Interfaces e/ou distros recomendáveis

Olá! :wave:t2:

Comecei a usar Linux e entrei no “mundo open-source da força” em dezembro de 2022, sempre tive alguns problemas em desempenho, o motivo?

Pois é, meu PC é bem fraco (processador de 2011 sem placa de vídeo dedicada…)

Por isso, resolvi comprar outro processador: i3 3240.

Ele ainda sim é bem fraco atualmente, mas, resolveria um grande problema com meu processador atual: artefatos, desde 2021, sofro com isso, riscos, desenhos e pontilhados coloridos na minha tela por causa do processador, isso resolverá com o processador novo.

Mas, com isso vem outra dúvida: qual distribuição usar? A um bom tempo eu penso em usar algumas distribuições famosas, mas fico limitado ao Linux Mint XFCE por causa do mal desempenho do meu processador atual, mas, de qualquer forma, entre minha lista de “distribuições para usar” estão:

Dentre esses, digamos que os itens 1, 2, 3 e 4 são os “mais pesados”, por isso, fico em dúvida, será que eles rodariam bem? digo, o desempenho do Bohdi compensa a estética do Pop OS ou do Kubuntu (ou vice-versa)?

Preciso da opinião de vocês, se possível, baseada em talvez experimentos semelhantes de vocês, Linux foi um grande marco na minha vida tecnológica, ter mais conhecimento sobre ele seria fundamental e gratificante para mim.

Uma ótima noite, dia ou tarde a vocês!

btw, i do not use arch :sweat_smile:

1 curtida

Sinceramente, só os testes na tua máquina mostrarão realmente.
Tipo, depende muito de como todo o hardware trabalha em conjunto.
Das distros que tu listaste eu só usei realmente o Kubuntu por um tempo considerável, já testei o Pop também mas foi rapieamente.
O Kubuntu, na versão LTS é ok, funcionou razoavelmente bem no meu hardware, na época, que era meio fraco mas eu o achava meio “entuchado” e acabei instalando depois um KDE mais minimalista noutra distro que me dava mais controle.
Minha melhor sugestão é: testa o que for possível.
Se teu HD ou SSD tiver espaço sobrando, libera um espaço e instala nativamente ao lado do teu sistema atual e vê como se sai.

1 curtida

Sim, irei dar uma de distro-hopper e testar todas, mas, meu HD é pequeno (110GB), fica mais complicado de ter que ficar apagando e pondo distro no Ventoy ;/

Antes de colocar um SSD NVMe M.2 meu note era uma lesma, por causa do HD dele, o maior gargalo não processador ou RAM, era o HD mecânico. Aí consegui colocar o SSD que apesar de não ter muitíssimo espaço tem o suficiente para o meu uso e um pente de ram a mais. Depois disso é outro computador.
Nessa época eu instalei um KDE mínimo no Debian manualmente e funcionava razoavelmente bem, minhas experiências com distros Gnome não era muito legal nessa época.
Atualmente uso um Debian com KDE mínimo mais por gostar do que por necessidade, mas deixo um outro sistema em dual boot para ir usbndo coisas diferentes, fora do meu habitual também. Tenho usado o OpenSuse como distro secundária, é bom, só a instalação em si que é mais lenta que os demais, mas depois de instalado funciona bem.

Vou te dar uma dica de uma distro que vai funcionar bem pra você. Porém terás que avaliar se você conseguirá se acostumar com a interface.

2 curtidas

Uma vou criar coragem para testar um Window Manager, parece muito interessante.

Vc terá uma boa experiência, é disruptivo, exige uma adequação ao teclado principalmente para quem está acostumando com o Windows, mas é uma trilha de aprendizado gostosa. Você não se precisa ter uma DE se o seu hardware tem limitações e vai te limitar nos recursos que elas oferecem.

O grande segredo do GNU/Linux é aprender uma coisa de cada vez, pois você consegue escalar o conhecimento de forma rápida.

Te desejo sorte, e caso precise de qualquer ajuda estamos por aqui.

2 curtidas

O KDE Plasma perde para o XFCE em desempenho por uma margem pequena, por incrível que pareça. Não posso garantir que o KDE Plasma se dará super bem no seu hardware, mas recomendo um teste com ele caso você queira um bom balanceamento entre beleza e desempenho. Se o Plasma não rodar bem, é melhor você se manter no XFCE mesmo.

Boa madruga!

Quando eu tinha um Celerom Dual Core, com 2 GB de ram, eu usava um Arch Linux, com XFCE. Daria para você usar com certa tranquilidade o xubuntu, com um pouco de paciência até conseguiria deixar ele bonito. Claro, depende do que você irá fazer, se não for usar para nada muito pesado um Kunbuntu talvez te atenda.

