INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA, me ajudem

estou ajudando uma amiga a instalar o linux mint no pc, ela trocou de maquina recentemente e como eu a ajudei na outra instalação na maquina antiga ela me pediu ajuda, estou seguindo o tutorial do diolinux “INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA” pois agr ela tem uma maquina com um hd(do pc antigo) e um ssd. eu ja segui esse mesmo tutorial para fazer o mesmo processo num notebook de um parente, como faz algum tempo n me lembro bem e fui vendo e passando as informações pra ela (a distancia pq né o coronga ta ■■■■), a questão é: depois de entrar na opção avançada e apagar as coisas do ssd e do hd a proxima coisa a se fazer é criar uma partição EFI no ssd segundo o video mas quando ela vai faazer isso n aparece a opção “partição de sistema EFi”. posso estar fazendo algo errado ou esqueçendo algo que fiz da outra vez no pc de um parente, alguem pode me ajudar ?

1 curtida

Para EFI, use “Criar partição Fat32”.

Depois, atribuir a ela as Flags: — boot, esp.

Anotei o básico aqui:

1 curtida

Nesse link q vc me mandou ta falando de dualboot, eu n to fazendo dual boot tbm da no mesmo ?

No Mint, que usa Instalador Ubiquity (o mesmo do Ubuntu), seria assim:
image
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WwD_JsfV1io

O link fala de vários passos ─ inclusive a criação da partição EFI, atribuição das flags etc.

No gparted você consegue formatar a partição em fat32 (esse é o formato, “efi” é onde ela tá montada, ou o estilo da partição, vamo dizer assim. /boot/efi é o diretorio pra montar), ou se tiver a opção de colocar ESP também dá (EFI System Partition). Depois que formatar em fat32, clica com o botão direito e vai na parte de editar as flags, e seleciona boot e ESP. Na hora que for instalar, não formata de novo a partição, do contrário pode desfazer o ESP/Boot. Só poe pra usar o disco inteiro como boot device que automaticamente ele acha a partição EFI que você criou. Coloque uns 512MiB que tá bom.
image

Olá, eu também tenho uma dúvida.

Minha ideia é ter / e /home separadas. Sendo que não disponho de tanto espaço e pode ocorrer que a / fique super ou sub dimensionada. Para evitar isso, tentei mexer no Gparted. Construí o cenário das partições após uma instalação do zero.

A / estaria à direita da não alocada( diminuída da /home).

Sendo como eu faria para integrar a não alocada à / ?

Sugiro refazer essas partições de outra forma, vai ajudar a não precisar mexer muito no futuro:
boot/EFI - 512 MB em fat32
“/” - 80 GB em btfrs (de forma geral, os snapshots são salvos pelo Timeshift na raiz; em rsync é possível salvá-los em outra partição - na home, por exemplo -; em btrfs não descobri como colocar as imagens em outro lugar que não a home)
“/home” - o que sobrar de espaço com exceção da swap (no caso, 16 GB x 1024, o que dará o espaço em MB), em ext4 e não em btrfs
linuxswap - 16 GB (não é muito? depende se vai usar hibernação ou não, fica a teu critério)

Acho que dessa forma, tende a não dar problemas de falta de espaço nem na raiz nem na home…