A prefeitura do Rio ainda tem máquinas com Windows 7, que já é um sistema legado. Imagina quanto de dinheiro público poderia ser economizado se optassem em usar alguma distro Linux ao invés de desfazer das máquinas.
Isso é o que Raymundo Faoro, em “Os donos do poder”, chama de patrimonialismo - gestores públicos e iniciativa privada tendo uma relação de mútuo benefício, onde o interesse da maioria (que, sejamos sinceros, é pobre e precisa do Estado via educação pública, SUS, programas de habitação etc.) é não apenas ignorado, mas violentado.
Não se desperdiça dinheiro público porque o Estado é ineficiente per se e sim porque sua ineficiência é lucrativa. Neste caso, à Dell, HP, Positivo e à MS, Google, Adobe e por aí vai. FOSS não é interessante às grandes corporações. E como estas tem muita grana, são elas que financiam as campanhas dos grandes partidos, que acabam ganhando as eleições e precisam devolver o favor.
Desculpem-me os liberais, mas essa notícia é a prova de que Estado mínimo é ruim até mesmo para os ricos.
Quem paga a banda escolhe a música...
E bem difícil implementar um modelo mais econômico
Poderiam ter colocado migrado as licenças para o Windows 10, mas e aquilo… Sem jeitinho brasileiro não cola
Não to a fim de me cadastrar, então me conte:
Na reportagem é dita a configuração das máquinas? Elas aguentam rodar o w10?
Infelizmente a grande maioria das reportagens não tem informação sobre as maquinas
Por incrivel que parece para o tarefario dos funcionarios sim(ja que se for olhar os funcionarios a maioria não gosta de software livre), geralmente são os famosos Pentium da serie E(2140 pra cima) e Core2Duo( a partir dos 4130) com 2GB pra cima(claro que pra rodar o sistema torto da MS so com um armazenamento decente… Mas com um HD e bom estado(que dificilmente existe) ja funciona dentro do basico
Pelo que eu ouvi falar por ai, mas ao certo so quem trabalha la dentro e entende o basico pra matar a duvida
Alias não seria uma má ideia vc se oferecer pra substituir o software da MS la? mas talvez possa ser meio tarde pq ja começaram a comprar outro lote de maquinas com Windows
Infelizmente, minha distro está demorando um pouco mais do que deveria para estar finalizada, além de eu não ter CNPJ e nem expertise para apresentar um projeto de continuar com as máquinas, migrar para o TigerOS e os serviços que só rodam no Windows, para alguma nuvem.
Na verdade a maioria nem sabe o que é software livre, mais curiosamente ja vi usarem versões antigas do OpenOffice e a galera achando que era office 2003. Vale ressaltar que a maioria dos funcionários que cuidam dos ambientes tecnológicos de prefeituras ou de outras empresas publicas não sabem ou nunca mexeram com Linux.
Levando o fato de que a maioria das Maquinas ja vem com o Windows instalado sendo esse OEM tem 1/8 do custo da maquina inteira o que sairia mais barato comprar maquinas com o Windows do que ensinar a galera a utilizar o Linux, a questão de licenças office comprando em grande volumes o custo sai muito mais barato também é claro se não migrarem para office 365. ( falo com base em empresas privadas, não sei se existe alguma falcatrua quando se tem setor publico envolvido, vá saber).
Eu digo que se disponibilizassem material de treinamento gratuito na internet e ouves-se incentivo de aprendizado, as coisas seriam um pouco diferente.
E qual seria a distro? 99% de chance de ser Red Hat, com Gnome e longe do padrão que as pessoas estão acostumadas, o que impacta direto na produtividade.