Instalar o Gnome no Manjaro KDE

Olá novamente! :slight_smile:

Gostava de testar o Gnome mas não queria formatar o PC nem queria usar a VM.
Se eu migrasse para Gnome, iria usar o Manjaro por isso posso instalar o Gnome no Manjaro KDE?

É só executar

sudo pacman -S gnome

ou é melhor fazer mais alguma coisa?

Obrigado :smiley:

Sim, instalar o metapacote gnome, que instalaria o que é necessário para ele rodar. Para rodar o GDM ao invés do SDDM, é só desabilitar o serviço do SDDM e habilitar o do GDM:

sudo systemctl disable sddm
sudo systemctl enable gdm
1 curtida

Pode seguir os passos da Wiki do Manjaro ou Arch, porém é melhor instalar a distro do zero.

1 curtida

Instalo isto tudo?

1 curtida

Sim, fora os aplicativos essenciais, é instalado aplicativos básicos do sistema, como a loja, o aplicativo de screenshot, etc, mas que podem ser desinstalados depois usando sudo pacman -R {pacote}

1 curtida

Obrigado :smiley:

1 curtida

Acho que o melhor é mesmo instalar separado. Ao instalar o Gnome ficou com o tema GTK do KDE.

  • Qual é a diferença entre o Bash e o Zsh? Parece que o Gnome usa o Zsh.
  • Posso usar o KDE Connect no Gnome?
  • Já agora, digam-me as vossas opiniões sobre o Gnome (principalmente de quem saiu do KDE :slight_smile:)
1 curtida
  • Sobre Bash e ZSH nada sei, pra mim isso é grego (hehehehe)
  • Sobre o KDE Connect, sim, pode, baixa uma extensão chamada GS Connect (eu acho até melhor que o KDE Connect)
    Minha opinião sobre o KDE, de quem conheceu lá nos tempos do Kurumin e usou quase 1 ano de Cinnamon no Mint (que tem diferenças importantes mas usa o esquema de “menu iniciar”): depois de usar Windows por sei lá quantos anos, desde o 3.1, o Gnome pra mim foi um banho refrescante. Muito mais fluido no aspecto da produtividade. Não ter barra inferior com as coisas que estão abertas (sim, dá pra ativar via extensão) e lançar aplicativos via dock ou teclado é mais prático, mesmo exigindo um maior conhecimento da sua própria instalação de OS. E a área de trabalho vazia - tornando-se de fato um belo enfeite - é suave aos olhos…
1 curtida

Mesmo entupido de extensões, com uma pá de janelas abertas em três áreas de trabalho, fica limpão. Agora, imagina isso no Windows!

2 curtidas

Muito obrigado :blush:

:joy:

1 curtida

Ambos são shells do sistema, bash é o padrão em muitas distros, zsh é padrão no Mac, não tem muita diferença, só certas funcionalidades e plugins são diferentes, eu uso zsh seguindo esse tutorial. Sobre a segunda parte, creio que não, pode ser uma diferença no PS1. É possível ver o shell que está rodando usando o comando ps -p $$
image

1 curtida

Confirmado, Gnome usa zsh
image

1 curtida

Mas posso fazer tudo como se fosse no bash certo?

1 curtida

Sim, os dois só se diferenciam se você for escrever scripts.

1 curtida