Boa noite! Recentemente instalei o Mint 19.3 em dual boot com Windows 10. Até aí tudo bem, porém ele não reconhece meu dongle usb de Wi-Fi da realtek. Já tentei faria dicas nos fóruns do YouTube e nada dá certo na minha máquina. Se já existe uma resposta me desculpem pela pergunta, é que pesquisei e não consegui achar.
Qual é o modelo do dongle usb?
Ele vem com um cd com drive, mas não sei como instalar. O executável só funciona no Windows.
Desculpem, mas sou novo no linux e tô apanhando um bocado com isso, de resto tudo tá funcionando.
Ele vem com esse drive realtek [RTL8188AU].
O sistema está detectando o dispositivo e carregando o módulo adequado?
Para ver isso, desconecte o dispositivo, abra uma janela do terminal e digite:
sudo journalctl -kf
Esse comando mostra as mensagens do sistema como um todo (journalctl), mas você especificou para ver apenas as mensagens do kernel (opção k), monitorando elas a medida que elas forem surgindo (opção f).
Conecte então o dispositivo e veja as mensagens que vão surgir. Devem ser parecidas com essa aqui (essa é de uma placa de som USB apenas para exemplificar). É importante que seja a primeira vez que você conecte desde que ligou o computador! Então reinicie se for necessário.
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: new full-speed USB device number 2 using uhci_hcd
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: New USB device found, idVendor=0d8c, idProduct=013c, bcdDevice= 1.00
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=0
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usb 3-1: Product: USB PnP Sound Device
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: input: USB PnP Sound Device as /devices/pci0000:00/0000:00:1d.1/usb3/3-1/3-1:1.3/0003:0D8C:013C.0002/input/input6
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: hid-generic 0003:0D8C:013C.0002: input,hidraw1: USB HID v1.00 Device [USB PnP Sound Device] on usb-0000:00:1d.1-1/input3
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: mc: Linux media interface: v0.10
fev 02 20:38:40 PC-Q35 kernel: usbcore: registered new interface driver snd-usb-audio
Use Control+C para parar o monitoramento das mensagens.
Analise a saída do comando para ver se o módulo correto foi carregado (no meu exemplo diver snd-usb-audio).
Qualquer dúvida, coloque o código aqui para a gente ver. Se o driver foi carregado sem erros, então o próximo passo é verificar as configurações do NetworkManager (ou equivalente que for usado no Mint).
eu acho que tem que instalar o drive com dkms
sudo apt-get install rtl8188au-dkms
lembrando que para funcionar tem que ter o headers do kernel.
Eu esperei um outro modelo e deu certo. Não sei qual motivo esse não sa certo no linux, só no Windows funciona.
Vc está conectado na Internet? Se Não estiver, não vai funcionar
Vou desligar agora pra ver se penso melhor amanhã.
Obrigado pela ajuda.
Desculpem, mas minha cabeça tá pegando fogo. Amanhã vou tentar novamente.
Muito obrigado pela atenção.
Olá. vc pode espetar o dongle no pc e depois rodar esse comando: lsusb | grep Wireless .
Muito obrigado a todos pela ajuda ,mas não deu certo. Resolvi trocando o adaptador por um outro marca EDUP e na hora que espetei o mint reconheceu. Só fiquei incucado que no Windows funciona normalmente. Mas obrigado novamente pela presteza.
Olá. Se não for incômodo, vc pode deixar a saída do comando lsusb quando o dongle está espetado?
Ok quando dei esse comando, com o dongle na porta usb, apareceu lá Realtek Semiconductor Corp e mais uns códigos numéricos que não me recordo agora quais eram. Mas como disse antes, decidi trocar por um outro e resolveu.
Eu tô achando que esse tutorial ia resolver esse problema: https://lerlinux.blogspot.com/2016/04/adaptador-de-rede-sem-fio-mt7601u.html
Vou olhar por curiosidade. Obrigado.