Instalar um pacote snap em um raspbery pi

Olá. Quero instalar um pacote do certbot no snap, mas sempre recebo essa mensagem:

sudo snap install certbot --classic
error: snap “certbot” requires classic confinement which is only available on classic systems

Sigo a documentação oficial do certbot e nada. Estou com o adguard instalado no raspberry pi3 e só tem snap instalado. Não tem outros gerenciadores de pacotes.

Preciso colocar um certificado no domínio que criei.

Obrigado pela atenção.

Mais detalhes:

Bom dia. Tente:
sudo apt install --reinstall snapd
sudo systemctl enable --now snapd.socket
sudo reboot now

Verificou se existe esse pacote para a arquitetura do processador? É bom lembrar que Rasp é ARM, não X86_64…

2 curtidas

Sim, possui os binários pra arm32/64.

1 curtida

Você verificou se está seguindo os passos para a versão correta do Ubuntu? Lá tem do 16 ao 20 e haverá variação interna no gerenciamento de snaps. Mais recente algumas coisas do confinamento classico está sendo desativada por padrão e pode ser o caso de ter que forçar usar core ao invés de core20 e tal. O core é mais clássico da época do 16.04.
Outro ponto é ver ai se é na base para certificado Apache ou qual outro web server que utiliza ai.

Outra coisa, pode ser bem bobeira, mas na instrução do site a flag --classic vem antes do certbot e não testei pra saber se isso chega a ser “sensitive”.

Outra, fiquei na dúvida, você está usando um Ubuntu mesmo ou o Raspi OS?

As instruções diretas pelo site do snacraft para o Certbot no Pi são mais genéricas.
Seguindo o próprio site do certbot tem passos adicionais como remover qualquer dependência e instalações prévias caso tenha feito por outro formato como o repositório padrão, além das especificações do webserver para requerer os certificados e tal.

3 curtidas

Obrigado à todos que responderam :slight_smile:

@aarProTech eu uso o adguard descrito no link onde já vem com o Ubuntu core 18 e o adguard instalado. Solução bem interessante por sinal.

cat /etc/issue
Ubuntu Core 18 on \4 (\l)

Para contornar isso. Instalei o certbot na minha máquina (ubuntu 20.04) local e rodei o comando:
sudo snap install certbot
sudo certbot certonly --manual --preferred-challenges=dns --preferred-chain=“ISRG Root X1”

Se eu conseguir instalar o certbot no rpi3 já fica tudo local e consigo passar o caminho do certificado que ficam em /etc/letsencrypt/live/<seu_domínio>/[fullchain.pem, privkey.pem] no painel do adguard.
Além de ter um painel com https. Ajuda na criptografia das consultas via DNS sobre HTTPS ou DNS sobre TLS. Isso melhora a privacidade. :slight_smile:

1 curtida