos. Mas enfim voltando assunto, na maioria das vezes basta pequeno ajuste para resolver o problema. Vc sabe se deu algum tipo de errado quando tentou executar o launcher do jogo?

1 curtida

Veja se resolve: https://www.dofus.com/pt/forum/3-problemas-solucoes-tecnicas/152074-dofus-2-apresentando-crash-apos-algum-tempo-gnu-linux-ubuntu-20-10

O Launcher é nativo, mas o jogo em si roda usando o WINE. E a desenvolvedora fez um trabalho mal feito. Eles pretendem sair do Flash e adotar a Unity, e então as coisas devem melhorar.

P.S.: estou jogando Dofus no Pop!OS 20.10. Também jogava no Ubuntu. E nos dois casos precisava fazer esse procedimento acima. O Ubuntu e o Pop!OS são, por baixo dos panos, muito semelhantes.

Eu fiz uma instalação limpa do Pop!OS 20.10, logo após isso eu segui os procedimentos do tópico, baixei o launcher, instalei o dofus, mudei pra 64bits, clico em Jogar, ele carrega e aparece iniciando e depois aparece jogar novamente, não vai, também reparei a instalação e não vai, tem algum lugar que pode me ajudar a entender o que tá acontecendo? Se não é carregado algum pacote ou algo do tipo, quero tanto continuar com o Pop!os e não precisar ficar sem jogar

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Fiz uma instalação limpa do Pop!Os 20.10, fiz os procedimentos iguais do tópico que o @KairanD linkou ali e não funcionou, logo depois fiz uma instalação limpa do ubuntu 20.10, realizei os mesmos procedimentos e funcionou perfeitamente, alguém sabe o que pode ser que o ubuntu tenha e o Pop!Os não?

Pode não ser o que vou dizer, mais tive vários problemas com jogos que se recusaram a iniciar em distribuições com kernel 5.8 e 5.9 (como se o Wine e o proton precisassem de algo que não estava ativo ou implementado), o mesmo não aconteceu com o 5.4 LTS onde tudo funcionou bem, da mesma forma como o kernel 5.11 nas novas distros, se já esgotou as outras possibilidades, faça um teste, instale o 5.4 ou o 5.11 e veja o que acontece.

Acabei de testar no meu notebook e não funcionou também. Estranho… No meu desktop está funcionando normalmente. O Wine como um todo parece estar quebrado, porque até meu Microsoft Office 2013 parou de funcionar.

Qual hardware você tem aí? Tem placa da Nvidia no meio?

Pronto, encontrei o problema e sei porque ocorre. Você tem um notebook com placa dedicada da Nvidia e está usando no modo “Hybrid Graphics”, certo? Acabei de trocar para “NVIDIA Graphics” e o Wine (e consequentemente o Dofus) voltaram a funcionar.

O Ubuntu é um sistema mais conservador, enquanto o Pop!_OS “puxa” as atualizações. O problema, como sempre, é o “maravilhoso” suporte de drivers por parte da nossa “amiga” Nvidia. O Ubuntu não deve ter sido contemplado com essa “linda” atualização e, por isso, o problema (ainda) não ocorreu por lá.

Então, o meu é Intel HD Graphics, meu notebook é um thinkpad t430u, será que ainda pode ser isso de Hybrid Graphics? E como você chegou a essa conclusão? Eu fiquei tentando olhar o log do dofus mas ele não diz muito, só que o wine “crasha” né

Cheguei à essa conclusão testando. Se deixar no Hybrid Graphics, o Wine não funciona. Se trocar para a placa da Nvidia, funciona. Vou tentar trocar para somente o chip integrado da Intel e testar (se seu notebook não tem placa dedicada da Nvidia, o problema pode ter relação com o driver para o chip gráfico da Intel e o kernel).

O log não ajuda muito, porque diz apenas que o problema é o não funcionamento do Wine.

Se o problema for esse da relação com o driver para o chip gráfico da intel e o kernel poderia ser resolvido instalando o pop!os e instalando o mesmo kernel que o ubuntu utiliza? alias, eu estou usando o pop!os 20.10 que não é nvidia

Acabei de testar com os gráficos Intel (meu notebook tem Intel HD Graphics 4000 e Nvidia GT 740M) e o Wine realmente não abriu. Por isso não funcionou também no modo híbrido. Ou seja, o problema está ocorrendo entre o driver do chip gráfico integrado e alguma coisa que muda entre o Ubuntu e o Pop!_OS. Meu palpite é o kernel. Então teoricamente sim, um downgrade poderia resolver.

Você acha que pode ser o wine staging que esteja resultando isso? Ou realmente seria necessário esse downgrade?

Na verdade, eu verifiquei e o ubuntu 20.10 usa o mesmo kernel que o pop!os 20.10, é o linux kernel 5.8, realmente estou perdido, comecei a mexer com linux há pouco tempo

O Pop!_OS 20.10 não usa o kernel 5.8. Já está no 5.11. E o problema não é o Wine Staging. Quando usei o chip gráfico da Intel aqui, nenhuma versão do Wine funcionou (mesmo dentro do PlayOnLinux). Testei várias.

Quando algum bug assim ocorre, costuma ser resolvido em alguma atualização. Caso não queira fazer o downgrade, cedo ou tarde devem corrigir isso.

Realizei o downgrade para o kernel 5.8.0 e continuou sem funcionar, queria pelo menos entender o que ocorre, vou tentar pesquisar mais

Estranho.

Até pouco tempo atrás estava funcionando normalmente… Foi alguma alteração recente. O Ubuntu e o Pop!_OS são extremamente semelhantes. Há alguma diferença sutil provocando isso.

Alterei pra 5.11 também e nada, instalei o Pop!os com driver da nvidia por mais que não mude muito e também não, vou acabar indo pro Kubutu que é minha 2º opção mesmo mas muito obrigado pela ajuda!