Já ouviu falar sobre a lei de mercados digitais da União Européia?

O artigo acima tem um texto e um podcast da CNN com especialistas falando sobre a Lei de Mercados Digitais que deverá começar a funcionar em janeiro de 2023 na União Europeia.
A lei regula as Big Techs e limita o monopolio que elas possuem , permitindo que empresas concorrentes de menor porte possam ser criadas e sobreviver , gerando mais diversidade e inovação.
Vale a leitura e ouvir o podcast.

2 curtidas

só o tempo dirá se o objetivo será alcançado. d qqr forma, sou muito cético qto a qqr limitação. a guerra na ucrânia mostra quem ganha conflito s os “generais” twitter, facebook, tinder, insta etc. ou seja, o poder das big techs é tão grande que democratizar oferta de navegadores - por exemplo - n sei se impactará, qdo elas determinam qual conteúdo será acessado.

e retomando o exemplo da oferta de navegadores, d q adianta ter “vários” n mercado, com o “miolo” baseando-se no chromium?

mas vejamos o q acontecerá. é apenas minha opinião. n sou especialista nisso.

A Lgpd que temos no Brasil surgiu a partir de lei semelhante da União Europeia.
Enquanto os EUA prioriza a inovação a todo custo , o que tem um lado bom, a União Europeia prioriza os direitos individuais , a privacidade e concorrência , o que serve de contraponto.
Várias leis europeias serviram de contraponto as Big techs.
Alguns livros contam como as Big techs estão matando a concorrência de forma predatória , destruindo empregos , explorando o trabalho sem oferecer condições dignas para os trabalhadores.
Sou totalmente favorável a livre empresa , ao lucro e ao capitalismo.
O capitalismo gerou toda riqueza humana e toda inovação , mas é necessário contraponto de respeito a dignidade humana.
Hoje em dia somos rastreados o tempo inteiro , como ratos em laboratório , e as empresas de varejo estão sendo massacradas por gigantes que centralizam a operação formando oligopólios ou monopólios que no final geram pobreza.
O artigo fala no sentido de que o mundo volte a duas décadas atrás onde um visionário com uma boa ideia consegue montar negócio , digital ou não, e fazê-lo crescer com a força do seu trabalho e do seu mérito pessoal.
Tem um livro chamado "Os quatro " do Erick Galloway que falou sobre isso há uns dez anos atrás e outro dele , mais recente , chamado “Pos Corona” em que ele mostra que o que ele falou no primeiro livro está se cumprindo e levará a um achatamento e empobrecimento da classe média e a concentração da riqueza e poder em uma quantidade menor do que um porcento dos mais ricos , além da redução e precarização dos empregos.
Mas a União Europeia está na vanguarda da defesa dos direitos individuais e tem tido sucesso. É um mercado importante para estas empresas e elas vão acabar se adequando para não perder um mercado tão rico. Ou então terão que se contentar com a África e América Latina muito mais pobres. É uma questão de mercado.