Instalei o Linux e agora o meu Notebook fica com a tela tremida

Oi pessoal! Sou nova em toda essa questão de tecnologia e hj tentei instalar Linux (Debian) em um notebook antigo q tinha aqui CCE. Instalei o sistema porem quando vou iniciar o notebook depois de carregar a tela de boot (acho q é assim q fala) a tela fica escura e piscando umas “faiscas”!
Esse é o unico sistema operacional q tem nesse notebook pois nao sei fazer dual boot.
Tenho algumas fotos do q esta acontecendo!!!

Desde ja agradeço a todos!

Veja se nao é o tal do cabo Flat da tela!!

Olá tudo bem? Entao infelizmente isso parece ser artefatos da placa de Vídeo, o principal problema é que muitas vezes nao tem reparo e quando tem é muito caro, mas tem uma pequena chance de ser o conector do seu monitor, mas como voce disse que foi apenas com a instalação do linux, pode ter ocorrido algum problema, recomendo tentar reinstalar os drivers da placa de vídeo

• É importante saber fazer o dual boot.
  • Debian é um sistema um pouco desafiador para iniciantes.

Recomendo testar uma distro mais amigável e que já na instalação vem com drivers proprietários:

• Lubuntu
  • Xubuntu
  • Mint
  • Linux Lite
  • TigerOS
  • BigLinux
  • RegataOS
2 curtidas

As vezes nem o Driver… E mais o cabo flat da tela…

1 curtida

Crêndios! Esse computador tem hardware de vídeo da SiS?

No modo “live” vc consegue acessar o sistema?

Vc consegue instalar o sistema em modo gráfico?

Se conseguir uma linha de comando, execute
sudo lspci -nn | grep -e VGA
e mande o resultado.

1 curtida

Opa. Tudo bem ? Agradeço a dica dos drivers porem nao sei como fazer isso sem acessar o nootbook ja q no meu caso não abre e fica so piscando essas “faíscas”

Opa! Bom? Testei aqui em um monitor externo pois não sei bem mexer nisso, No monitor a tela está totalmente escura

Obrigado pela dica!!! Não fiz o dual boot por q é a primeira vez q faço a instalação de um sistema operacional.