Instalar um ambiente gráfico

Boa noite, senhores.
1 - Dúvida 1 - é possível instalar um ambiente gráfico por exemplo: se eu já instalei uma distro com KDE e quiser instalar um ambiente Gnome, fica bom? Fica como se fosse original distro com gnome?
2 - Dúvida 2 - Instalado um novo ambiente gráfico, pode-se remover o outro sem comprometer o sistema?
3 - Tem como fazer os procedimentos acima e não precisar instalar tudo do zero, ou seja, pegar a distro com o ambiente desejado e formatar tudo do zero?

1 curtida

Sim, vou dizer no caso do fedora que é a distro que utilizo, existem grupos de pacotes para cada ambiente e também existem as fedora-release-identity-(ambiente) abaixco dnf grouplist.

Também é possível apesar de eu nunca ter feito pois utilizo o GNOME fazem muitos anos, mas creio que trocando fedora-release-identity-workstation(GNOME) por kde, talvez seja tranquilo, infelizmente nunca precisei fazer esse tipo de alteração.

Como eu disse anteriormente nunca precisei fazer isso, tem só que tomar cuidado com os pacotes protegidos, por exemplo se eu tenho o release-identity-workstation o gnome-shell, sudo e grub2 são pacotes protegidos, lembro-me que é possível fazer troca, mas nunca tive a necessidade disso, boa sorte caso queira tentar, mas sim é possível, ex de um dnf grouplist (Você pode instalar o grupo de pacotes para ter o ambiente que deseja tipo sudo dnf groupinstall 'Ambiente de Trabalho KDE Plasma' não esqueça das aspas simples para ele entender a tradução, e por aí vai.
No debian e derivados se me lembro tem as tarefas (task-gnome, task-kde etc…) lembro de só ter utilizado isso talvez uma vez no tópico mais longo do fórum kkkkk, nem lembro se criei uma máquina virtual ou instalei o ambiente Cinnamon na ocasião.

1 curtida

Primeiramente você não especificou qual distro deseja realizar o procedimento.

1. Sim é possível.

Ambientes como o Gnome/Kde, as distros criam meta pacotes para instalar os mesmo.
Particularmente eu não sei como vai ficar, visto que o Gnome utiliza o GDM por padrão, o kde utiliza o SDDM. Não sei se é instalado tudo junto, mas apenas 1 gerenciador de login pode ficar ativo.

1. É recomendado desinstalar a interface antiga antes de instalar a nova. Pode ser necessário a intervenção manual do usuário, tipo, você ter que remover dependências avulsas para remover a interface antiga.

Ex: Em um vídeo que assisti ontem, um usuário para remover a interface kde, precisou remover umas 20 dependências manualmente antes de conseguir remover o kde no Archlinux.

1. É muito relativo responder esta dúvida sua, visto que vai depender do quanto você tem conhecimento e se esta disposto a resolver os problemas caso aconteça.
1 curtida

Fedora com Cinnamon. Quero colocar Gnome ou KDE.