[Inutilidade de FDS] Windows 10 rodando com apenas 256MB de RAM

Antes de alguém me pergunta algo os testes não foi eu quem fiz, eu só estou repostando um post que vi em um grupo e gostei então basicamente foi um Ctrl+C e Ctrl+V literalmente.

Créditos: João Guilherme
Grupo: A.P.D.A. Associação de Programadores Depressivos Anônimos
Post: [Inutilidade de FDS] Windows 10 rodando com apenas 256MB de RAM.

A partir daqui tudo é dele, cada palavra do mesmo jeito que ele posto:

[Inutilidade de FDS] Windows 10 rodando com apenas 256MB de RAM.

.

Apenas um experimento inútil, porém curioso em máquina virtual: os mínimos absolutos que cada versão do Windows precisa para carregar.

.

Este teste não tem finalidade alguma, apenas em caráter de pura curiosidade.

.

No caso do Windows 10, o limite de RAM foi setado via msconfig num hardware real com 4GB (porém, apenas 256MB são habilitados, conforme prints abaixo). Os demais foram testados em VM.

.

Resultados em VMware:

.

Windows 95: 4 MB

Windows 98: 8 MB

Windows ME: 16 MB

Windows 2000: 24 MB

Windows XP x86: 32 MB

Windows XP x64: 48 MB

Windows Vista x86 SP1: 192 MB

Windows 7 x86 SP1: 128 MB

Windows 8.1 x64: 512 MB (pior de todos)

Windows 10 x64 (1603): 256 MB

Windows 10 x64 (1903): 256 MB

.

Teste em hardware real:

Windows 10 x64 (1909): 256 MB!

Algumas curiosidades que ele atualizo no posto:

No windows 10, em hardware real, foi possível ter uma usabilidade básica, como mspaint e navegar com o edge. o Chrome se recusou a abrir.

1 curtida

é uma curiosidade pelo menos. Achei que o XP fosse precisar de pelo menos 64MB.
Detalhe um pouco mais como foi o processo. VocÊ instalou eles com mais memória e depois foi baixando até não darem mais boot?

1 curtida

O post não é meu e não foi eu que fiz os teste como eu avisei no começo do posto.
Mas essa pergunta eu ainda posso responde, as máquinas foram instaladas com essa memória já a maioria foi limitado em VM. (Ainda mais curioso já que em VM se perde desempenho e aumenta um pouco mais o consumo como vi muitos aqui comenta, pra mim não teria diferença mas muitos diz que em VM consome mais recurso)
Somente o Windows 10 que não foi instalado com 256 MB de ram, pois ele uso uma máquina real e não tem como diminuir a RAM na instalação ele fez isso depois pelo msconfig.

Desculpe, fiquei tão envolvido nos dados que acabei me esquecendo do inicio. Eu achei uma curiosidade interessante de qualquer forma. A minha imagem básica de Debian para máquinas virtuais é montada com LVM em cima de 4GB de HD e 768MB de memória (aprendi assim num curso da RNP e acabei adotando os mesmos padrões)

Se não for um grupo privado, seria bacana colocar um link para o artigo original.

:vulcan_salute:

1 curtida

Atualizei com o link

1 curtida

Não e recomendado trabalhar sob essas circunstâncias, mas e um teste bem interessante
Os requisitos mínimos ja dão uma ideia de como pode funcionar, mas pela imagem somente o sistema esta sob 256 enquanto existe outra parte sobrando para o hardware

1 curtida

Nem um pouco recomendo kkkkk
Mas como o próprio autor disse:

1 curtida

Vista sendo vista, mais pesado que o 7

De tempos em tempos existe um windows que é o suprasumo do ruim, como o Windows ME, o Vista e o 8.

1 curtida

Na época do Vista ele já barrava na instalação, era preciso pelo menos 2GB para funcionamento. Mas tinha um ‘trick’ para modificar um arquivo de instalação e essa trava era removida. Fiz isso uma vez em meu primeiro PC, que tinha apenas 256MB de RAM. :smile: #goodtimes

Funcionou? Funcionou, mas para uso extremamente básico.

1 curtida