Eu usava 12 distros – todas com KDE – em um PC de 4 GB RAM, também sem placa de vídeo, até Janeiro 2020:
Mobo: P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI, BIOS 0305 11/24/2008 - ASUSTeK
iGPU: Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphics Controller (rev 10)
Processors: 2 × Intel® Core™2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
Memory: 3,8 GiB of RAM
Um teste, sem desligar o computador durante 4 dias de trabalho intenso, — abrindo e fechando uma ou mais janelas / abas do Dolphin, Chromium, LibreOffice Calc, Gimp, Gwenview, Kate / KWrite, Konsole, KSysguard, KDE System settings, KRuler, KDiff3 etc., — mostrou que não existia o menor perigo de “faltar” Memória RAM (nem de uso desmedido de Swap):
Uptime Mem Swap
1st day 2,66 GiB 70 MiB
3rd day 2,34 GiB 394 MiB
4th day 2,73 GiB 363 MiB
(*) Números do Conky, que na época usava o “cálculo antigo” de uso de RAM. – Hoje, o Conky usa o “cálculo novo”, e por isso indicaria um uso aparentemente maior de RAM. – Para ter a sensação de menor uso de RAM, basta usar o htop, que mudou seu cálculo para menos.
O “segredo” era não abrir mais do que 3 ou 4 abas no Chromium, de uma só vez. – Não adianta escolher distro leve, interface leve – e tentar abrir 40 abas no navegador.
(Da mesma forma, não faz sentido abrir 10 planilhas enormes, 10 imagens enormes, e deixá-las abertas pelo resto da vida. – Sabendo usar, não vai faltar).
Devido a algumas particularidades do meu hardware, eu também desabilitava “Hardware acceleration” no Chromium – e usava uBlock Origin, pois os sites “modernos” consomem CPU e RAM, como se o computador fosse deles.
Quanto ao “KDE”, eu sempre desabilitava “File Search” (indexação), que nunca fez falta para uma busca super rápida (CTRL+F) no Dolphin; nem para a “busca avançada” no KFind – e também desabilitava um monte de “serviços”, que até hoje não uso (e continuo desabilitando no meu PC atual).
Esse teste (acima) foi feito no KDE Neon, criado pelos antigos criadores do Kubuntu, que saíram da Canonical e foram trabalhar sob o guarda-chuva da fundação KDE e.V. – O KDE Neon, que serve de “vitrine” da fundação, vem sem o “PIM”, e iniciava usando 400 MiB, enquanto o Kubuntu podia começar usando logo 800 MiB. – Isso pelo “cálculo antigo”. Hoje, pelo “cálculo novo”, esses números seriam bem maiores (mas a realidade não muda por causa disso: o Linux libera parte dessa RAM quando necessário).
Quando montei meu PC atual, com 16 GB, todas as distros passaram a usar um pouco mais de RAM. – Acho que o Linux usa menos RAM quando tem pouca; e aproveita mais, quanto tem mais.
Para uma comparação entre várias distros, em 2020:
Obs.: - O PCLinuxOS estava “alterado”. Reinstalei, e ele voltou ao normal, mais ou menos “no meio”.
(Note que, em algumas distros, a versão mais recente do Conky já estava usando o “cálculo novo”, enquanto em outras, uma versão mais antiga do Conky ainda usava o “cálculo antigo”).
Mas, lembre: – Basta abrir 1 navegador, e esses números disparam. – Para amenizar, use uBlock Origin (ou outro bloqueador); e abra poucas abas, de cada vez.
Nada posso falar sobre edição de vídeos enormes, nem sobre outras “missões impossíveis”, pois não faço essas coisas.