Instalei o Gentoo, mas não consigo instalar o Xorg ou nenhum DE

Opa, tudo bom?

Eu acho que é um pouco ruim perguntar coisas ao invés de ler a wiki e caçar uns fóruns. Sim eu li, tipo bastante… Fóruns, páginas aleatórias, nenhuma delas eu tive sucesso.

É a primeira vez que instalo o gentoo, vim do Arch e do Debian e não achei a instalação difícil enquanto seguia o manual, também compilei meu kernel pela primeira vez e fiz tudo rodar bem, algum softwares CLI, links, neofetch, cmus … Meu deus o uso de 50 MB de RAM fazia meus olhos brilharem… Exceto pelo Xorg e qualquer outra coisa que não está funcionando, erro de dependencia, elogind, autenticação, sei lá.

Eu não sei muito sobre flags de uso, eu apenas usei “-march=native” para otimizar as coisas para meu hardware (eu acho?), Mas eu não sei muito como mexer com os build flags. Não encontrei em nenhum outro lugar algo que me ajudasse a instalar o Xorg, e vim aqui pedindo ajuda.

Normalmente, eu apenas uso o xorg base, xinit e i3wm/dwm em outras distros e instalo a Steam, discord, navegador e outras coisas típicas. Existe algo que me ajude a usar as opções certas e mínimas para instalar o xorg, drivers da nvidia e um WM (sem aquelas dependências gigantes do gnome e do systemd como o Debian fazia)? Obrigado desde já, eu tô um pouquinho confuso aqui

Ping @Deleterium

1 curtida

A wiki pro Xorg é bem completa, talvez você não tenha chegado a vê-la Xorg/Guide - Gentoo Wiki

Nesse canal HMagellanLinux - YouTube eu achei muita informação. Digo que foi com aqueles conhecimentos que eu comecei a andar com minha próprias pernas no gentoo. Ele tem dois vídeos específicos sobre use flags, o primeiro é: Gentoo USE Flags - Part 1 - YouTube

Vale a pena ver também diversos outros vídeos e principalmente entender o “USE_EXPAND” pra selecionar sua placa de vídeo. Uma vez que vc selecionou ela, ao instalar o Xorg não precisa mais nada, o pacote já compila apenas os drivers que vc selecionou no “VIDEO_CARDS”.

Os drivers da nvidia são pacotes a parte, vc vai instalar conforme a versão que vc queira. Eu não sei mais detalhes pois não uso nvidia. Certamente tem uma página na wiki sobre a instalação dos drivers deles ( NVIDIA/nvidia-drivers - Gentoo Wiki ) que explica o caminho das pedras, as opções que vc deve ativar no kernel pra conseguir rodar o pacote (que delícia que é compilar o kernel pra cada novo pacote que vc está instalando!!! Dá pra aprender muito sobre cada uma das opções que vc ativou)

O steam tem 3 jeitos de instalar. O mais otimizado é vc rodar o sistema com o profile “multilib” pra habilitar a compilação dos pacotes em 32 bits. A versão mais fácil é usar flatpak (que já está padrão na árvore do gentoo). A mais trabalhosa é vc instalar o steam num chroot com suporte a multilib na sua instalação que seja 64 bit. Tudo lá na wiki.

Aliás, pra conseguir ser bem sucedido é preciso entender todas as partes das páginas na wiki. Se vc pula uma etapa porque não entendeu direito, certamente fará falta.

1 curtida

Olá, valeu pela resposta. Eu até li a wiki do Gentoo mas eu provavelmente skipei alguns comandos ou fiz algum deles errado. Na minha primeira tentativa de instalar o gentoo, eu tive uns erros com ‘elogind’ e preferi reinstalar pra começar do zero. Então basicamente, o meu arquivo tá mais ou menos assim:

• FLAGS=“X”
  • VIDEO_CARDS=“nvidia”
  • MAKEOPTS="-j6"
  • INPUT_DEVICES=“evdev libinput”
  • CFLAGS="-O2 -pipe -march=native"

E meu profile está setado como 17.1-desktop

É isso mesmo? Apenas com ‘X’ eu consigo o xorg e xinit funcionando, ou preciso de mais alguma dependência ali? E depois de instalar o xorg, eu posso deixar essas flags aí no make.conf ou eu preciso tirar?

COMMON_FLAGS="-march=native -O2 -pipe"
CFLAGS="${COMMON_FLAGS}"
CXXFLAGS="${COMMON_FLAGS}"
FCFLAGS="${COMMON_FLAGS}"
FFLAGS="${COMMON_FLAGS}"
CPU_FLAGS_X86="aes avx avx2 f16c fma3 mmx mmxext pclmul popcnt sha sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 sse4a ssse3"
MAKEOPTS="-j4"

LDFLAGS="-Wl,-O2"

# NOTE: This stage was built with the bindist Use flag enabled
PORTDIR="/var/db/repos/gentoo"
DISTDIR="/var/cache/distfiles"
PKGDIR="/var/cache/binpkgs"

FEATURES="candy parallel-fetch"

# This sets the language of build output to English.
# Please keep this setting intact when reporting bugs.
# default was C
LC_MESSAGES=pt_BR.utf8

USE="X xsplice pulseaudio mtp elogind -consolekit -systemd -networkmanager vaapi vulkan vulkan-overlay jumbo-build gd"
L10N="pt-BR"
GENTOO_MIRRORS="https://gentoo.c3sl.ufpr.br/"
#GENTOO_MIRRORS="https://gentoo.ussg.indiana.edu/"
#GENTOO_MIRRORS="ftp://mirrors.tera-byte.com/pub/gentoo"

SANE_BACKENDS="epson epson2"

VIDEO_CARDS="amdgpu radeon radeonsi"
ACCEPT_LICENSE="-* @BINARY-REDISTRIBUTABLE"
INPUT_DEVICES="evdev joystick"
LLVM_TARGETS="AMDGPU BPF NVPTX"

GRUB_PLATFORMS="efi-64"

Aqui é o meu make.conf. Eu acho que o minimo que vc vai precisar é adicionar elogind -consolekit -systemd pro seus flags globais, já indicando também que é recomendável ter pulseaudio vaapi vulkan xvmc

Como te falei não sei quanto a nvidia, mas pelo que eu vi no reposotório do bentoo (minha cola pra configurações) é só colocar o nvidia mesmo igual vc fez. https://github.com/adioskid/bentoo-files/blob/master/prime/plasma/etc/portage/make.conf

Segundo o tutorial da nvidia que passei acima, vc já deve ter conseguido compilar o Xorg, vai precisar verificar também que o kernel está com os parametros indicados, depois dar um emerge no pacote do driver da nvidia, testar o carregamento do módulo, e finalmente editar o arquivo de configuração do Xorg pra ele usar o driver que vc instalou. Só estou repetindo o que está na wiki… Daí conforme os problemas forem aparecendo vc vai resolvendo.

Pergunta: Apenas com ‘X’ eu consigo o xorg e xinit funcionando?
R: Só se sua placa não fosse nvidia ou se vc resolver usar o driver nouveau.

P: ou preciso de mais alguma dependência ali?
R: Se vc usar nvidia como VIDEO_CARDS, precisa instalar o pacote da nvidia x11-drivers/nvidia-drivers na versão correta pro seu hardware.

P: E depois de instalar o xorg, eu posso deixar essas flags aí no make.conf ou eu preciso tirar?
R: Vc precisa deixar, porque se vc retirar uma flag, na próxima atualização o emerge vai recompilar os programas pra refletir a sua nova configuração.

2 curtidas

Obrigado pela resposta mano! Eu reinstalei o gentoo 4 vezes essa semana, só tentando fazer o xorg funcionar. Mas mesmo assim eu ainda não consegui, tenho problema com pacotes mascarados, ebuilds que não satisfazem nenhuma dependência, lib mostrando versão 9999 na hora da instalação. Ele até deu emerge com @world e --sync, demorou umas 4 horas e eu achei que tava instalando o X, mas não. Segui estritamente o handbook, tava tudo certo, build flags, devices, mas não consigo instalar um pacote sequer.

Eu acho que é melhor eu migrar pro Sabayon ou Funtoo mesmo senão eu nunca mais vou sair desse thread de tanto te fazer pergunta. :pleading_face:

Funtoo parece ser uma boa distribuição, especialmente para usuários comuns. Tem uma wiki de instalação bem explicada e bonita.