Instalar o windows 10 a partir de uma máquina que possui um dual boot (mint 20 e Ubuntu 18) pode corromper as distros Linux?

Galera se eu instalar o Windows 10 numa partição separada das outras 2, pode dar problema?

Então. Sendo em partições separadas não - desde que ao você ao instalar, não altere nada na partição aonde está o(s) outro(s) sistema(s).

Mas esteja ciente que ao instalar um sistema operacional novo, ele vai instalar O Seu inicializador.

No caso dos “Linux”, eles geralmente usam o inicializador GRUB, que por ser aberto, reconhece sistemas Linux, Windows e Android (que também é um linux).
No caso do Windows, ele usa o seu inicializador proprietário e fechado - focado só para o Windows mesmo. E com isso ele não sabe como inicializar outros sistemas que não são Windows.

Com esses dados em mente, saiba uma coisa: O ultimo sistema instalado na máquina é quem está gerenciando o inicializador.

Então se você tem um computador com Linux e for instalar o Windows, o inicializador do Win não vai reconhecer o Linux (mas não vai alterar nada nele).

Mas ai vem o pulo do gato: Já que o GRUB reconhece mais sistemas que o inicializador do Windows, vale a pena inicalizar pelo GRUB. E para isso, tem como fazer uma recuperação do GRUB.
Basta baixar a imagem ISO do site de umas das distros linux instaladas na sua máquina, criar o Live USB e dar boot por ele e seguir os passos como nesse tutorial:

3 curtidas

muito obrigado pela orientação

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.