ISO Ubuntu-minimal 20.10?

Olá pessoal !
alguem ai encontrou tal ISO já disponivél ???

Acabou essas ISOs minimal; a Canonical não quer mais fazer. A ISO minimal 20.04 foi a última.

É… Canonical anda bem determinada com as tomadas de decisões dela, e deixar de manter uma ISO mínima é uma decisão bem audaciosa.

Eu não me importo, desde que ela desamarre todos os apps do GNOME, para que eu possa desinstalar os Apps que não farei uso.

1 curtida

A minimal iso do Ubuntu 20.04 só existe por causa de muito barulho que foi feito na comunidade…
Provavelmente só haverá outra mini-iso da próxima LTS, pois com certeza a galera fará barulho…

Nas versões intermediárias, creio que não haverá mais e ninguém fará protesto sobre…

Porém te uma forma de fazer, a mesma que muitos usuários faziam antes do Debian começar a fazer isos netboots do Testing.

Ou seja, baixe a mini-iso do 20.04, instale apenas o sistema básico, somente com o shell.
Troque o nome ‘focal’ por ‘groove’ no sources.list e faça o upgrade do sistema básico.

quando upgrade terminar, você terá a base do 20.10.
Basta reiniciar e instalar o ambiente desejado.

Com o upgrade do ambiente mínimo, raramente haverá problemas.
As versões do Ubuntu dão poucos problemas entre upgrades, e visto que pouca coisa mudou de Abril pra cá na base, sem dúvida o upgrade do 20.04 pro 20.10 em ambiente minimal ocorrerá sem dores de cabeça.

2 curtidas

@anon55210359 para complementar o que o pessoal já falou, dá uma olhada no link que tem no primeiro post desse tópico.

1 curtida

Pergunta de curiosidade: A ISO do Ubuntu Server funciona como uma instalação mínima? Pois não vem com interface gráfica.

Acho que sim. Tem um post sobre Gnome puro no Ubuntu que vai nessa linha…

1 curtida

Que pena ! acho tão prático voçê poder escolher a interface que quiser numa unica instalação sem ter que ficar baixando varias ISO,s.
a versão 20.04 eu ja tenho e sempre uso.

Com tantos sabores disponíveis, agora a Canonical quer desestimular este tipo de instalação. Não tenho interesse direto por nenhum destes ‘flavours’ do Ubuntu, certamente vou migrar pro Arch ou Void, se até lá não descobrir um mais legal quanto estes…

É uma alternativa, mas não é a ideal… A ‘server’ é bem maior por incluir ferramentas desnecessárias pra um usuário desktop, aumentando vulnerabilidades ocasionais e requisições a mais de updates… Provavelmente até mesmo carregue processos dispensáveis…

3 curtidas

Concordo plenamente!

1 curtida

Também acho! Mas infelizmente terminaram. Não entendo o por que: mas, sinceramente, não seria legal deixar o Ubuntu e ir pra onde isso é o normal? Me dou super bem com o Arch, e se quiser um desktop diferente é só mandar um comando e está lá. O Arch é minimal por padrão, o que torna até o ambiente gnome em pouca ram utilizável. Super recomendo.

1 curtida

Eu tentei isso e o resultado foi uma tragedia, perdi um bom tempo tentando fazer o gnome o xorg subir, foi mais dificil quanto quebrei o Debian SID :sweat_smile:

1 curtida