Já possui uma estratégia de backup e recuperação de dados pro pinguim?

Esteja sempre preparado com um backup de dados, evitando a perda de informação valiosa em seu computador ou servidor Linux.

A estratégia de backup é um plano simples, que o prepara para recuperar seus dados de maneira rápida e fácil, no menor tempo possível. Um plano de backup sólido permitirá que você:

• Recupere rapidamente seus dados principais para a continuidade dos negócios
  • Proteja seu negócio (os dados são os ativos mais valiosos para qualquer negócio)
  • Economize dinheiro em soluções ou profissionais de recuperação caros

O primeiro passo é identificar alguns dos riscos que podem causar perda de dados. Depois faça backup de todos os dados que não pode perder. O Linux oferece uma variedade de utilitários de backup, que você pode usar para clonar arquivos específicos em seu sistema ou em todo o disco rígido.

Mas não basta fazer backup. Deve-se ter um plano de recuperação claro para restaurar seus dados no menor tempo possível e sem problemas.

Ninguém deseja um longo tempo de inatividade, o que é ruim para os negócios. Seja qual for o caso, deve-se restaurar os backups o mais rápido possível.

FONTE: aqui

1 curtida

Nenhum “negócio” aqui, Sir.

Como “mero usuário” (médio, pero enxerido), faço o seguinte:

1. Todos os meus “dados” estão fora das partições /home – que são 12, no momento. – Portanto, não me preocupo com elas.

2. Faço backup semanal de todas as minhas partições de dados – Sites, Works, Warenouse (uso diário), na partição Depot1 – e um backup de Depot1 (HDD) em Depot2 (SSD USB2, removível). – Portanto, tenho 2 backups das minhas partições de dados.

3. Minhas 12 distros em dualboot já são 12 backups – ou 3 ou 4 backups, já que nem todas estão 100% produtivas. – Existe 1 risco, por estarem todas no mesmo SSD. – Meu projeto (há 2½ anos) é instalar um segundo SSD, e colocar nele 6 das minhas 12 distros (em dualboot). Aí, sim, uma falha de algum dos SSD afetaria só metade das minhas distros.

4. Segundo tudo que aprendi nos últimos 36 anos, lidando com PC’s, minha estratégia de backup ainda teria as seguintes falhas:

4.1) Ainda estaria tudo no mesmo computador – ou seja, “se você tem 1, você tem zero”.

4.2) Ainda estaria tudo no mesmo prédio – ou seja, um raio, um incêndio, um roubo bem organizado etc., ainda me deixariam com as calças na mão.

4.3) Certos eventos – terremotos, tsunamis, bombardeios, bloqueios da OTAN etc. – tornam inseguro manter o backup na mesma cidade, na mesma região, no mesmo país, ou até mesmo no mesmo continente (vide Atlantida!). – Penso seriamente (pero no mucho) na possibilidade de guardar meus backups em outros continentes (se possível, em mais de um!).

4.4) De olho no Elon Musk, pois talvez manter meus backups todos no planeta Terra seja um risco grave. – Mas um script de IA que inventei já me advertiu que Elon Musk, por si só, já é um risco.

3 curtidas

kkkkkkkkkkkkkkk. excelente resposta. eu tenho meu plano de becape da seguinte forma:

/etc, tudo em $HOME, meu scripts em /usr/local/bin, documentos imagens, fonts do windows e google e imagens de backgrounds. ficam num pendrive, no dropbox, no meu HD e num dvd-rw gravável. neura é neura. kkkkkkk

1 curtida

Pleura! :disguised_face: :wink: :smile: :rofl:

De que valem todos os backups dentro do meu computer – se ele pegar fogo, ou se o mulék do vizinho aproveitar minha ausência pra levar o PC…?

E de que valem meus backups em outras grandes cities do meu país, se minha Atlantida afundar atlantidamente??

Parece brincadeira – mas 30 anos atrás, as orientações eram muito mais realistas e concretas.

Hoje, parece que as orientações são, meio que, “intimistas”, sei lá.

O povo hoje se afunda na teoria – e esquece que um rato bem refocilado pode mijar na placa-mãe e enferrujar todas as teorias.

EDIT - Falando estritamente:

1. Não basta ter seguro contra incêndio. – Se o backup de seu negócio estiver no mesmo prédio, será a mesma coisa que você não ter backup.
1 curtida