Instalar SSD em notebook com Dual Boot

Tenho um notebook com um HD de 1TB onde possuo um dual boot com Windows 10 e Ubuntu 20.04.

Recentemente comprei um SSD de 250GB e gostaria de fazer a instalação dele nesse notebook, mas não sei como funcionaria na parte do Dual Boot.
Eu preciso voltar atrás com o Dual Boot e depois fazê-lo novamente?

Qual a melhor forma de prosseguir nesse caso?

Olá e boas vindas ao fórum :wave:
Existem softwares para clonar o SO do disco atual e colocar em outro sem perder os aquivos, exemplo: Tutorial: Como Clonar HD com EaseUS Todo Backup - EaseUS
Mas, não recomendo, pois pode haver problema de incompatibilidade de firmware do disco novo em questões, fora a estúpida demora. O melhor cenário é reinstalar os sistemas, agora no SSD, e particionar de forma manual a /home do Ubuntu no HD de 1tb, para que coexista ao lado do disco, teoricamente, “D:” do Windows. Assim você terá a velocidade do SSD para boot dos SO’s e o espaço “massivo” do disco mecânico para os programas em geral.

4 curtidas

Exatamente o que fiz quando migrei do HDD de 500 GB pro SSD de 240 mais do HD num caddy - fiz backup de tudo, reinstalei os sistemas e coloquei home e D: no HD

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.