Instalar sistema preservando a /home

É, pessoal. Pelo visto vou fazer uso do particionamento que aprendi em “tempo recorde”. O Ubuntu 21.10 que estou usando estava rodando muito bem, mas começou a apresentar problemas.

Então vou ficar no 20…04 LTS mesmo. Eu deixei o particionamento da /home separada. Como procederei durante a instalação para preservar a /home e instalar em / ?

Obrigado.

Acho que você pode apenas ir prosseguindo a instalação e, quando chegar na hora do particionamento, ao invés de formatar o disco inteiro ou apagar todas as partições, você pode apenas formatar o / e não formatar o /home (se não me engano, tem um quadrado para marcar caso queira formatar) e você editará a partição, mas se lembre de não marcar a opção de formatar.
Relembrando que, caso formate o /, perderá todos os seus programas (embora acabará perdendo de qualquer jeito, não acho que de para reaproveitar o /), não tenho muita experiência nisso, sempre fui usuário assíduo do arch, então sempre tive que fazer isso na mão.

Obs: quando digo editar, é aquela opção de que você pode trocar o formato de arquivos, mas ao invés de fazer isso, apenas colocará para o /home ser o /home na nova instalação.

se não me engano o dio tem um video no canal.

só falando vc não vai entender tem ver, então a melhor coisa que vc pode fazer é ver outra pessoa fazendo, depois que pega o jeito fica muito facil

A minha opinião é que é mais fácil instalar o sistema em uma partição só, e depois que ele estiver instalado fazer a mudança do ponto de montagem do /home.

Basicamente:

1. Termine de instalar o sistema em uma partição só.
  2. Adicione o ponto de montagem da sua partição /home no arquivo /etc/fstab.
  3. Monte a partição com mount -a
  4. Se não houve erro, está pronto. Se houve erro, conserte o fstab antes de reiniciar o computador!!!
1 curtida

Eu consegui instalar o sistema na partição de /. Até aí tudo bem, sendo que quando terminou a instalação, procuro os arquivos aqui: