Tenho um PC com Nvidia g force 210. Queria muito usar o Pop Os mas, não consegui fazer funcionar com o drive nvidia 340.xx que é o que funciona, mas não vem com a distro, mesmo baixando com drives da Nvidia. Tentei manualmente, mas sem sucesso. No repositório mostra a partir do 390.xx. E o drive nouveau não ficou bom. Sou novo no Linux. Já pesquisei bastante, mas não encontrei nada que ajudou especificamente.
Olá!
Hum… eu lembro de ter dialogado com alguém aqui sobre esse assunto. A questão do driver também implica em verificar a versão do kernel. Driver muito antigo não consegue “subir” os módulos em kernel tão recente.
Para usar o driver 340 precisa ver até que versão de kernel suporta. Como o Pop!_OS esta na casa do kernel 5.16 é muito distante acredito.
Pesquise sobre isso, driver 340 qual kernel. Depois como fazer instalação de kernel antigo na distro e selecioná-lo como padrão.
#sucesso
Ao menos no Manjaro, o 340 aceita apenas até o 5.4… mas mesmo no Manjaro não está dando mais pra instalar o 340, faltam dependências antigas demais pra satisfazer as necessidades do driver. Teria que ver se alguma distro baseada em Debian consegue resolver o caso
O Linux Mint usa o 5.4 e instala o driver. Mas tentei colocar esse kernel no pop e nem abriu.
Tem como pegar isso de outra distro e colocar no pop os?
Uma boa e simples forma de instalar no Manjaro é simplesmente rodar os comandos desse tópico: [HowTo] get legacy 340xx NVIDIA drivers back - Tutorials - Manjaro Linux Forum, independentemente do kernel que esteja usando, vai deixar o ultimo kernel disponível para o drive.
Utilizo atualmente no xubuntu 20.04 em uma máquina com nvidia, instalei usando esse vídeo: https://youtu.be/jzYA1ojXVhM.
Qual versão do Pop está tentando usar? Lembro que funcionava corretamente na 20.04, instalava a versão diretamente pela loja.
Ops, me enganei aqui, estava me referindo ao 304, que parece ter problemas com a libinput…
O Ubuntu 22.04 LTS também perdeu o suporte oficial ao driver 340, assim como o Pop!_OS, o Manjaro e outros sistemas em suas versões mais atuais.
É um driver bem antigo e fazê-lo funcionar nas versões mais atualizadas do kernel Linux tem sido tarefa cada vez mais árdua. Por isso a perda de suporte.
O que houve ao usar o Nouveau?
Qualidade da imagem com pixels mais evidentes, o Davince Resolve incompatível.
Voltei pro Mint, mas ele trava muito.
Existe alguma forma de usar o Pop com esse drive?
Para usar o driver proprietário 340 no Pop!_OS, você poderia tentar remover o kernel atual e instalar uma versão anterior que ofereça suporte ou então tentar uma solução não oficial (e não garantida) com um kernel mais atual: apt - nvidia-340 driver on Ubuntu 20.04 - Ask Ubuntu
Qual é o restante da configuração do computador? Seu processador teria vídeo integrado? Ou então a placa-mãe?
Tô no mint agora com chuviscos na tela
. Ele é muito bugado aqui. Copiei por ele.
System: Kernel: 5.4.0-109-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 9.4.0
Desktop: Cinnamon 5.2.7 wm: muffin dm: LightDM Distro: Linux Mint 20.3 Una
base: Ubuntu 20.04 focal
Machine: Type: Desktop Mobo: PCWARE model: IPMH310G 2.0 v: x.x serial: <filter>
UEFI: American Megatrends v: F14 DB date: 11/11/2020
CPU: Topology: 6-Core model: Intel Core i5-9600KF bits: 64 type: MCP arch: Kaby Lake rev: D
L2 cache: 9216 KiB
flags: avx avx2 lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 44398
Speed: 800 MHz min/max: 800/4600 MHz Core speeds (MHz): 1: 800 2: 800 3: 800 4: 800
5: 800 6: 800
Graphics: Device-1: NVIDIA GT218 [GeForce 210] driver: nvidia v: 340.108 bus ID: 01:00.0
chip ID: 10de:0a65
Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: nvidia
unloaded: fbdev,modesetting,nouveau,vesa resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: GeForce 210/PCIe/SSE2 v: 3.3.0 NVIDIA 340.108 direct render: Yes
Pessoal, obrigado pela ajuda. No final foi mais simples que pensei. As informações aqui me levou a solução.
Instalei o um ppa pelo terminal com o comando:
sudo add-apt-repository ppa:kelebek333/nvidia-legacy
Depois atualizei:
sudo apt-get update
Depois usei esse comando:
sudo apt install nvidia-340
Depois reiniciei pelo terminal mesmo:
reboot
E já voltou com drive correto.
Não sei se fez diferença, mas já instalei a distro com drives da Nvidia.
Espero que esse tópico ajude outros com essa mesma dificuldade.