Tenho um PC Desktop (Dell Inspiron 5675) com AMD Ryzen e GPU Radeon.
Como eu faço para instalar os drivers proprietarios do meu PC? quando eu instalo o driver proprietario da GPU Radeon, assim, quase eu nao jogo muito. so navego na internet no PC. Apesar de que tambem o UBUNTU nao necessita de drivers proprietarios no sistema. os proprios dele ja fazem o trabalho. e rodam perfeitamente bem. so queria deixar meu PC mais bacana.
Outra coisa, quando eu instalo a Steam por exemplo, para jogar CS, da um problema no driver que ele nao consegue rodar corretamente a STEAM e nem o jogo.
Obrigado!
Olá, como se trata de uma GPU AMD, os melhores drivers são os que já vem com o Kernel Linux. Então você não precisa fazer nada.
A versão proprietária do driver da AMD para Linux não é destinada a games, ela é para produção de conteúdo gráfica técnica, estudos ou computação via GPU, geralmente usada quando o usuário precisa de algo como suporte a OpenCL para renderizar vídeos via GPU, encodando arquivos, não é o caso de games.
Com um setup desse tipo, não são necessários mais drivers, porém, o AMDGPU, driver open source que já vem com o Kernel, funciona melhor com chips relativamente mais novos, pode ser esta uma questão, não sei exatamente o modelo da sua GPU.
Em tese o CSGO deveria funcionar normalmente, pode ser algo mais com o game, do que com o driver. Recomendo usar a Steam em Flatpak, ela costuma funcionar bem, sem maiores problemas, e fazer um teste dessa forma.
Caso tenha mais detalhes para compartilhar que possam nos ajudar a te ajudar, é só comentar
Opa! Não sabia disso. Bom saber!
Eu tenho que me aprofundar mais no LINUX. e no UBUNTU.
Obrigado pela resposta!
Só não mencionei o modelo da GPU pois não me lembro qual é.