Instalar ssl webmin+nextcloud

Bom dia pessoal, eu tenho um servidor com nextcloud e ele tem ssl pelo lets encrypt e nome de domínio pelo no ip. Eu tenho também nesse servidor o gerenciador de server webmin, minha duvida é, como instalar o certificado para o webmin? Pq atualmente se eu acessar: meuservidor.com ele entra no nextcloud normalmente e ativa o cadeado com https, mas se eu acessar meuservidor.com:10000 (que é o webmin) ele fica como certificado inválido, eu até consigo acessar, mas não é seguro, tendo em vista que é o gerenciador do servidor todo. Alguém sabe configurar isso?

2 Curtidas

Bom dia, Leonardo. Você tem um servidor nextcloud disponível na rede externa através do Raspberry Pi? Poderia me passar o tutorial de como fez isso? Estou tentando já algum tempo, mas só consigo acesso interno do meu servidor (tenho o Raspberry Pi 3 com o raspbian rodando o nextcloud)

Você só consegue acesso dentro da sua rede e não pelo IP externamente, é isto? Se for basta que você verifique se sua conexão não tem bloqueio de portas, ou está em um NAT. Depois configure o roteador para direcionar a porta para o IP do Raspberry.
Espero ter ajudado.

Fala cara,

Eu tbm tenho uma rede nexcloud com ssl e tbm passo pelo mesmo “problema”. Na verdade não é exatamente um problema pq de qualquer forma existe o protocolo de segurança ssl (https), ou seja, apesar do aviso a conexão esta segura sim. O problema é que o protocolo de segurança SSL não é o padrão e o navegador não consegue saber que protocolo é esse, então dispara o aviso que tem alguma coisa errada.

Não sei se vai ajudar, mas segue os links.

Um bom tuto para netcloud
https://wiki.archlinux.org/index.php/Nextcloud

Aqui como instalar um certificado SSL com Webmin

sempre sigo esse tutorial e sempre funciona, ele só não ensina a utilizar o no-ip para ter um endereço fixo para seu servidor, mas da parte de criação e configuração, está tudo ai

Pelo que andei descobrindo é que o webmin gera um certificado auto assinado e eu gerei um outro certificado para o nextcloud com o endereço do no-ip, dai se eu tento acessar o servidor externamente pelo chrome ele não deixa pq ele verifica que o certificado gerado para aquele endereçço é outro do que foi egrado pelo webmin, mas enfim, mesmo sendo auto assinado ele funciona como um certificado normal, só não foi homologado por uma certificadora, é a solução caseir apara se ter ssl kk, estou utilizando outro navegador para acessar o webmin externo, então por mim ta bom desse jeito kkk

Sim, percebi isso, como não estou com saco para tentar deixar tudo bonitinho, fica assim mesmo, a segurança está normal

A eu dei uma olhada, mas não resolveu, mas obrigado kk

Depois de muita pesquisa, desisti e vou utilizar em outro navegador que não de esse problema, a segurança ainda está sendo garantida com o certificado auto assinado do webmin, então pra mim está ótimo kkk

Obrigado a todos que contribuiram

Tem tempo que não mexo com o Webmin, até fui iniciar um contêiner para ver de novo as configurações…
Sei que já se deu por satisfeito, mas se não tiver o ip fixo vai ser complicado mesmo manter um certificado. Talvez, se fizer uma “gambiarra” usando Cloudflare resolvesse, apontaria de lá um registro cname do domínio/subdomínio para o NoIP, dessa forma usaria o SSL do próprio CF.
Apenas uma ideia se um dia precisar.

No meu fiz o seguinte:

PARA UTILIZAR LETSENCRYPT CERT NO WEBMIN

Após já ter um certificado funcionando no seu domínio com o Let’s Encrypt faça:

Editar Webmin Config File

vi /etc/webmin/miniserv.conf

Comentar a linha key perto do final do arquivo para manter histórico da configuração original.
#keyfile=/etc/webmin/miniserv.pem

Inserir as seguintes linhas após a linha ssl=1

ssl=1 (já existe - referencia)
keyfile=/etc/letsencrypt/live/seudominio_ja_com_ssl/privkey.pem
certfile=/etc/letsencrypt/live/seudominio_ja_com_ssl/cert.pem
extracas=/etc/letsencrypt/live/seudominio_ja_com_ssl/chain.pem
no_ssl2=1 (ssl=1 (já existe - referencia))

Salvar o arquivo e reiniciar o webmin

service webmin restart