Instalar Gentoo ao lado do Arch

Boa noite pessoal, estou querendo instalar o Gentoo lado a lado com uma instalação do Arch, já tenho o Arch instalado e por isso quero usar a mesma instalação do GRUB, teria um jeito de usar as mesmas partições para o boot?

Atualmente meu armazenamento está particionado desta forma:
image
O sda5 tem uma instalação do Windows, e tenho 50gb para usar com o Gentoo.

Desde já, obrigado.

Alguns links de fóruns (EN) para lhe guiar.

1

2

3

Só não entendi pq 1GB de boot, aqui uso 100mb ‘-’

1 curtida

Ops!

Então, vc nem vai precisar instalar o grub no gentoo. Pode deixar pra configurar o GRUB no Arch. Não há nenhum problema em usar o mesmo /boot/efi, até mesmo porque sem o GRUB nem faz sentido montar essa partição automaticamente…

Já usar o mesmo /boot pode dar problema se vc instalar o grub no gentoo. Mas se usar o /boot apenas para manter o kernel não deve ter grandes complicação, mas vai precisar algum ajuste manual pois a detecção do grub no arch não vai acertar automaticamente o diretório raiz do gentoo e nem os parâmetros do kernel para incialização dele.

1 curtida

Eu segui algo parecido na minha instalação. Deixei o GRUB do debian e não instalei no gentoo. Daí comecei a usar mais o gentoo e optei por usar o carregamento direto do kernel na inicialização (EFI stub kernel). Pra primeira instalação pode ficar tranquilo que o grub de outro sistema resolve bem. É recomendável que vc tenha um outro sistema funcionando pra enfrentar os primeiros problemas na instalação do gentoo kkk

1 curtida