Instalar Programas em diferentes Diretórios

Olá à todos, cheguei ao ponto de fazer esse tópico pois é um assunto que mesmo pesquisando bastante na web, seja em português ou seja em inglês, não acho respostas apropriadas. Gostaria de saber como faço para instalar programas em diretórios diferentes dos nativos da instalação por apps como o “Gerenciador de Aplicativo” ou então pelo próprio terminal. Sou Iniciante no Linux mas percebi que tanto os aplicativos PPA que se instala pelo terminal em comandos como “sudo apt install ‘nome-do-app’” ou mesmo flatpaks como o “flatpak install ‘flathub-do-app’” levam sempre para o meu disco local que seria a partição Home do meu SSD, contudo há muitos programas que desejo instalar no meu HD e mesmo ele montado o máximo que consegui instalar foi jogos da Steam nele. Pelas minhas pesquisas vi que os flatpaks ainda há como criar um novo repositório no HD só não consegui o fazê-lo, toda vez aparece um erro no terminal dizendo que o diretório está incorreto (Sim o hd está montado e no flatedit sempre começo a linha de código do diretório com /run/diretório) mas no caso dos outros apps que vou instalar pelo terminal, como dito antes, eles sempre vão diretamente para o SSD e isso está me dando uma frustação gigante pois não acho a solução dessa minha noobisse em nenhum lugar na net.

Primeiro ponto é saber a diferença na instalação de programas flatpak “usuário” ou "sistema:

Indo um pouco mais a fundo, é interessante lembrar que o sistema do linux funciona de forma diferente do windows. Provavelmente você está querendo instalar programas em diferentes partições para melhor aproveitamento dos seus discos.

Eu sei que não é algo para iniciantes, mas o ideal seria vc melhorar a distribuição de espaço em disco e uma ótima ferramenta para isso é criar pontos de montagem em diferentes partições. Por exemplo, se os programas flatpak ficam em /var/lib/flatpak, você poderia adicionar uma nova partição e montá-la nesta pasta. Dá pra fazer mas precisa ser bastante avançado para conseguir fazer isso.

O ideal, caso a instalação de flatpaks como “sistema” não resolva, é você nos dar mais detalhes das suas partições e onde estão montadas com o comando df -h

2 curtidas

Então no caso tanto o usuário como o sistema estão no SSD, acho que coloquei mal as palavras anteriormente (partições listadas na imagem em anexo). O sistema em si deixei no SSD para melhorar a velocidade, tanto de ligar o computador como de usar softwares de trabalho contudo, esse dispositivo tem só 100GB (o que hoje em dia não é nada) se tudo que eu instalar eu for colocar diretamente nele, acaba rápido, por isso programas menos triviais e jogos eu gostaria de colocar no HD de 1TB (/dev/sdb1). Eu realmente gostaria de entender como fazer esse direcionamento de instalação, se puder me explicar, eu tentei fazer um diretório customizado de armazenamento do flatpak por esse tópico: Tips and Tricks - Flatpak documentation
contudo, tudo o que recebi foi uma mensagem de “diretório inválido” no terminal sempre que vou tentar instalar o repositório dele após configurar o diretório, já de programas PPA eu nem si quer consegui achar algo que me indicasse como trocar o diretório, sei que é muita coisa dita em um único tópico mas é porque eu realmente estou meio desesperado.
Captura de tela de 2024-06-06 09-23-50

O sistema não é projetado para se fazer escolhas de instalação de programas em pastas específicas, não é assim que funciona. A organização de arquivos no linux segue uma lógica diferente do Windows para otimizar e fazer o sistema usar menos espaço. São as dependências compartilhadas.

Isso quer dizer que para instalar um programa, em teoria vc não precisa reinstalar as dependências, então o sistema ocupa bem menos espaço. Esse é o modo padrão, quando vc instala o programa do repositório da distribuição. Também é o modo mais recomendado por mim.

Com o flatpak, essa história mudou um pouco porque nesse formato cada programa pode levar consigo todas as dependências em versões diferentes, o que causa um aumento do espaço necessário para as instalações, mas não sei se é possível escolher diretórios específicos para cada programa, uma vez que o flatpak também otimiza a instalação de dependências duplicadas. Se essa for sua dúvida, poderá alterar o tópico para “Como escolher diretórios para um programa flatpak?”.

Para comparação, o Windows funciona provendo somente a base do sistema e interface gráfica, então cada programa instalado precisa carregar consigo também todas as dependências. Por isso um programa no Windows é muito maior do que um programa no Linux, mas com a diferença conceitual de estar todo no mesmo diretório.

Pelo que é mostrado, não precisa ficar preocupado com o espaço em disco, ainda há 79G livre. No caso de jogos que são muito grandes, os próprios programas já vão oferecer algum tipo de suporte para que você os instale em diretórios específicos. Você poderá então indicar uma pasta no seu hdd para eles. Funciona assim no Steam e no Heroic que eu uso, afinal alguns jogos pode bater seus 80GB livres.

Então, no caso o espaço livre era por justamente evitar instalar demais coisas antes de saber como gerir corretamente o armazenamento nesse sistema. Bom, acho que a solução é por hora usar duol boot mesmo até aprender mais sobre tudo. Agradeço a sua atenção e disposição de tempo ao ter me respondido!

O armazenamento desejado esta no diretório “/mnt/armazenamento”, então crie um link simbolico do diretório flatpak e do snap apontando para “/mnt/armazenamento”, o comando é “$ ln -s” “$ man ln”:

https://www.guiafoca.org/guiaonline/iniciante/ch08s04.html

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.