Isso NÃO é um pedido de ajuda porque o problema já foi resolvido (reinstalei os programas e me decidi pelo Chromium), é só mais um comentário
Baixei o pacote .deb do próprio site do navegador Opera e instalei-o através do gerenciador de pacotes DEB do Kubuntu 18.04. Sempre tenho o costume de ficar olhando o processo de instalação no terminal (o gerenciador de pacotes mostra um terminalzinho) e gelei quando vi o sistema dizendo que estava removendo uma série de pacotes, primeiro vi o libcurl4
, depois de mais alguns poucos pacotes foi o playonlinux
e então o uget
, minha descrença foi tão grande que fui procurar por esses dois programas no menu para confirmar se eles realmente haviam sido desinstalados.
Pelo o que eu entendi, o Opera faz uso do libcurl3
e esses dois pacotes libcurl3
e libcurl4
não podem coexistir no sistema pois quando você instala um o outro é deletado. Isso é muito bizarro, Ubuntu LTS e Linux Mint (que é baseado no Ubuntu LTS!) são os carros-chefe das distribuições Linux populares para o usuário comum, era para esses pacotes (me refiro aos no formato .deb!) de terceiros estarem em sincronia com a versão LTS mais recente do Ubuntu!
Fora o uGet e o PlayOnLinux, aparentemente isso não afetou mais nenhum programa importante (espero! Mas quem sabe eu não tenha uma surpresa ao reiniciar o computador…), mas e se isso ferrasse com o meu ambiente gráfico? E se isso tivesse acontecido com um usuário comum? O cidadão baixa o instalador de um programa de terceiros e depois de um tempo percebe que misteriosamente alguns outros programas estão faltando n seu sistema. Pro pessoal que não usa uma distribuição com base no Ubuntu, o Opera não está nos repositórios.
Isso é bizarro demais. O instalador deveria me perguntar se eu realmente queria desinstalar os programas para instalar um novo que conflitava com os pacotes já instalados.
Realmente não dá mesmo para libcurl3
e libcurl4
coexistirem? Tem hora que esse negócio de dependências é uma pedra no sapato!! Bom, aproveitarei a oportunidade para testar os pacotes snap, flatpak ou appimage do Opera!