Instalar Programas em diferentes Diretórios

Olá à todos, cheguei ao ponto de fazer esse tópico pois é um assunto que mesmo pesquisando bastante na web, seja em português ou seja em inglês, não acho respostas apropriadas. Gostaria de saber como faço para instalar programas em diretórios diferentes dos nativos da instalação por apps como o “Gerenciador de Aplicativo” ou então pelo próprio terminal. Sou Iniciante no Linux mas percebi que tanto os aplicativos PPA que se instala pelo terminal em comandos como “sudo apt install ‘nome-do-app’” ou mesmo flatpaks como o “flatpak install ‘flathub-do-app’” levam sempre para o meu disco local que seria a partição Home do meu SSD, contudo há muitos programas que desejo instalar no meu HD e mesmo ele montado o máximo que consegui instalar foi jogos da Steam nele. Pelas minhas pesquisas vi que os flatpaks ainda há como criar um novo repositório no HD só não consegui o fazê-lo, toda vez aparece um erro no terminal dizendo que o diretório está incorreto (Sim o hd está montado e no flatedit sempre começo a linha de código do diretório com /run/diretório) mas no caso dos outros apps que vou instalar pelo terminal, como dito antes, eles sempre vão diretamente para o SSD e isso está me dando uma frustação gigante pois não acho a solução dessa minha noobisse em nenhum lugar na net.

Primeiro ponto é saber a diferença na instalação de programas flatpak “usuário” ou "sistema:

Indo um pouco mais a fundo, é interessante lembrar que o sistema do linux funciona de forma diferente do windows. Provavelmente você está querendo instalar programas em diferentes partições para melhor aproveitamento dos seus discos.