Integração snap/flatpak/appimage como nativo

Esse tópico é mais para tirar uma dúvida do que para solucionar um problema. Eu lembro que antes do Inkscape 1.0 ser lançado, eu havia instalado um Release Candidate em snap no computador para já sair testando. Esse utilizava o canal de beta (ou dev, agora não lembro) do Inkscape. Depois de instalado, achei curioso que o Inkscape estava usando o menu global no KDE Plasma. Toda a experiência que tive com snaps e flatpaks, eles nunca se integraram ao sistema dessa forma. Nunca fizeram uso do menu global e até com temas é chato, ainda mais se considerar o avanço do desenvolvimento do tema Breeze GTK, que puxa o esquema de cores e botões fechar, minimzar e maximizar, do que o Plasma está usando atualmente. Snaps e Flatpaks nunca fizeram uso dessa função do Breeze GTK e nunca usou o menu global. Então por quê será que o Inkscape RC usou? Será que é algo que o próprio desenvolvedor do programa ativa quando sobe o snap? Será que pode ser ativado para todos os snaps e quem sabe para os flatpaks?

Sem preconceito com snap e flatpak, galera, please.

Ah e eu inclui appimage nas tags porque eu tenho vários baixados aqui e por algum motivo eles não usam o Breeze nos programas Qt, usando um Widget Style genérico aqui. Meio estranho isso

já tem issue aberto sobre isso Global Windows menu (#3513) · Issues · Inkscape / Inbox · GitLab

pelo que vi apps gtk2 não são compatíveis com este menu, aqui nem o appimage, nem flatpak nem pacote rpm pegou o menu global (plasma 5.20.3)

Precisa ter o módulo de appmenu para gtk2 e gtk3 instalados. Não sei quais são os sistemas que vem com eles de fábrica mas pelo menos aqui comigo, eu precisei instalar. Todos os programas GTK2 e GTK3 que usam appmenus fazem uso do menu global, salvo algumas exceções que precisam de patches, como o Firefox e Thunderbird. Eu tenho os módulos gtk para appmenu, então eles funcionam aqui. Acontece que como esses enpacotamentos são praticamente isolados do resto do sistema, eles não usam o menu global ou as funções do Breeze GTK, por exemplo.

Aliás, o Inkscape 1.0 é em GTK 3, não GTK 2. Mas como o GIMP permanece no GTK 2, posso afirmar que ambos, se fazem uso do appmenu internamente (Como GIMP e GNOME Terminal), ainda fazem uso do menu global se os módulos estão instalados.