Seria interessante, você pensar o quanto vale uma interface mais bonita e cheia de efeitos, você consegue deixar o KDE muito mais leve em termos de uso do processador.

A distro não importa muito, passar tempo configurando a interface gráfica te trará mais resultado. Fica então aqui meu tier de distros com o equilibro de usabilidade e desempenho:

1. Xubuntu: o Xubuntu já é uma customização que deixa o xfce agradável para os olhos, consumindo poucos recursos computacionais. Ideal se está buscando uma similaridade com Windows.
  2. Zorin Lite: nem parece ser XFCE, totalmente Windows Like, agradável e é uma caixinha de surpreas. Ele consome um pouco mais de ram que o Xubuntu, mas nada que um chrome não equipare.
  3. Kubuntu: É aquilo, se quiser um ambiente mais moderno e está preparado para nadar no mar de configs que é KDE, poderá ter uma Interface moderna e com bom desempenho.

Espero ter ajudado passar bem!

1 curtida

Archcraft para mim hoje é a melhor distro. Se eu não tivesse customizado meu próprio Qtile no Arch, certamente estaria usando o Archcraft, visto que além de oferecer o Qtile, oferece diversas outras opções com todas as configurações e com um visual muito bonito.

Dica para quem quer testar o Archcraft e nunca usou uma Tiling Window Manager: No inicio é um pouco complicado usar TWM, depois de um tempo usando você não quer mais usar outra interface como Gnome e afins.

@AndrezeiraUNO

Compreendo esta sua vontade de testar outras distros, outras interfaces, já passei por isso (de querer instalar fisicamente o sistema). Por experiencia própria, teste todas as distros que quiser, porém mantenha a que você esta utilizando, visto que ela esta 100% funcional e no final, quando você quiser usar o pc sem dor de cabeça ela estará-la. No seu caso com as limitações do seu hardware não é viavel usar maquina virtual, então recomendo que você coloque todas as iso que for tendo vontade e use elas via live. Você ficará empolgado por pouco tempo devido ao fato da novidade, porém depois chegará a seguinte conclusão: todas as distros oferecem a mesma coisa de maneira um pouco diferente, variando apenas pela interface gráfica e pelo gestor de pacotes.

Se você mudar de distro, vai aparecer novos problemas que você terá que ajustar para que você rode como esta rodando sua distro, você instalará os mesmos software e no final terá o mesmo “ambiente” com uma perfumaria a mais.

Testo várias distros diferentes, normalmente com a interface Gnome, e a alteração mais significativa é o conjunto de temas e ícone.

2 curtidas

Eu usava 12 distros – todas com KDE – em um PC de 4 GB RAM, também sem placa de vídeo, até Janeiro 2020:

Mobo: P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI, BIOS 0305 11/24/2008 - ASUSTeK
      iGPU: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)
Processors: 2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
    Memory: 3,8 GiB of RAM

Um teste, sem desligar o computador durante 4 dias de trabalho intenso, — abrindo e fechando uma ou mais janelas / abas do Dolphin, Chromium, LibreOffice Calc, Gimp, Gwenview, Kate / KWrite, Konsole, KSysguard, KDE System settings, KRuler, KDiff3 etc., — mostrou que não existia o menor perigo de “faltar” Memória RAM (nem de uso desmedido de Swap):

Uptime        Mem      Swap

1st day   2,66 GiB    70 MiB
3rd day   2,34 GiB   394 MiB
4th day   2,73 GiB   363 MiB

(*) Números do Conky, que na época usava o “cálculo antigo” de uso de RAM. – Hoje, o Conky usa o “cálculo novo”, e por isso indicaria um uso aparentemente maior de RAM. – Para ter a sensação de menor uso de RAM, basta usar o htop, que mudou seu cálculo para menos. :slightly_smiling_face:

O “segredo” era não abrir mais do que 3 ou 4 abas no Chromium, de uma só vez. – Não adianta escolher distro leve, interface leve – e tentar abrir 40 abas no navegador.

(Da mesma forma, não faz sentido abrir 10 planilhas enormes, 10 imagens enormes, e deixá-las abertas pelo resto da vida. – Sabendo usar, não vai faltar).

Devido a algumas particularidades do meu hardware, eu também desabilitava “Hardware acceleration” no Chromium – e usava uBlock Origin, pois os sites “modernos” consomem CPU e RAM, como se o computador fosse deles.

