Instalar Ubuntu sem bootloader

E ai pessoal.

Eu tenho um SSD onde tenho o Ubuntu 19.04 instalado. Eu queria instalar outros sistemas em um hd secundário. O problema é que quando instalo um novo sistema ele instala um bootloader no hd secundário e ele se sobrepõe ao meu bootloader original no SSD.

O que eu queria era instalar o sistema no hd secundário sem instalar um bootloader. Mas quando vou instalar o sistema, pelo menos no Ubuntu, eu sou obrigado a escolher um disco para a instalação do bootloader. Teria alguma forma de não instalar o bootloader pelo instalador do Ubuntu?

Eu queria simplesmente instalar o sistema secundário sem bootloader, logar no meu sistema principal e rodar sudo update-grub.

Acredito que uma solução fácil seja desabilitar o HD principal e instalar o novo sistema normalmente, após instalar, reativa o HD primário, configure-o como primeira opção de boot e atualiza o grub. É assim que faço

Pensei em fazer isso, mas seria tão mas prático se tivesse a opção de não instalar o bootloader no instalador.
Quando você fala em desabilitar o HD, seria desconectar o cabo sata? Ou teria alguma forma mais simples de fazer isso?

Eu desativo no setup mesmo, mais rápido do que abrir a máquina.

Instalo completo pq eventualmente uso o outro HD como primário e tiro o primário, fico intercalando, não vejo necessidade de mais de um HD, no meu caso.

1 curtida

Geralmente vejo ser indicado o comando ubiquity -b para não instalar o bootloader.

2 curtidas

Vlw, funcionou aqui, era exatamente o que eu queria.

1 curtida