Invasão hacker obrigará Prefeitura do Rio a trocar até 20 mil computadores

A prefeitura do Rio ainda tem máquinas com Windows 7, que já é um sistema legado. Imagina quanto de dinheiro público poderia ser economizado se optassem em usar alguma distro Linux ao invés de desfazer das máquinas.

5 curtidas

Isso é o que Raymundo Faoro, em “Os donos do poder”, chama de patrimonialismo - gestores públicos e iniciativa privada tendo uma relação de mútuo benefício, onde o interesse da maioria (que, sejamos sinceros, é pobre e precisa do Estado via educação pública, SUS, programas de habitação etc.) é não apenas ignorado, mas violentado.

Não se desperdiça dinheiro público porque o Estado é ineficiente per se e sim porque sua ineficiência é lucrativa. Neste caso, à Dell, HP, Positivo e à MS, Google, Adobe e por aí vai. FOSS não é interessante às grandes corporações. E como estas tem muita grana, são elas que financiam as campanhas dos grandes partidos, que acabam ganhando as eleições e precisam devolver o favor.

Desculpem-me os liberais, mas essa notícia é a prova de que Estado mínimo é ruim até mesmo para os ricos.

Quem paga a banda escolhe a música...

7 curtidas

E bem difícil implementar um modelo mais econômico
Poderiam ter colocado migrado as licenças para o Windows 10, mas e aquilo… Sem jeitinho brasileiro não cola

Não to a fim de me cadastrar, então me conte:
Na reportagem é dita a configuração das máquinas? Elas aguentam rodar o w10?

1 curtida

Infelizmente a grande maioria das reportagens não tem informação sobre as maquinas

Por incrivel que parece para o tarefario dos funcionarios sim(ja que se for olhar os funcionarios a maioria não gosta de software livre), geralmente são os famosos Pentium da serie E(2140 pra cima) e Core2Duo( a partir dos 4130) com 2GB pra cima(claro que pra rodar o sistema torto da MS so com um armazenamento decente… Mas com um HD e bom estado(que dificilmente existe) ja funciona dentro do basico

Pelo que eu ouvi falar por ai, mas ao certo so quem trabalha la dentro e entende o basico pra matar a duvida

Alias não seria uma má ideia vc se oferecer pra substituir o software da MS la? mas talvez possa ser meio tarde pq ja começaram a comprar outro lote de maquinas com Windows

1 curtida

Infelizmente, minha distro está demorando um pouco mais do que deveria para estar finalizada, além de eu não ter CNPJ e nem expertise para apresentar um projeto de continuar com as máquinas, migrar para o TigerOS e os serviços que só rodam no Windows, para alguma nuvem.

1 curtida

Na verdade a maioria nem sabe o que é software livre, mais curiosamente ja vi usarem versões antigas do OpenOffice e a galera achando que era office 2003. Vale ressaltar que a maioria dos funcionários que cuidam dos ambientes tecnológicos de prefeituras ou de outras empresas publicas não sabem ou nunca mexeram com Linux.

Levando o fato de que a maioria das Maquinas ja vem com o Windows instalado sendo esse OEM tem 1/8 do custo da maquina inteira o que sairia mais barato comprar maquinas com o Windows do que ensinar a galera a utilizar o Linux, a questão de licenças office comprando em grande volumes o custo sai muito mais barato também é claro se não migrarem para office 365. ( falo com base em empresas privadas, não sei se existe alguma falcatrua quando se tem setor publico envolvido, vá saber).

1 curtida

Eu digo que se disponibilizassem material de treinamento gratuito na internet e ouves-se incentivo de aprendizado, as coisas seriam um pouco diferente.
E qual seria a distro? 99% de chance de ser Red Hat, com Gnome e longe do padrão que as pessoas estão acostumadas, o que impacta direto na produtividade.

2 curtidas