Instalei o navegador Opera aqui através do pacote .deb e a instalação desinstalou pelo menos dois programas

Isso NÃO é um pedido de ajuda porque o problema já foi resolvido (reinstalei os programas e me decidi pelo Chromium), é só mais um comentário

Baixei o pacote .deb do próprio site do navegador Opera e instalei-o através do gerenciador de pacotes DEB do Kubuntu 18.04. Sempre tenho o costume de ficar olhando o processo de instalação no terminal (o gerenciador de pacotes mostra um terminalzinho) e gelei quando vi o sistema dizendo que estava removendo uma série de pacotes, primeiro vi o libcurl4, depois de mais alguns poucos pacotes foi o playonlinux e então o uget, minha descrença foi tão grande que fui procurar por esses dois programas no menu para confirmar se eles realmente haviam sido desinstalados.

Pelo o que eu entendi, o Opera faz uso do libcurl3 e esses dois pacotes libcurl3 e libcurl4 não podem coexistir no sistema pois quando você instala um o outro é deletado. Isso é muito bizarro, Ubuntu LTS e Linux Mint (que é baseado no Ubuntu LTS!) são os carros-chefe das distribuições Linux populares para o usuário comum, era para esses pacotes (me refiro aos no formato .deb!) de terceiros estarem em sincronia com a versão LTS mais recente do Ubuntu!

Fora o uGet e o PlayOnLinux, aparentemente isso não afetou mais nenhum programa importante (espero! Mas quem sabe eu não tenha uma surpresa ao reiniciar o computador…), mas e se isso ferrasse com o meu ambiente gráfico? E se isso tivesse acontecido com um usuário comum? O cidadão baixa o instalador de um programa de terceiros e depois de um tempo percebe que misteriosamente alguns outros programas estão faltando n seu sistema. Pro pessoal que não usa uma distribuição com base no Ubuntu, o Opera não está nos repositórios.

Isso é bizarro demais. O instalador deveria me perguntar se eu realmente queria desinstalar os programas para instalar um novo que conflitava com os pacotes já instalados.

Realmente não dá mesmo para libcurl3 e libcurl4 coexistirem? Tem hora que esse negócio de dependências é uma pedra no sapato!! Bom, aproveitarei a oportunidade para testar os pacotes snap, flatpak ou appimage do Opera!

1 curtida

Aconteceu algo parecido comigo após trocar da LTS 16 para a atual 18, quando instalava o virtualbox ele desinstalava a steam, então o que eu fiz foi remover a steam e o virtualbox e instalar o virtualbox primeiro e depois a steam e realmente deu certo ambos funcionaram depois disso, uma coisa que tem que ver é para qual versão do ubuntu esse pacote tem suporte

64-bit Ubuntu 16.04 or later
Intel Pentium 4 / AMD Athlon 64 processor or later with support for SSE2

Fonte: Opera system requirements | Opera

O Opera funcionou direitinho, mas não é esse o ponto, minha reclamação é o fato dessa instalação ter bagunçado o meu sistema (foi besteira no meu caso, mas poderia ter sido uma coisa grave).

Não era pra eu ficar me preocupando com que ordem eu instalo os meus programas (isso é ridículo!), agora ficarei com receio de instalar algo de fora dos repositórios que não seja snap, flatpak ou appimage.

O problema é o programa que você baixou usa as bibliotecas do Ubuntu 16 e se a sua versão atual é o 18 e geralmente as bibliotecas do ubuntu 18 não são todas “interocompatíveis” com a sua versão anterior.