Isso é um vírus ou falha do Windows?

Rodei uma inspeção completa no Windows Defender e ele deu isso, cliquei pra remover e pesquisei na internet o que é isso mas não entendi direito, alguém poderia me explicar por favor? O que eu devo fazer?

Não é vírus nem falha do Windows, muito pelo contrário, é uma prevenção no intuito de bloquear possível brecha que possa ser explorada, impedindo uma futura infecção.

Tecnicamente, O Windows Defender Antivirus detecta e bloqueia um driver de sistema vulnerável (segwindrv.sys em sistemas de 32 bits, segwindrvx64.sys em sistemas de 64 bits) usados por ferramentas BIOS desenvolvidas pela Insyde Software. Em outras palavras, Se você precisar realizar uma atualização do BIOS, baixe a ferramenta bios mais recente do site de suporte do fabricante do seu PC.

Para obter mais detalhes, consulte o anúncio de segurança do Insyde.

5 curtidas

Muito obrigada!! Eu estava desesperada já, mas se ele é tranquilo pq apareceu no windows defender? Isso me confundiu muito haha. E eu devo clicar na opção de permitir então?

1 curtida

Segundo informações do próprio fabricante pode deletar, manter executante seria deixar uma porta aberta. Caso não haja um ação de exclusão, basta não permitir, com isso o sistema já o impediu de executar. Ecaso necessite atualizar a BIOS nada impede depois, só não será por esse meio.

Certo, acho que entendi. E o que acontece se eu formatar e deixar apenas o Linux Mint, por exemplo? De alguma forma a bios pode ser prejudicada por esse negócio que apareceu?

Não prejudica, a BIOS independe de qual sistema está em uso, é como se fosse um sistema independente responsável por gerenciar o básico da sua máquina (aquela telinha que aparece rapidamente quando estamos ligando o computador) independentemente de estar com Windows ou não, não interfere diretamente.

O que acontece é que usando o Windows existem ferramentas que possuem esse acesso de modificação, o que usado de forma imprudente pode vir a gerar sérios problemas.

1 curtida

Muito bom saber dessas coisas! Tenho só mais uma duvida meio bobinha e não achei necessário abrir um tópico, poderia me dizer se antes de eu formatar pra colocar o Linux eu deveria desfragmentar o disco? Ele mostra isso então não sei se deveria ou não… Desculpe roubar tanto tempo aqui :blush:

1 curtida

Como vai excluir a partição, não precisa desfragmentar, visto que ela vai ser excluída, seria um esforço em vão.

4 curtidas

Entendi! Só mais uma duvida sobre o negocio do tópico, aquilo que apareceu no defender, eu de alguma forma baixei isso sem saber ou ele já vem? Pq se foi baixado eu honestamente não tenho ideia de como :confused:

Provavelmente foi instalado pelo próprio Windows Update por fazer parte de algum drive (Insyde Software) a não ser que tenha instalado os seus drivers de forma manual, que acredito que não houve pelo fato do Win10 ser automatizado nisso.

Pode ficar tranquila que é apenas o Win se precavendo.

1 curtida

Ah que bom, fico mais calma. Muito obrigada por tudo, me ajudou demais! Vou marcar o tópico como resolvido :grinning:

1 curtida

Como o @thespation já respondeu, só gostaria de acrescentar que “Desfragmentação de Disco” é interessante fazer quando você for “Redimensionar” o tamanho de uma partição já existente, para que o desfragmentador reorganize os dados no disco, assim liberando “mais espaço em disco”.

2 curtidas

Show! Então só vale se for continuar usando o Windows mesmo, sempre vi falarem que é bom mas ainda ficava confusa se precisava fazer antes de formatar hahaha

1 curtida

O WDefender detecto como “Aplicativo Potencialmente Indesejável”(PUA)]
Leia: Potentially unwanted program - Wikipedia

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.