Instalar driver realtek

olá!

Estou tentando instalar o driver para o adaptador wi-fi D-link dwa-171 no meu manjaro, mas sem sucesso.

Segundo o site da D-link, o chipset é o RTL8811cu.

Não encontrei nada específico para este driver. Testei alguns outros, e aparentemente um deles funcionou, mas com problemas. Consigo ver as redes disponíveis, mas quando tento me conectar à minha rede, recebo uma msg pedindo a senha repetidas vezes. Em algumas das tentativas consigo me conectar, mas com problemas de velocidade. E na maioria das vezes continuo no loop de pedir senha da rede e nada acontecer.

Já tentei seguir as instruções no site da própria D-link, mas também chego em um erro que não sei como continuar.

Alguém com paciência e disposição de me ajudar?

obrigado desde já.

1 curtida

olha se esse driver tem no aur, e usa ele de lá

Olá, bom dia. Você disse que tentou no Manjaro, mas isso acontece na distro com outras interfaces gráficas (KDE, XFCE, GNOME…)? Já tentou em outras distros, como Ubuntu, por exemplo? Aqui no meu notebook Aspire E5-571G da Acer tem dois cards, um da Realtek e outra da Qualcomm, ambos funcionam normalmente aqui no Ubuntu 18.04 LTS.
Enfim, só testando para ver.

Use o comando lsusb para descobrir o ID do seu dispositivo:

Bus 001 Device 009: ID 2001:3314 D-Link Corp.

Daí procure qual é o módulo do kernel para o ID que o comando retornou. Possivelmente seja:

  1. Driver que necessita de um firmware que não foi instalado
  2. Driver que não está disponível na versão do kernel que você está usando. No caso seria um hardware muito recente. Aí teria que baixar e compilar você mesmo o driver adequado, ou então instalar um kernel experimental da nova versão (atualmente o 5.7)

Procurei pelo ID no github como vc sugeriu, e depois de alguma leitura achei essa página: GitHub - brektrou/rtl8821CU: Realtek RTL8811CU/RTL8821CU USB Wi-Fi adapter driver for Linux

Aparentemente há uma questão na versão CU, que trata o dispositivo como um pendrive para armazenar o driver para windows.

Segui o passo a passo da página e consegui fazer funcionar perfeitamente.

obrigado.

1 curtida