Instalei o Linux e agora o meu Notebook fica com a tela tremida

Oi pessoal! Sou nova em toda essa questão de tecnologia e hj tentei instalar Linux (Debian) em um notebook antigo q tinha aqui CCE. Instalei o sistema porem quando vou iniciar o notebook depois de carregar a tela de boot (acho q é assim q fala) a tela fica escura e piscando umas “faiscas”!
Esse é o unico sistema operacional q tem nesse notebook pois nao sei fazer dual boot.
Tenho algumas fotos do q esta acontecendo!!!

Desde ja agradeço a todos!

Veja se nao é o tal do cabo Flat da tela!!

Olá tudo bem? Entao infelizmente isso parece ser artefatos da placa de Vídeo, o principal problema é que muitas vezes nao tem reparo e quando tem é muito caro, mas tem uma pequena chance de ser o conector do seu monitor, mas como voce disse que foi apenas com a instalação do linux, pode ter ocorrido algum problema, recomendo tentar reinstalar os drivers da placa de vídeo

• É importante saber fazer o dual boot.
  • Debian é um sistema um pouco desafiador para iniciantes.

Recomendo testar uma distro mais amigável e que já na instalação vem com drivers proprietários:

• Lubuntu
  • Xubuntu
  • Mint
  • Linux Lite
  • TigerOS
  • BigLinux
  • RegataOS
2 curtidas

As vezes nem o Driver… E mais o cabo flat da tela…

1 curtida

Crêndios! Esse computador tem hardware de vídeo da SiS?

No modo “live” vc consegue acessar o sistema?

Vc consegue instalar o sistema em modo gráfico?

Se conseguir uma linha de comando, execute
sudo lspci -nn | grep -e VGA
e mande o resultado.

1 curtida

Opa. Tudo bem ? Agradeço a dica dos drivers porem nao sei como fazer isso sem acessar o nootbook ja q no meu caso não abre e fica so piscando essas “faíscas”

Opa! Bom? Testei aqui em um monitor externo pois não sei bem mexer nisso, No monitor a tela está totalmente escura

Obrigado pela dica!!! Não fiz o dual boot por q é a primeira vez q faço a instalação de um sistema operacional.
Quanto as outras ISO (acho q é isso ) eu até pesquisei mas sempre me indicavam o Debian por ter melhor desempenho nesse nootbook I686 32 bits ja testei também;
AntiX
ubuntu
Linux Mint
Debian

Opa! Amigo entendi muito pouco do q vc disse (kkkkk) mais dei uma pesquisada aqui e não consegui acessa de jeito nenhum.
Quanto ao comando q vc me passou eu nao sabia bem onde digitar mas sempre q dava pra digitar eu tentei… Segue as fotos com os resultados

Desculpa a ignorância, se digitei algo errado to muito perdida nessa área de tecnologia

Os riscos verticais ja tinham?

Desculpa a demora em responder é q to usando o celular pra tudo agora (kkkkk). Sim as listras ja tinha e a tela está funcionando normalmente só apresenta esse problema quando é pra abrir o sistema a tela de bios também esta aparecendo normalmente

Isso são riscas ou Screen Tearing?

Entendi, cara eu recomendo entao você reinstalar o sistema, pode ser um problema da própria iso tbm

Abri a tela aqui como vc indicou e aparentemente tudo certo…

Opa! Obrigado pela dica e se não for te encomendar vc poderia me indeccar sites seguros pra esses downloads? Pois eu ja fiz outras instalações e em varios sites mas nenhum resolveu.

Desde ja te agradeço

Olá! Demorei pra entender o q é Screen Tearing mas deu certo e creio q esse não seja o meu caso pois tudo estava funcionando normalmente até eu instalar o Linux.
O notebook estava com Windows 8 e não funcionava nada porém sem essas “faíscas” na tela

Sempre que for instalar alguma distribuiçao, opte pelos sites oficiais, no caso seu que é o Debian, vá no Site do Debian e pesquise pela versão LTS, no caso, as vezes pelo seu notebook ser mais antigo, você pode pesquisar por alguma versão mais antiga do Debian versao LTS tbm, as versoes LTS sao mais estáveis sao testadas e esse selo sao uma garantia da distribuidora que é a mais confiável, acredito que reinstalando o sistema já dara certo, as vezes até mudando de distro, como o proprio ubuntu, ja que ele é bem mais amigável pra quem ta iniciando pq tem uma base na internet de soluções de problemas muito maiores do que o Debian e outras Distros

Oi, acho a distro Debian bem complexa pra quem inicia. Pra pc antigo, você pode testar o Lubuntu, o Tiger OS, o MX Linux, Linux Lite.

Boa noite!!!

Primeiramente, o sistema operacional não pode fazer isso com o PC pois ele é um software, o que pode está acontecendo é o defeito do cabo flat interno do notebook.

Segundo… se fosse defeito de vídeo deveria ter artefatos na tela que as vezes pode acontecer devido ao overclock de software de terceiros afim de melhorar desempenho de jogos. Para ligar um segundo monitor no notebook só via cabo VGA se tentar usar via hdmi vai ser necessário o programa da placa de vídeo do notebook.