JavaScript ou Python?

Pessoal, um grande motivo para eu vir para o linux é o fato de ser bom para programadores e eu gosto muito disso, então não quero dizer que tal linguagem é ruim, mas sim a opinião de vocês, ok?

Eu acho engraçado essa coisa de linguagem X v.s. Y, quando na verdade são apenas ferramentas diferentes. Imagine alguém te perguntando “O que é melhor, um martelo ou um alicate?” a primeira coisa que vc vai perguntar é “OK, mas pra quem tipo de trabalho?”, e é exatamente isso que acontecem com linguagens de programação, então é uma pergunta que não faz muito sentido.

Acho que o que vc deve fazer primeiro é procurar uma área que goste como desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos, automação, IOT, robótica, inteligencia artifial etc… dai então perguntar “Pra essa área X, qual melhor linguagem na opinião de vcs?”

Então na minhão opinião vc ta querendo comprar uma vassoura com um espanador, são ferramentas excelentes pro seu propósito, mas se colocar uma pra substituir a outra pode ser um fiasco completo.

6 curtidas

Bem, como eu disse, o negócio aqui não é rivalidade, e um tipo que gosto muito é Desenvolvimento Web.

1 curtida

Em desenvolvimento web não tem como fugir de JS, é parte praticamente obrigatória principalmente no front-end. Já no back-end o python pode ser opcional, tem alguns frameworks que usam python puro pra trabalhar com desenvolvimento web como o Django.

Eu não manjo muito de web, mas tenha certeza que vai precisar saber bastante de JS , então independente de qq coisa vc vai ter que estudar muito JS.

Beleza, desculpa se falei besteira ou chatice ou slá cara, tô começando aqui no DioPlus e mando muitos tópicos :sweat_smile:

Desculpa nada cara hehehe

Eu tbm não sou dono da verdade e a comunidade aqui é pra isso msm.

Concordo com o @lucianopp.

Se o seu intuito for desenvolvimento web, já começa a pegar um html, um css e um javascript, a base é essa, é o que vai atender sua necessidade inicialmente.

Verdade, concordo @Lavrudinho

Um outro toque que eu te dou, mano.
Evite usar um sistema operacional ou qualquer outra coisa somente pq dizem ser bom ou melhor, faça seus próprios testes e utilize a ferramenta com a qual você se sinta mais confortável.

2 curtidas

As 2 linguagens se for um projeto com Python no backend (Django, Flask, etc).

Meu repositório tem um pouco de código com Django https://github.com/natorsc/django.

Esse é um post que fiz falando sobre a estrutura do Django, em breve devo atualizar e adicionar mais conteúdo, é que estou atualizando o código para o Django 3.X:

https://codigoninja.dev/python-web-framework-django/


Ampliando e revisando a resposta :arrow_down:

Backend

  • Python com Django 2

  • Python com Flask

  • Node JS

  • Java com Spring

  • PHP

  • PHP com Laravel (crud)

  • Ruby on Rails

  • Rust com Rocket

Frontend

  • JavaScript
  • CSS (html, css e JavaScript)


Frontend: JavaScript Frameworks/bibliotecas

  • Vue JS

  • Angular

  • React

Caso conheça outros cursos ou mesmo cursos mais atualizados/completos favor adicionar nas respostas

4 curtidas

Apesar de dar para fazer a mesma função nas duas linguagens não devemos misturar.
Para o backend ou projetos com análise de datas, machine learning, inteligência artificial devemos usar Python.

Para frontend - Javascript.

Bom dia, Tarde ou Noite! tranquilo?
Também estou estudando programação e talvez possa ajudar por que também tinha a mesma duvida.
Na minha humilde opinião as duas, Python por ser uma linguagem de aspecto generalista atua em diversas situações e que pra mim esta sendo bem efetiva no tratamento de banco de dados. O JavaScript por outro lado traz varias implementações e frameworks excelentes que ajudam muito no trabalho como jQuery, React, Angular e por ai vai…

então aprenda as duas mas de foco a área de atuação que vai estar inserido, pois existe alguma linguagem que pode se sobressair e resolver melhor as suas necessidades.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.