Instalar swap depois de sistema instalado

Olá pessoal, sou usuário do Manjaro xfce.

Gostaria de saber:

  1. É uma boa utilizar o que esta descrito aqui https://wiki.archlinux.org/index.php/Swap_(Português)#Partição_swap para criar partição swap depois do sistema instalado?

  2. Preciso fazer backup de tudo? Ele realmente apaga todos os arquivos atuais?

  3. Sobre criar uma partição só para arquivos: é possível utilizar o GParted para fazer isso ou indicam de outra maneira?

Quando instalei o sistema optei por não mexer com partição.
Segue o print do que o GParted me mostra atualmente:

Não precisa criar a partição, ainda mais que vc já instalou o sistema e não criou /home separada. Aí é ver se o arquivo Swap existe e qual é o tamanho dele.
Outra coisa seria criar uma /home separada, é bastante útil. Aí é fazer backup das tuas coisas pra garantir, carregar um live usb e redimensionar a partição ext4 e montar como home. (Até dá pra criar a Swap aí tbm, mas hj é desnecessário já que o Manjaro cria swapfile).
Olha aí:
https://manjariando.wordpress.com/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

1 curtida

Sobre partição e criar home separada, vou deixar do jeito que esta mesmo neste momento. Mas obrigado pelo esclarecimento.

Sobre swap:

Quando instalei optei por não criar swap. Agora preciso. Como devo proceder? O que citei no item 1 é válido?

Se vc não criou, aí verifica se o arquivo Swap existe indo no terminal e digitando free -h. Se não existir, aí tem que criar. O @swatquest ou @msteles podem explicar melhor que eu, imagino…

1 curtida

Obrigado pela ajuda.

Pesquisei um pouco mais sobre swapfile e encontrei estes comandos:

sudo fallocate -l 2G /swapfile
sudo chmod 600 /swapfile
sudo mkswap /swapfile
echo '/swapfile none swap sw 0 0' | sudo tee -a /etc/fstab

Fonte

Reinicie e agora esta mostrando a swap no sistema.

Aparentemente funcionou pra mim. Fiz um teste rodando um monte de coisa aqui na máquina e esta funcionando, parou de travar.

4 curtidas

Nunca precisei fazer algo nesse sentido. Sempre criei partição de swap já na instalação.

1 curtida