Dias atrás eu resolvi instalar o Arch Linux com o Gnome. Eu estava gostando muito, até que um dia apareceu uma atualização, que substituiu o pacote xorg-server-xwayland
pelo xorg-xwayland
, além de atualizar outros pacotes.
Depois dessa atualização, alguns programas, como o Firefox ficaram com as janelas transparentes, invisíveis, só com uma sombra ao redor da janela. Isso na sessão padrão do Gnome, com Wayland. Eu consigo usar na sessão com Xorg, onde esse problema não acontece, porém, fica com muito tearing.
Esse problema me fez mudar para o Manjaro Gnome, que era a distro que eu usava antes. Ficou uns dias de boa, até que essa atualização chegou no Manjaro também, trazendo esse mesmo problema. Eu tentei editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf
e adicionar isso:
Section "Device"
Identifier "Intel Graphics"
Driver "intel"
Option "DRI" "3"
Option "AccelMethod" "sna"
Option "TearFree" "true"
EndSection
Mas não adiantou. A solução que eu encontrei no momento foi fazer uma nova instalação, com uma versão mais antiga desses pacotes e editar o pacman.conf
para ele ignorar atualizações desses pacotes xorg-server-common xorg-server xf86-video-intel mutter xorg*xwayland
. Coloquei o mutter também porque ele depende desses outros. Porém eu não sei até quando vou poder segurar essas atualizações. Eu não sei se se trata de um bug que os próprios desenvolvedores vão resolver ou se é com meu hardware que é um pouco antigo já, mas não encontrei na internet nada a respeito.Se alguém puder ajudar eu agradeço.
Vejam uma captura de tela do problema (obs: na imagem a janela ficou branca, porque ao fazer upload a imagem foi convertida para jpeg e removeu as transparências):
E essa é minha configuração: