Instalar uma maquina Virtual com Mac OS em um linux sem interface grafica

è possível fazer isso?

1 curtida

Olá @Eyder seja bem-vindo ao Diolinux Plus :wave:t2:

:thinking: Em máquinas, tudo que é lógico é possível em quaisquer sistemas operacionais. Então rodar uma VM com Mac em TTY de Linux é possível sim mas deve dar um trabalho de “proporções cósmicas” :rofl:

:pray:t2:

1 curtida

Se o objetivo for que o sistema seja o mais leve possível pra usar a máquina virtual, você pode instalar uma distro que use um WM bem leve.

2 curtidas

sim a ideai é essa, um distro que consuma o mínimo possível só o básico e de ali carregar MacOS em VM.

todo o visual seria de macos

Qual distro vcs recomendam ?

Você teria que subir uma interface gráfica do Linux (Xorg ou Wayland) para depois subir o GUI da VM e finalmente o MacOS.

1 curtida

Não entende é o MacOS que vai ficar rodando na VM ou é o Linux?
Se for o Linux sim tem como.
Se for o MacOS não tem como a não ser que você programe a sua própria maquina virtual.

1 curtida

Tem várias por aí, só pra citar uma que eu conheço: Antix Linux.
Lá na parte de downloads tem quatro isos diferentes: full, base, core e net. Eu recomendo a base porque foi a que eu já cheguei a testar, é bem levinho e enxuto.

Você também poderia instalar um Debian ou Arch, sem interface gráfica e instalar um WM nele, fazendo sua própria customização. Ficaria até mais leve, dependendo do que você instalar. Eu já fiz isso uma vez pra usar máquina virtual, instalei o Debian e o Openbox.

Esse vídeo ensina a instalar e configurar o Openbox no Debian, se tiver interesse:

2 curtidas

é para que fique o MacOS funcionando perfeitamente. o ideal seria depois de configurar o linux não mexer mais em ele, só no macos

Exato, exceto pela parte das proporções cósmicas

1. Instale os pacotes:
  • xvfb
  • x11-xserver-utils
  1. Exporte a variável:
export DISPLAY=99
  1. Inicie um servidor gráfico virtual:
Xvfb :99 -screen 0 1280x720x30 >/dev/null 2>&1 &
  1. Inicie a VM

2. Mate o Xfvb e a VM com:

killall Xvfb

Nota:
1280 é a largura em pixels da resolução
720 é a altura em pixels da resolução
30 é a taxa de atualização do monitor

Com isso dá pra rodar praticamente qualquer software GUI em um TTY

2 curtidas

Nesse caso é mais simples:

export DISPLAY=:0
# sua VM em fullscreen

Nesse caso basta instalar os drivers de vídeo e o Xorg, até onde eu sei não dá pra fazer no Wayland

2 curtidas

Até dá, o que vc quer se chama GPU Passthrough

Mas se vc tem apenas uma placa de vídeo, teria que desativar completamente a placa pro linux. Teria que configurar o Passthrough também do mouse e do teclado e som. Por fim configurar para iniciar automaticamente a máquina virtual, e desligar o computador quando a máquina fosse desligada. Você só teria acesso ao host (computador hospedeiro com o linux) via ssh.

Resumo como bem falou o @RuKsu é um trabalho de proporções cósmicas. É certamente mais fácil vc instalar direto o MAC no computador.

3 curtidas

Edited:
Um pouco fora do Tópico mas serve como conhecimento e aprendizado. Eu errei muito em “chutar” o computador e o método utilizado, pois me pareceu similar, talvez o unRAID OS use está técnica. O Linus poupou nós dos detalhes técnicos da instalação e configuração deste sistema, mas disse que foi algo bem customizado, então lá vão os dados certos.

Eu tive de re-assistir os 2 vídeos, pois são de 2016, para juntar os dados mas é bem legal. No 2nd vídeo a parte que o Linus brinca com o Colton funcionário dele " Hey Colton, Let’s play some games shall we?" Colton: “Yeah”, Linus: “So you’re fired, you suppose to working but, actually not let’s play some games…” Eu morro de rir com esta parte.

• Sistema Operacional: Linux unRAID OS https://unraid.net/
  • VM com Windows 7
  • Monitor: 7x Predator X34 UW-QHD IPS 100hz 1ms.
  • Case: Mercury Case Labs S8
  • Custom Watercooler
  • Motherboard Asus z10pe-d8 ws Dual processor;
  • 2 processadores Intel Xeon E5 2697 V3 14 cores e 28 threads cada
  • 7 Customs GPUs Radeon R9 nano
  • Kingston ECC DDR4 256gb RAM 8x32
  • SSD KC 400 Kingston 8 x 1TB RAID 10
  • Power Supply 1600w EVGA T2 80 plus titanium

7 Gamers, 1 CPU - Ultimate Virtualized Gaming Build Log

7 Gamers 1 CPU is back! But does it ACTUALLY work!?

Peço perdão pelo equívoco :pray:t2:

Edited/

First Post:
Se eu não me engano o Linus usou está técnica Passthrough para montar uma lan house com apenas 1 computador usando um Linux, o hardware Threadripper 2900wx com 64gb de RAM e 3x rtx 2080 ti em nvlink, não lembro direito, servindo 8 monitores teclados, mouses e headphones com 8 Windows, uma em cada uma. Deu um trabalho de semanas para fazer esta lan house. Irei achar o vídeo e edito aqui.
First Post/

:pray:t2:

Por que você não instala o mac direto no PC?

2 curtidas

Mac é igual que a megasena só trabalha bem em alguns hardware. a ideia é criar uma plataforma para que ele trabalhe sem falhas

1 curtida

Ehh verdade, mesmo porque ele foi feito pra trabalhar só com hardware Apple…

1 curtida

sim e com o VM ele vai trabalhar tudo certo

Talvez. Leve em consideração que a VM depende de ferramentas da distro Linux em questão para trabalhar com o Mac. Como a Apple é muito focada em “Ecossistema Próprio” hardware e software dela ou sob supervisão restrita dela, a VM precisa saber traduzir o Mac para a distro Linux e para o hardware do usuário também. O Windows já é mais “sem vergonha” porque a maiora dos hardware, computadores, laptops, placas mãe, etc e software são desenvolvidos e programados para o Windows. Por isso o OS da Microsoft facilmente funciona em VMs de distros Linux. Mas como eu disse, tudo que é lógico em máquinas é possível.

1 curtida

será que da para fazer o test em uma VM em windows?
kkkkkkk

1 curtida