Quanto ao “KDE”, eu sempre desabilitava “File Search” (indexação), que nunca fez falta para uma busca super rápida (CTRL+F) no Dolphin; nem para a “busca avançada” no KFind – e também desabilitava um monte de “serviços”, que até hoje não uso (e continuo desabilitando no meu PC atual).

Esse teste (acima) foi feito no KDE Neon, criado pelos antigos criadores do Kubuntu, que saíram da Canonical e foram trabalhar sob o guarda-chuva da fundação KDE e.V. – O KDE Neon, que serve de “vitrine” da fundação, vem sem o “PIM”, e iniciava usando 400 MiB, enquanto o Kubuntu podia começar usando logo 800 MiB. – Isso pelo “cálculo antigo”. Hoje, pelo “cálculo novo”, esses números seriam bem maiores (mas a realidade não muda por causa disso: o Linux libera parte dessa RAM quando necessário).

Quando montei meu PC atual, com 16 GB, todas as distros passaram a usar um pouco mais de RAM. – Acho que o Linux usa menos RAM quando tem pouca; e aproveita mais, quanto tem mais.

Para uma comparação entre várias distros, em 2020:

Obs.: - O PCLinuxOS estava “alterado”. Reinstalei, e ele voltou ao normal, mais ou menos “no meio”.

(Note que, em algumas distros, a versão mais recente do Conky já estava usando o “cálculo novo”, enquanto em outras, uma versão mais antiga do Conky ainda usava o “cálculo antigo”).

Mas, lembre: – Basta abrir 1 navegador, e esses números disparam. – Para amenizar, use uBlock Origin (ou outro bloqueador); e abra poucas abas, de cada vez.

Nada posso falar sobre edição de vídeos enormes, nem sobre outras “missões impossíveis”, pois não faço essas coisas.

1 curtida

Opa! Olha, tenho também um i3 de segunda geração com 4gb de ram no notebook. Até o momento, com o Lubuntu 22.04 roda bastante bem. HD de 500Gb original ainda. Se colocar um SSD, aí vai voar rsrs

Uso linux como SO principal há uns 10 anos. Sempre usei distros “amigáveis”. Hoje, a melhor de todas, se você é um usuário comum como eu, que não vai mexer em kernel nem em configurações avançadas do sistema, próximas do hardware mesmo, do tipo que quer configurar até a quantidade exata de bits para o swap manualmente, por exemplo :sweat_smile:, o melhor é o Kubuntu 22.04. É incrível como ele tem tudo preparado para o usuário. Sim, antes dele tava com o Mint 21.1, que é tão aclamado e que, alguns anos atrás, usei muito. Mas o Kubuntu tá superando ele. Exemplo: alguns atalhos de teclado não vem configurados por padrão no Mint. No Kubuntu, vem. Isso pra mim é maravilhoso. Ainda por cima, com consumo de ram menor. Comigo o Kubuntu tá usando 1,5Gb em idle.

Mas se sua prioridade é “folgar” ram e processador, o Lubuntu é melhor, pois usa, cerca de 600Mb de ram em idle, por exemplo.

1 curtida

Opa! Muito interessante seus testes e resultados!

Estou com Kubuntu 22.04 aqui com 1 janela do dolphin, uma do firefox com 4 abas e uma janela do okular. Segundo o free, está sendo usado 2.8Gb. Segundo o monitor do sistema, 3,2Gb. Minha máquina tem 16gb de ram instaladas. Apenas o sistema rodando, fica usando 1,3 ~ 1,5Gb.

O Kubuntu 20.04 era mais eficiente, em idle, usava cerca de 700Mb.

Não entendo bem de questões avançadas em linux, apesar de o usar há alguns anos, então não sei se nessas duas versões que citei tiraram esse tal de PIM rsrs

2 curtidas

Fique atento às diferenças de cálculo de uma ferramenta para outra – ou entre 2 versões diferentes da mesma ferramenta.

Isso é quase a mesma coisa que vejo aqui, com Dolphin, 3 abas no Chrome, 7 abas no Kate, Konsole, WhatsApp-web e 2 janelas do Gwenview:

2023-07-16_13-13-58_oSU

É que o free do openSUSE (e do Debian) já mudou para o “cálculo novo” – enquanto o free do Kubuntu 22.04 ainda usa um cálculo “antigo”.

O Kubuntu não deve ter mudado tanto assim. – O que mudou, foram as ferramentas, que no Kubuntu 20.04 tinham um cálculo – e no Kubuntu 22.04 devem estar usando outro cálculo.

