Janelas de programas ficaram invisíveis depois de atualização Arch/Manjaro

Dias atrás eu resolvi instalar o Arch Linux com o Gnome. Eu estava gostando muito, até que um dia apareceu uma atualização, que substituiu o pacote xorg-server-xwayland pelo xorg-xwayland, além de atualizar outros pacotes.

Depois dessa atualização, alguns programas, como o Firefox ficaram com as janelas transparentes, invisíveis, só com uma sombra ao redor da janela. Isso na sessão padrão do Gnome, com Wayland. Eu consigo usar na sessão com Xorg, onde esse problema não acontece, porém, fica com muito tearing.

Esse problema me fez mudar para o Manjaro Gnome, que era a distro que eu usava antes. Ficou uns dias de boa, até que essa atualização chegou no Manjaro também, trazendo esse mesmo problema. Eu tentei editar o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf e adicionar isso:

Section "Device"
	Identifier  "Intel Graphics"
	Driver      "intel"
	Option	    "DRI"	"3"
	Option "AccelMethod" "sna"
	Option "TearFree" "true"
EndSection

Mas não adiantou. A solução que eu encontrei no momento foi fazer uma nova instalação, com uma versão mais antiga desses pacotes e editar o pacman.conf para ele ignorar atualizações desses pacotes xorg-server-common xorg-server xf86-video-intel mutter xorg*xwayland. Coloquei o mutter também porque ele depende desses outros. Porém eu não sei até quando vou poder segurar essas atualizações. Eu não sei se se trata de um bug que os próprios desenvolvedores vão resolver ou se é com meu hardware que é um pouco antigo já, mas não encontrei na internet nada a respeito.Se alguém puder ajudar eu agradeço.

Vejam uma captura de tela do problema (obs: na imagem a janela ficou branca, porque ao fazer upload a imagem foi convertida para jpeg e removeu as transparências):

E essa é minha configuração:
Captura de tela de 2021-01-11 11-16-33

1 curtida

Olá @Thiago12 :vulcan_salute:

Comigo funciona normal mas, uso o Arch e o Gnome como backend e meu Firefox é customizado para ser o frontend Desktop e a sessão Wayland. Esta em “Explicação Detalhada” caso queira entender melhor.
Vamos ao que interessa, tenta configurar .css com papel parede de sua preferência para ver se resolve:

Na barra do Firefox, digita: about:support e vai em “abri diretório”

Vão aparecer as pastas do Firefox e senão exisitir a chrome cria ela.
Dentro dela configura um userContent.css e joga este código lá:

}

body::before {
    content: "" ;
    z-index: -1 ;
    position: fixed ;
    top: 0 ;
    left: 0 ;
    background: #000 no-repeat url(img/world.jpg) center ;
    background-size: cover ;
    width: 100vw ;
    height: 100vh ;
}

}

Salva e ali mesmo, cria uma pasta chamada img
Dentro da pasta cola um papel parede e renomea como está na linha:
(img/world.jpg) Se você colocar world ali o papel parede terá de ter o mesmo nome.

Em about:config altera a linha toolkit.legacyUserProfileCustomizations.stylesheets para true
Isso vai fazer o seu .css “override” o original do Firefox e ter o efeito.

Feito tudo isso reinicie o Firefox.

Outro detalhe que pode ajudar é > em Preferências > Temas e Extensões > Temas > Altera para o Dark é oque qual eu uso.

É assim que fica comigo e funciona perfeitamente com o Arch sempre atualizado, claro que tem mais configurações nos arquivos .css que eu faço mas essa acredito que ja vai resolver o problema, pois vai “override” com o seu papel parede a original do Firefox que deve estar “embaralhando” o Wayland ou vice -versa. Além do tema Dark que pode não esta sofrendo o problema de transparência.

Explicação Detalhada

Meu laptop o OS dele poderia se chamar de “Firefox Customized OS” based on Arch and Gnome. O Sistema em si abre direto num Firefox com as estruturas css customizadas que eu configurei para ficar bem semelhante a um “Desktop”, o Firefox abre automáticamente com o sistema e as teclas “super” bloqueei para o “overview” do Gnome. O Desktop tem o papel parede, top bar(modificada) semelhante a um desktop normal só que “cloud”. Uso 2 Workspaces fixos: 1st Estudos e 2nd Multimídia sem animações para dar a sensação de 2 computadores diferentes, afim de não mostrar o Desktop tradicional do Gnome que esta com um papel parede preto de 1px sem efeitos afim de reduzir cálculos do cpu e gpu “60fps x 1px = 60 calculos per sec”. E finalizando um detalhe que aprendi por aqui com o leoteodoro, o sistema manda a .cache para a ram, configurei 5gb para esse detalhe. Gostei muito me poupo tempo de ficar limpando o .cache. Muito obrigado @leoteodoro .

As teclas “control” e"super" funcionam para:
1 Controle de sistema: ligar, suspender, desligar, reboot, config e tweaks > control+super+ tecla especifíca
2 Navegar: Para mudar abas e Desktop e alterar entre Workspaces 1 e 2 > super+pgup or dn para desktops e control+pgdn or up para abas.
3 Mover Desktops: Quando ligo o laptop somente um Desktop inicia, abro o 2nd quando preciso com o Control+n´´ e o super+shiftpara mover este Desktop para a 2nd "Workspaces". 4 A única tecla diferente que por padrão esta configurada nosuper+1`` é o Nautilus, preferi deixar como está pois raro eu usar o Nautilus.

Dito isso tudo, como eu uso userChrome.css e userContent.css isto deve “override” as configurações com o Wayland e então funciona normal para mim.

:pray:

1 curtida

:thinking: Lendo melhor e compreendendo os detalhes, na verdade é geral, não só com o Firefox. Eu acabei me empolgando achando ser somente com o Firefox. Mas como eu disse aqui esta normal, um print com o Nautilus e as Configurações abertas:

Então esquece oque eu digitei, o problema é outro, perdão a bobeira.

:pray:

ksksk de todo jeito, achei interessante. Eu não sabia que dava pra fazer isso.

1 curtida

@Thiago12 :wave:

Conseguiu solucionar o problema? :thinking:

Ainda não. Agora piorou porque eu instalei outra distribuição em dual boot e mexi em umas coisas lá e depois não consegui mais entrar no Manjaro. Tentei reinstalar o grub e não funcionou, vou ter que instalar tudo de novo amanhã. Ainda vou ver o que fazer, se eu mantenho o Manjaro com gnome ou instalo outro DE ou outra distro. (Mas eu não queria abrir mão do Gnome nem do Pacman :cold_sweat:)

1 curtida

Instalei o Fedora com o GNOME, e tá rodando tudo perfeito, sem nenhum problema no vídeo, tanto no Wayland como no Xorg. Gnome atualizado e estável.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.