Boa noite! Recentemente instalei o Mint 19.3 em dual boot com Windows 10. Até aí tudo bem, porém ele não reconhece meu dongle usb de Wi-Fi da realtek. Já tentei faria dicas nos fóruns do YouTube e nada dá certo na minha máquina. Se já existe uma resposta me desculpem pela pergunta, é que pesquisei e não consegui achar.
Qual é o modelo do dongle usb?
Ele vem com um cd com drive, mas não sei como instalar. O executável só funciona no Windows.
Desculpem, mas sou novo no linux e tô apanhando um bocado com isso, de resto tudo tá funcionando.
Ele vem com esse drive realtek [RTL8188AU].
O sistema está detectando o dispositivo e carregando o módulo adequado?
Para ver isso, desconecte o dispositivo, abra uma janela do terminal e digite:
sudo journalctl -kf
Esse comando mostra as mensagens do sistema como um todo (journalctl), mas você especificou para ver apenas as mensagens do kernel (opção k), monitorando elas a medida que elas forem surgindo (opção f).
Conecte então o dispositivo e veja as mensagens que vão surgir. Devem ser parecidas com essa aqui (essa é de uma placa de som USB apenas para exemplificar). É importante que seja a primeira vez que você conecte desde que ligou o computador! Então reinicie se for necessário.
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: new full-speed USB device number 2 using uhci_hcd
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: New USB device found, idVendor=0d8c, idProduct=013c, bcdDevice= 1.00
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=0
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: Product: USB PnP Sound Device
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: input: USB PnP Sound Device as /devices/pci0000:00/0000:00:1d.1/usb3/3-1/3-1:1.3/0003:0D8C:013C.0002/input/input6
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: hid-generic 0003:0D8C:013C.0002: input,hidraw1: USB HID v1.00 Device [USB PnP Sound Device] on usb-0000:00:1d.1-1/input3
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: mc: Linux media interface: v0.10