Introdução ao Solus Budgie - A experiência "flagship" de uma distro criada do zero

Quem já ficou sem nada para fazer e foi passear na internet à procura de distros talvez já tenha se deparado com o tal do “Solus”. Se já entrou no site do Solus provavelmente percebeu que existem várias edições, com 4 ambientes gráficos diferentes: Budgie, GNOME, MATE e Plasma (o Plasma chegou na última versão do Solus, 4.1).
Neste tópico irei introduzir o Solus Budgie a vocês, dando dicas e explicando seu funcionamento.

Introdução ao Solus

O Solus é um projeto independente, não se baseando em nenhuma outra. Ele ultiliza o gerenciador de pacotes eopkg, um fork do PiSi.
Ele é distribuido em 4 versões, cada uma com um ambiente gráfico. As disponíveis são Budgie, GNOME, MATE e Plasma.
NÃO confunda o Solus com o SolusOS. Muito o chamam por este nome, mas o Solus é o sucessor do SolusOS. O Solus ultiliza o modelo de atualizações rolling-release.


Introdução ao Budgie

O Budgie Desktop é um projeto que prioriza a elegância, simplicidade e usabilidade.
Ele é desenvolvido pela equipe do Solus usando tecnologias do projeto GNOME, tais como GTK e algumas aplicações provindas do projeto.
Uma primeira olhada e você já verá uma pitada de GNOME ali. Porém, bem mais configurável.
O Budgie, assim como XFCE, LXDE e etc, é formado de painéis. Por padrão, há um inferior, com o menu de aplicações, favoritos e menus de ação.
Ele também possui um “Centro de ação” na1barra alá Windows 10, onde se encontra o calendário, algumas opções rápidas e notificações.
Ambos são customizáveis através de uma aplicação que acompanha o Solus, o “Budgie Options”, que permite alterar o tema, configurar painéis e applets deles, temas, Raven e etc.


O eopkg e a Software Center do Solus

O eopkg é um fork do gerenciador de pacotes PiSi. Seu fucionamento é semelhante ao Advanced Packaging Tool do Debian e derivados.
A Software Center do Solus é muito boa. Lá você já encontra programas de uso comum e alguns de difícil acesso. Porém, sua interface não é das mais intuitivas. Porém é usável e boa.


Conclusão

O Solus priorizou sempre a usabilidade e elegância, está cumprindo isto. O Solus desenvolve o Budgie, um ambiente gráfico muito bonito e personalizável, com uma central de programas boa e com vários softwares, em modelo rolling-release.
O Solus curou o meu distro-hopping (:sweat_smile:), e me proporcionou uma experiência muito boa.
Recomendo fortemente seu uso, principalmente com o Budgie.

Sinta-se livre para comentar e discutir sobre aí nas respostas :slight_smile:

12 curtidas

O maior problema dele (talvez) é a falta de suporte comparado com as distros Ubuntu-based.

Concordo que não haja tanto suporte para o Solus quanto para o Debian e Ubuntu. Porém, raramente tive algum problema com o SO. Até encontrei todos os programas que preciso usando o eopkg, diferente do Ubuntu onde preciso ficar adicionando repositórios.

4 curtidas

Não usei o Solus, inclusive entrei de curioso nesse post (acho que foi essa a intenção do mesmo), mas, tenho que concordar com você, o Ubuntu chega a ser cansativo por conta dos PPA’s que temos que adicionar, principalmente se a pessoa ainda usar os ancestrais 18.04 ou 16.04, eu experimentei o pamac no Manjaro e nunca mais tive sossego em nenhuma distro, infelizmente meu mouse Logitech não funciona direito no Manjaro, devorei horas da minha vida na Wiki do Arch e nunca consegui resolver. Achei interessante a ideia do Solus, mas eu concordo que as vezes me intristece tantas distros e pouca coisa de fato inovadora, eu fiquei apaixonado pelo KDE o que me fez não querer mais olhar pro GNOME, que além de simples até demais e eu diria 'incompleto" consome mais RAM do que qualquer interface que eu já tenho visto, porém infelizmente a única distro que meu notebook não trava e o mouse funciona é o Ubuntu com Gnome, o Manjaro não teva porém como eu disse o mouse não funciona, vou testar o Solus depois pra ver qual é, mas tenho dificuldade de arriscar em uma distro que não me parece tão grande, quando penso que o Manjaro não conseguiu resolver o bug no Bluetooth e várias Ubuntu based como Mint ainda travam com processadores Ryzen 3000u.

