Instalar Drive AMD HD 5450

Olá a todos, sou novo nesse lance de Linux, atualmente estou usando Linux Mint 19, estou amando a experiência e já caí de cabeça, os dois computadores de casa já foram “convertidos”. O único problema que gosto de gravar algumas coisas com o OBS Studio mas não estou conseguindo passar de 11,4 fps por não estar usando a placa de vídeo que tenho instalada no computador, pelo menos eu acho que seja isso. Tenho uma placa AMD Serie 5000 modelo HD 5450 e não consigo instalar o drive. Alguém poderia me ajudar?
Ou será que devo pesquisar mais sobre o OBS Studio?
Desde já muito obrigado

Clique no link abaixo , creio que vai resolver seu problema! :point_down:

=>Drivers e suporte ATI Radeon AMD<=

O link acima foi atualizado!

Calma aí, esse link vai instalar um driver obsoleto que não é atualizado desde 2014.

O Linux Mint já vem com os drivers atualizados da AMD. A questão é que, no Linux, o OBS enterra o suporte ao codificador via hardware (o que permite manter um bom desempenho apesar de jogos e etc. - usa uma parte da GPU para produzir o arquivo e libera CPU pro jogo) embaixo de configurações avançadas:

Embora o que o @Capezotte mostrou esteja certo, talvez não funcione dado ao modelo da tua GPU.

Na maioria das distros as GPUs mais antigas da AMD utilizam por padrão o driver “radeon”, que por sua vez não possui suporte à Vulkan, e, consequentemente ao VAAPI. Se for o caso, a opção “FFMPEG VAAPI” não vai aparecer nas opções do OBS.

Para usufruir do Vulkan com GPUs AMD mais antigas é necessário instalar/ativar o driver “amdgpu”. Pra verificar se a tua placa de vídeo tem suporte à esse driver e aprender como ativá-lo recomendo que leia este artigo.

Para aprender mais sobre quais são e como funcionam os drivers AMD para Linux recomendo que leia este artigo.

Se depois de ter lido ambos os artigos com bastante atenção ainda restarem dúvidas, é só perguntar.

2 curtidas

Em 3 como eu vou saber qual delas é a GPU dedicada?

Muito obrigado pela resposta. Fiz segundo a imagem que você mandou, mas sem sucesso.

Muito obrigado pela ajuda. Li os dois artigos. Minha placa só tem o drive RADEON
Captura de tela de 2021-01-25 06-56-35

Muito obrigado pela ajuda @anon55210359!

Nesse caso infelizmente não tem como utilizar Vulkan, o que inclui o VAAPI. Ao menos não que eu saiba. =/

Isso significa que tu já está utilizando o melhor/único driver de vídeo disponível para a tua GPU.

Beleza @Jedi_Fonseca, obrigado pela atenção e resposta. Uma última pergunta, Nvidia 1050 TI, recomenda para usar nesse pc? É um Core I5 sexta geração, 8 GB de ram, SSD 240 GB e agora com Linux Mint. Desde já muito obrigado

Os VAAPI Device estão na mesma ordem que aparecem no lspci. Minhas duas placas são:

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 620 (Whiskey Lake) (rev 02)
[ ... ]
01:00.0 Display controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Jet PRO [Radeon R5 M230 / R7 M260DX / Radeon 520 Mobile] (rev c3)

/dev/dri/renderD128 (o que vem primeiro) é a Intel, e a /dev/dri/renderD129 (a segunda) é a AMD.