Instalar programas em outros hd

Boa tarde.

sou uma pessoa iniciante no mundo linux.
eu quero instalar o pop os no meu desktop principal e na minha torre eu tenho 3 discos.
eu queria por o sistema no SSD de 120GB e queria que os programas que eu for instalar no sistema que fossem para um HD de 500GB como faço isso? a
lguem me pode ajudar?

Pesquise como fazer o particionamento manual, aí é colocar a raiz no ssd e a home no hd desejado. Ou separar a home depois do sistema instalado, seguindo as instruções deste post aqui:

https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

entao se eu puser /home no HD e /root no SSD todas as aplicacoes que instalar vao para o hd certo?

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

A ideia é mais ou menos essa, mas, para o /home, você precisa selecionar o HD no canto superior direito.
Um adendo: o instalador do Pop mostra em MiB e não Mb, então recomendo deixar o celular do lado para converter online.

Obs: você provavelmente está usando UEFI, então o que vai aparecer na imagem 9 para ti é boot/efi (ou algo assim)
Obs2: perdão pelos prints meio jogados. Precisei usar o DistroTest pois não tenho máquina sobrando para simular a instalação do Pop com maior fidelidade.

Dica:
Swap- 4gb
EFI- 512mb

Mais ou menos… aplicativos vão para a raiz, suas configurações (logins em contas nos navegadores, temas, rádios adicionadas no Shortwave etc.) vão para pastas ocultas na home, assim como papeis de parede, ícones, temas da interface gráfica

Não. Os programas instalados em conjunto com o sistema operacional serão instalados no SSD, as únicas exceções seriam pacotes do tipo SNAP/Flatpak/AppImage que utilizam espaço da “/home”.

Sugiro assistir este vídeo para entender melhor como os sistemas operacionais baseados em Linux organizam os programas e o espaço do usuário.

Este outro aqui pode ajudar também.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Não há problema algum em você montar o sistema com alguns diretórios em outros HDs…

O que geralmente o pessoal faz é separar / de /home , mas no seu caso específico, poderá por exemplo, configurar pontos de montagem de alguns diretórios do sistema no HD.

Por exemplo, no SSD você vai instalar / mas daí poderá colocar no HD o /home , /etc , /usr e até o /bin (mas depende do sistema, no Arch /bin é symlink de /usr/bin)… Depende do que você quer fazer, quais restrições de tamanho dos discos e etc.

Mas se tu montar todos os binários e as bibliotecas no HD, pode ser que a execução do sistema fique um pouco mais lenta, então tem que ver exatamente do que tu precisa…