2 curtidas

Teste o Solus, mas se não der bom, sugiro o Pop!_OS. Ele tem 2 ISO’s. Uma para placas gráficas integradas AMD/Intel e outra para nVidia. Use a ISO da sua placa gráfica, não processador. Ele tem otimizações incríveis para tais placas.

2 curtidas

Realmente é uma distro diferente(no bom sentido) e bem estável. Sou um usuário novo no Linux, resolvi migrar definitivamente após décadas no Windows. Testei diversas distros até ouvir falar do Solus, é fiquei encantado com o design do sistema e a facilidade de instalar tudo pela central de programas sendo praticamente dispensável o uso do terminal, para um iniciante é uma maravilha. Tudo que uso encontrei lá. Dificilmente migrarei para outra distro. Os desenvolvedores estão de parabéns.

4 curtidas

Informe o modelo do seu mouse e do seu adaptador bluetooth, assim pode ser que alguém consiga lhe ajudar.

Saudações.

O mouse é um MX Anywhere 2S

Estranho, rapaz. Tenho um do mesmo modelo e funciona perfeitamente no Manjaro KDE. E não me recordo de ter que fazer nada pra ele funcionar. Aliás, vivo mudando de distro e ele funciona perfeitamente em todas…

1 curtida

O meu funciona em qualquer uma exceto o Manjaro KDE, não testei outra distro com KDE, então não sei o que pode ser, mas acredito que seja incompatibilidade do Manjaro com a placa bluetooth do notebook, afinal o que para é o adaptador do notebook e não o dispositivo (mouse).

Tem o programa QGIS no Solus?

Sim!
Está disponivel na central de programas.

2 curtidas

Não sei se já falaram aqui, mas como é o suporte às placas híbridas?

Tenho uma pergunta, como fica quando quero instalar um softwares proprietários que aparentemente só estão disponíveis em RPM e DEB? Por exemplo: Warsaw, a parte instalável do Download Helper ou até mesmo o navegador Opera, se bem que esse último tem um snap, uma opção que eu não gostaria de usar.

1 curtida

Você pode buscar tais programas usando o eopkg search <pacote>. Alguns pacotes como o pacote google-chrome-stable que é distribuído oficialmente apenas em formatos .rpm e .deb, e não possuem variantes .eopkg são baixados pelo gerenciador de pacotes do Solus em formatos oficiais e “convertidos” em .eopkg.

Simplificando, ele baixa o .deb dos repositórios oficiais do Google e extrai-o, fazendo a cópia dos arquivos para onde deveriam estar.

Pode ser que tais pacotes não estejam necessariamente disponíveis em .eopkg, mas o gerenciador de pacotes obtenha o .deb e o instale.

De qualquer forma, recomendo que instale o Solus em uma virtual machine e teste-o, procurando estes programas para não ter maiores complicações ao instalá-lo definitivamente.

2 curtidas

Não é tão bom como em um Pop!_OS da vida ou mesmo um Mint/Ubuntu, mas não vi ninguém com GPUs híbridas reclamando de sua experiência com a distro. De novo, recomendo que teste o Solus em uma virtual machine para saber se ela se adéqua à sua máquina ou workflow.

Estou prestes a instalar o Solus no meu notebook, principalmente agora que fiquei sabendo que os patches de otimização para hardwares Intel do Clear Linux foram transferidos para o Solus.

1 curtida

Interessante saber, talvez eu volte ao Solus :slight_smile:

1 curtida

Cara, é maravilho no quesito “desempenho”, digo… são tantas coisas que eu quero falar, que não sei por onde começar

Mesmo usando SSD, eu nunca tive um boot de 5 segundos no meu notebook de 2014

Resolvi experimentar o GNOME, e estou muito surpreso com o desempenho, eu ainda não experienciei nenhuma outra distribuição com GNOME tão rápida quanto o Solus, e dizem que Budgie é mais rápido ainda :flushed:

Sei que Distrowatch não significa muita coisa, mas Solus está em 9º lugar (empatado com Fedora), é incrível como ainda sim é difícil ver menções sobre ela, com certeza é porque muitos ainda não deram a oportunidade de experimentá-la.

2 curtidas

Segundo um post recente de membro no fórum, ele diz:

Híbrido com NVIDIA funciona bem, mas no modo sempre ligado.
Basta seguir a documentação aqui: https://getsol.us/articles/hardware/proprietary-drivers/en/

Ou por Terminal, caso esteja usando o kernel “current” (Padrão):
sudo eopkg install nvidia-glx-driver-current nvidia-glx-driver-32bit