Instalar sistema preservando a /home

É, pessoal. Pelo visto vou fazer uso do particionamento que aprendi em “tempo recorde”. O Ubuntu 21.10 que estou usando estava rodando muito bem, mas começou a apresentar problemas.

Então vou ficar no 20…04 LTS mesmo. Eu deixei o particionamento da /home separada. Como procederei durante a instalação para preservar a /home e instalar em / ?

Obrigado.

Acho que você pode apenas ir prosseguindo a instalação e, quando chegar na hora do particionamento, ao invés de formatar o disco inteiro ou apagar todas as partições, você pode apenas formatar o / e não formatar o /home (se não me engano, tem um quadrado para marcar caso queira formatar) e você editará a partição, mas se lembre de não marcar a opção de formatar.
Relembrando que, caso formate o /, perderá todos os seus programas (embora acabará perdendo de qualquer jeito, não acho que de para reaproveitar o /), não tenho muita experiência nisso, sempre fui usuário assíduo do arch, então sempre tive que fazer isso na mão.

Obs: quando digo editar, é aquela opção de que você pode trocar o formato de arquivos, mas ao invés de fazer isso, apenas colocará para o /home ser o /home na nova instalação.

se não me engano o dio tem um video no canal.

só falando vc não vai entender tem ver, então a melhor coisa que vc pode fazer é ver outra pessoa fazendo, depois que pega o jeito fica muito facil

A minha opinião é que é mais fácil instalar o sistema em uma partição só, e depois que ele estiver instalado fazer a mudança do ponto de montagem do /home.

Basicamente:

1. Termine de instalar o sistema em uma partição só.
  2. Adicione o ponto de montagem da sua partição /home no arquivo /etc/fstab.
  3. Monte a partição com mount -a
  4. Se não houve erro, está pronto. Se houve erro, conserte o fstab antes de reiniciar o computador!!!
1 curtida

Eu consegui instalar o sistema na partição de /. Até aí tudo bem, sendo que quando terminou a instalação, procuro os arquivos aqui:

E não acho. Mas consigo achá-los aqui:

As partições ficaram meio esquisitas:

Tem dois erros aí: a partição destinada a ser home não está montada como tal. Pelo Gnome Discos é fácil corrigir

https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

E não se deve formatar a home em btrfs. Normalmente se mantém em ext4 ou, como faz o OpenSUSE, colocá-la em xfs

1 curtida

Por qual motivo?

Li que o btrfs é mais rápido. Qual a vantagem do xfs?

Irei corrigir, obrigado.

1 curtida

Olha, dei uma pesquisada aqui, parece que tem a ver com a compressão que o btrfs faz que não fica boa com o uso que o sistema faz constantemente da home… mas já tem quem defenda que é seguro (só que com diversos poréns)

O XFS passou a ser o padrão que o OpenSUSE usa em suas instalações, sendo que é uma das distros mais conhecidas a adotar o btrfs como padrão na instalação (Fedora é outra, as demais são raras, como o Garuda na base Arch). Imagino que se eles adotaram, é pq testaram bastante… faz tempo que não pesquiso sobre o assunto, mas o que lembro de ter lido é que o costume é adotar btrfs na raiz e ext4 ou xfs na home. Mas o tema é controverso ainda.

Para o acesso à home, faz pouca diferença. Tanto que se vc usa ssd e hdd, não há problemas em montar a home no hdd, nem se nota a diferença de velocidade no acesso. Agora, na raiz a diferença é notória

1 curtida

O instalador fez a instalação em apenas uma partição mas criou um subvolume para sua home.

A sua partição de arquivos do home de 464GB também parece ter um subvolume chamado @home.

Se não quiser fazer pelo gnome disks, dá pra fazer manualmente pelo /etc/fstab:

• Inicie o computador e faça login em um terminal virtual
  • Logue-se como root, ou como usuário e torne-se root (su - ou sudo -s)
  • Desmonte a partição /home (umount /home). Caso esteja presa, pare o serviço do login manager
  • Siga um tutorial de edição do fstab
  • Monte todas as partições com (mount -a). Se der erro, corrija o fstab.
  • Reinicie o serviço do login manager
  • Faça o login e verifique que sua home está como era antigamente.
1 curtida

o motivo? simples, pura besteira.
eu já usei o btrfs na home é nunca tive problema algum

1 curtida