Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
No Windows 11 AI é incorporada ao sistema conforme o processador atual.
Lembrei do Windows XP tinha um mago, um cachorro e um clipe de papel animado como guias de ajuda. Tem algo semelhante para Linux?
Qual a opinião de vocês sobre o assunto?
No Windows 11 AI é incorporada ao sistema conforme o processador atual.
Lembrei do Windows XP tinha um mago, um cachorro e um clipe de papel animado como guias de ajuda. Tem algo semelhante para Linux?
Cara, já rodei o llama localmente, mas como tenho uma GPU AMD modesta (RX6600) não fica tão rápido, mas pra quem tem uma GPU Nvidia forte é tranquilo.
Acho interessante porque fica tudo localmente sem mandar dados pra big tech.
rodei no meu rx580 ele chorou mais foi legal a brincadeira.
Minha GPU não gerava mais de uma linha de frase da resposta, a resposta era finalizada com 1 linha, e ainda a IA ficava catando semente no teclado, desinstalei…
“GTX 750”
Fica complicado usar quando se tem um hardware modesto. Meus testes com uma RX6600 teve geração de texto lenta em um modelo simples, e mal funcionava com imagens em resolução quadrada de 640 pixels.
Agora quem tem placa de vídeo de 5 mil reais começa a ficar bacana, mas quem tem 5 mil pra pagar em placa de vídeo pode pagar por mês pra usar os modelos TOP que tem por aí por algumas dezenas de dólares por mês. Da mesma maneira se eu precisasse mesmo usar, ficaria mais fácil pagar por mês do que investir uma grana tão alta numa placa de vídeo dessas.
Tem e não tem, dá pra rodar uma IA como o copilot (ou até o próprio copilot) no Linux, mas uma IA assistente não, eu tô pouco a pouco fazendo um (sem IA), preenchendo o banco de dados no estado atual do algoritmo (ainda vou fazer um post sobre) dá pra fazer muita coisa, por exemplo:
Apague aquivos com mais de 30 dias na pasta .cache
Já é possível por exemplo, é mais próximo do Merlin embora faça muito mais coisas
AI 100% no Linux não esta como no Windows 11.
Agora tem algo que rode localmente sem come CPU onde os usuários pesquisa sobre um problema e o programa mostra as soluções?
Pronto não, por fazer tem o meu
@Natanael.755 Rapaz eu estava lendo, seu assistente faz código shell, achei top d+.
Como instala e compila ele?
Rapaz, ele é linguagem interpretada? que da hora!!!
@Dio vc quem testou recentemente o Deepin e se frustrou com a AI dele, o que considera que seria mais interessante pra melhorar a experiência dos usuários?
Oi, acho que eu comentei no vídeo sobre isso, se tiver um tempo, dá uma conferida depois.
IA é super legal, mas precisa ser simples de usar e no caso do Deepin, o principal problema é esse, o usuário precisa fazer um setup de conta em um serviço específico e usar uma chave de API para daí tentar fazer algo.
Nada tão simples quanto “logue com sua conta aqui” para usar, ou “baixe esse modelo” e comece a usar.
Existe a questão de limitação de hardware para rodar modelos locais, mas ter a opção é melhor do que não ter.
Se quiser ter uma noção mais clara, recomendo baixar o Deepin e tentar se imaginar como um usuário leigo descobrindo as coisas e tentar usar a ferramenta.
Uma das frases mais poderosas do mundo de UX&UI é a famosa “não me faça pensar”, do Steve Krug, é isso.
como instalar e usar o llama? é um serviço pago ou gratuito sem restrições de perguntas?
No caso, a llama é a IA da Meta que é open source, então você consegue rodar ela localmente, sem pagar, mas você vai precisar de uma GPU com bastante poder de fogo pra ter uma experiência no mínimo usável. Quanto mais fraca a GPU, mais lenta e ruim vai ser a interação com ela.
Pra instalar ela, dê uma olhadinha no Ollama, ele facilita isso.
Tá rolando investimento pesado em produção de energia, por conta dos servidores, incluindo aqueles que trabalham com AI.
Infelizmente será uma AI ecologicamente incorreta por usar energia nuclear que gera resíduos no final do processo.
Radiação: +300 anos
acidente nuclear
… Microsoft comprará energia da usina reiniciada por um período de 20 anos. A unidade de Three Mile Island fornecerá 835 megawatts de energia…
MariTalk instala no sistema ou seu uso é somente pelo site?
Algum chatbot local sem uso de internet?
Pelo site, tem uma API aberta no GH