alguém teria um tutorial detalhado com os códigos escritos para eu poder fazer isso? quero instalar no meu note para poder rodar alguns apps que costumava usar no windows
se caso tiverem uma sugestão diferente e mais simples de mexer, também aceito
instale o bottles. com ele é mais fácil. sudo apt install bottles
Olá!
Importante que você conte um pouco mais sobre quais Apps tem em mente. o Wine não consegue ser um substituto ideal para rodar qualquer aplicativo que seja de Windows em Sistemas com Linux.
Contudo, um caminho mais seguro para quem está iniciando é utilizar apps que facilitam a experiência na usabilidade como o Bottles.
Você pode seguir este vídeo para instalar o Bottles através de flatpak que vai minimizar a possibilidade de “zuar” os pacotes do sistema na mesma medida em que mantém segurança por rodar apps de Windows em modo confinado.
Vale observar que ai está todo o processo para criar uma garrafa e instalar um App de Windows buscando o arquivo executável de instalação. O processo é similar para diversos tipos de instalações. Contudo, para total funcionamento é preciso pesquisar os requisitos do app no Windows em termos de de dependências e tecnologias de aceleração que seu hardware pode fornecer para melhorar a otimização de execução no ato de utilizar o app. Mas servirá como um guia genérico para primeiros passos.
Quero baixar WhatsApp, Canva, YouTube Music, esses apps simples que geralmente usuários comuns de Windows usam kkkkk
Bom, não gosto de estragar prazer, mas se de repente não tiver uma alternativa no Linux, depender desses programas é bem complicado. Não é garantido que vão sequer funcionar no Linux, quanto menos rodar bem, mesmo dentro do Wine.
Você pode tentar usar o Lutris. Tive péssimas experiências com o Bottles.
Olá!
Entendi quanto aos apps.
Realmente não sei se estes especificamente funcionarão via wine.
Porém, pesquisando na flathub tem alguns clientes para Whatsapp. Não conheço e não utilizei, mas alguns possuem selo de verificação. Vale a pena pesquisar pois se funcionarem como pretendido é ainda melhor do que tentar rodar via wine algum app.
Agora Youtube Music é algo facilmente e funcional via navegador de sua preferência tbm, ou transformar ele em webapp que é algo tranquilo também e funcionará normalmente em Linux não precisando de wine. Não sei se o app do Youtube Music é um app standalone ou só um webapp mesmo na versão para win, mas se for separado com um executável instalavel é bem provável que funcione via wine igual o Amazon Music Desktop.
O Canva seguirá o mesmo pensamento dos demais que mencionei acima em que rodando pelo navegador deve ser o caminho mais universal. Agora como um app instalável, pode verificar via wine, bootles, lutris ou outro que facilite o caminho na tentativa de rodar interepretando.
#sucessoai