Instalei o Windows 10 e o Linux mint em um ssd. O Windows 10 funciona perfeitamente, rápido e sem nenhuma travadinha. O linux mint as vezes trava e sempre quando logo por ele, o computador esquenta muito, tanto na região da saída de ar, quanto na do ssd

Possuo um Acer Aspire 5 A515-52G-78He, com i7 de 8ª Geração e Placa Nvidia Geforce Mx130.
Instalei um ssd m.2 nvme nele, Gamix S41 TUF da XPG, com 256Gb, e decidi fazer a instalação limpa do windows 10 e depois fazer um dual boot com linux mint, assim como usava antes de instalar o ssd. Porém, ao instalar o linux mint, o computador esquenta muito, tanto na região da saída de ar, quanto na região do ssd.
O windows roda normal, não há nenhuma aumento da temperatura, nenhum travamento, nem nada. O linux mint rodava muito bem antes de instalar o ssd, porém após isso ele tem esquentado muito o computador.

Só uma dúvida, seu objetivo é tentar resolver o problema no Mint? Se sim o pessoal aqui provavelmente pode te ajudar a melhorar esse quadro.

Acredito que pode ser problema como Native Command Queuing, você pode desativar no grub colocando libata.force=noncq no grub file e refazendo a a initram. Outra possibilidade é seu Mint ser antigo e ser algo resolvido em kernel mais recente.

Gostaria sim de resolver. em geral gosto mais do linux.
Como posso essa alteração no grub?
Meu Linux é o 20.1.

Você vai encontrar o arquivo com as configurações em /etc/default/grub, vai precisar adicionar o valor indicado na linha que inicia por GRUB_CMDLINE_LINUX, dentro das aspas, cuide para não apagar nada que já esteja na linha.

Como exatamente você vai realizar o update do initram infelizmente não vou poder lhe ajudar muito, por nunca ter usado o Mint. Acredito que seja algo parecido com isso:

sudo update-initramfs -c -k versão_do_seu_kernel
sudo update-grub

Mas se fosse você esperaria pelo feedback de alguém que já usou a distro. De resto pela versão do seu Mint, kernel antigo não parece ser o problema.

1 curtida

quando se quer aplicar modificações de configuração no grub (/etc/default/grub), vc deve usar o sudo update-grub, pro sudo update-initramfs vc modificaria o /etc/initramfs/initramfs.conf e o conteúdo dentro das pastas /etc/initramfs/conf.d/ e /etc/initramfs/conf-hooks.d/

então, no caso, é só usar sudo update-grub no terminal mesmo e tá pronto pra uso

1 curtida

Pra refazer o initram, acho (esperem o pessoal aqui confirmar, ok?) que o comando seria sudo mkinitcipio -P

Um bom teste é fazer a alteração no grub provisioriamente, clicando ‘e’ no grub e alterando o valor, daí clica f10 e testa. Se der certo, aí é sudo xed /etc/default/grub, tornar as alterações permanentes e dps rodar o mkinitcipio -P e o sudo update-grub

Mas antes de colocar as mudanças em definitivo, espera pra ver aí se eu não errei nada

1 curtida

esse é pros arch e baseados no arch, pros baseados em debian (imagino) é um tal de initramfs-tools src

1 curtida

AAAAAA
Tá bem… mas, tirando o comando recomendado (precisamos ver qual é o correto), o procedimento é bem esse mesmo

Quando eu atualizo o initramfs no Ubuntu eu uso:

sudo update-initramfs -u -k all

E para atualizar o GRUB:

sudo update-grub

1 curtida

Aqui meu SSD funciona beeeeeem mais rápido no Windows 11 do que no Pop!_OS.