Instalar programas de terceiro no Manjaro

Eu uso o Linux Mint faz uns dois anos, e eu separo uma partição pra testar outras distros, eu coloquei o Manjaro, aí eu vi que não tinha suporte a ppa e mesmo eu usando já faz um tempo eu nunca parei pra estudar a fundo sobre, então eu fiquei em dúvida como eu instalo um programa como por exemplo o Grub Customizer no Manjaro

O grub-customizer está nos repositórios oficiais do Arch Linux. No Arch Linux e derivados utiliza-se apenas os repositórios oficiais e o AUR, não existe nada semelhante a PPAs.

2 curtidas

Ok eu usei o Grub Customizer como exemplo porque é a unica ppa que eu tenho, logo eu poderia usar o sistema de boa, mas supondo que não estivesse eu teria que usar esse AUR? O que é esse AUR?

AUR (Arch User Repository), é um repositório central e comunitário, qualquer pessoa pode enviar um PKGBUILD, esta mesma pessoa é responsável por manter o pacote. O AUR deve ser utilizado por conta e risco, ele não é mantido pelos desenvolvedores do Arch Linux.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Arch_User_Repository

2 curtidas

Entendi, vou pesquisar mais a fundo

1 curtida

Assim como os PPAs, qualquer pessoa com conhecimento pode criar um repositório que possa ser utilizado no Arch Linux e/ou seus derivados, como os PPAs esses repositórios podem quebrar o sistema se ele foi criado para ser utilizado no Arch e o usuário adicionar o mesmo no Manjaro.

Na própria wiki do Arch se encontra alguns repositórios não oficiais, mas é de responsabilidade do usuário se ele utilizar.

Saudações.

Muito obrigado pela ajuda, mas isso foi em agosto e como eu disse eu tava só testando já apaguei o Manjaro faz tempo

Eu sei que faz tempo, foi só para deixar a informação referente a resposta do outro amigo acima.

Saudações.