No Conky, a mudança “apareceu” em Agosto 2020 – como se, de repente, as distros começassem a usar um exagero de RAM:

O instalador do Kubuntu oferece 2 opções – “Normal” (com PIM); e “Minimal” (sem o PIM). – Só que todo mundo prefere a “Normal”, porque já oferece players de mídia e outros docinhos. Quem não quer doce??

2 curtidas

Ambientes “montados” só com gerenciador de janelas (window manager, ou WM) tendem a ser mais leves. Não é por acaso que predominam entre as distros que se propõem a ser as mais leves e fáceis de rodar em computadores modestos: Puppy Linux, Slax, Tiny Core, SliTaz, AntiX…

Mas os ambientes só com WM são um pouco mais trabalhosos na customização e em ajustes. Há distros que vêm com scripts e programas próprios para facilitar essas modificações, como são os casos de AntiX, MX Linux Fluxbox e Bunsenlabs, por exemplo (gostaria de saber se Archcraft, Mabox, Fedora i3, Fedora Sway e OpenSUSE em icewm também têm esses recursos facilitadores).

Tenho como meio termo entre leveza e praticidade recorrer a LXQt, Xfce, MATE e mesmo KDE Plasma. Gosto muito do Xfce, porque é leve, simples, estável e, ainda assim, muito customizável e de fácil configuração. Ajustar a barra de tarefas no Xfce é muito prático.

O Plasma é, simplesmente, fantástico. Pelo tanto que oferece de recursos, sua contrapartida em consumo de RAM é excelente. Mas o Plasma, com sua enormidade de opções de configuração e ajuste, pode ser chato para alguns. Prefiro o Xfce ao Plasma justamente porque tenho com o Xfce maleabilidade suficiente, sem topar com montoeira de opções.

Aliás, o Regata OS, sistema brasileiro, é ótimo exemplo de KDE Plasma simplificado, “domado”, por padrão. E o BigLinux, outro projeto BR, é exemplo de Plasma bem trabalhado e de manejo facilitado por pré-configurações (uma delas priorizando a economia no uso dos recursos gráficos e de processamento).

No mais, vale dizer que, apesar do tanto que se diz de o KDE Plasma ter chegado ao nível do Xfce em frugalidade no uso de RAM e processamento, há testes mostrando que o Xfce ainda tem considerável vantagem em frugalidade, quando há muitas janelas e abas abertas ao mesmo tempo. (Estou procurando na Web pelas publicações de testes que ainda apontam essa vantagem do Xfce.)

MATE é um bom ambiente gráfico, com opções muito interessantes de ajustes e customização, mas não é tão estável quanto o Xfce (quem usa Ubuntu MATE bem sabe dos tantos bugs); e o LXQt é o ambiente gráfico mais leve dentre os regularmente atualizados, mas ainda me parece “verde” (não se consegue determinar Tecla de Composição no LXQt por meio de interface gráfica, por exemplo).

2 curtidas

Que coisa… Mas entendi, obrigado.

Rsrs, pois é, mas eu instalei a opção minimal mesmo, então, pelo que você falou, deve estar sem o PIM.

Pra você ver, nunca consegui ter uma boa experiência com XFCE. Da última vez que tentei, início desse ano com Xubuntu, só tive raiva rsrs. Ele vem sem algumas coisas que pra mim são básicas, como scrollar uma janela que está em segundo plano, sem fechar a que está em primeiro. Rodei pra configurar isso, encontrei o lugar, alteirei para o comportamento que eu queria, mas ele simplesmente ignorava, então desisti. Embora eu nem tenha certeza de que isso seja responsabilidade da interface. Mas no fim das contas, o Kubuntu vem muito redondo para mim, que sou usuário comum, então fico com ele mesmo :smile:

Mas acabei de ver o vídeo que o colega @mauriciodelima postou sobre o Archcraft e, sinceramente, fiquei meio apaixonado pelo visual :grin:

1 curtida

Boa noite, amigo.

Realmente, vi bastante pessoas recomendando essa distribuição, depois de certas pesquisas, percebi que ela é bem interessante e poderia sim resolver a maioria dos meus problemas em desempenho.

O grande fator é que eu tenho muita dificuldade em usar distros baseadas no Arch, depois de usar a maioria esmagadora de distribuições baseadas no Debian e no Ubuntu, o Arch até com o Manjado para mim fica mais difícil de se adaptar.

Ainda sou bem iniciante em Linux, mas posso sim considerar essas opções, obrigado pela sua e a indicação de vários outros colegas aqui nessa postagem, fiquei realmente impressionado com o tanto de respostas, haha.

Uma boa noite a todos.

Você, se conseguir se acostumar, vai amar. Principalmente pela simplicidade.