Instalando VNC acesso remoto

Bom dia galera
Pesquisei sobre acesso remoto Ubuntu <->Windows e achei este passo a passo:
https://admininfo.info/install-vnc-on-ubuntu-20-04-vnc-server, até a etapa 7 (imagem) ocorreu tudo tranquilo,

Depois de digitar o comando…
sudo nano /lib/systemd/system/x11vnc.service

…aparece esta tela:

…daí pra frente não consegui dar andamento.

O nano é apenas um editor de texto para terminal. Copie o texto, cole com Ctrl+Shift+V (Ctrl+V já é usado no terminal para outras finalidades) e salve com Ctrl+X.

Se você é mais acostumado com o editor de texto gráfico, basta soltar um sudo gedit /lib/systemd/system/x11vnc.service, copiar, colar e salvar, que vai dar no mesmo.

Seguindo o passo a passo…
Quando dou este comando, falha.

Aparentemente o site veio com formatação errada (sem as novas linhas, e com alguns espaços desnecessários), e por algum motivo algumas opções vieram traduzidas para o português (que provavelmente tornam o arquivo inválido).

Vem aqui a minha tentativa de reconstruir o arquivo:

[Unit]
Description=serviço x11vnc
After=display-manager.service network.target syslog.target

[Service]
Type=simple
ExecStart=/usr/bin/x11vnc -forever -display: 0 -auth guess -passwd senha
ExecStop=/usr/bin/killall x11vnc
Restart=OnFailure

[Install]
WantedBy=multi-user.target 

Eu também não sei a se a linha ExecStop do jeito que está aí é necessária, mas vou deixar como está para ser fiel ao tutorial.

Depois mudar (de novo) o arquivo /lib/systemd/system/x11vnc.service, refaça as etapas 10-13.

1 curtida

Grava tudo somente uma linha?

O tutorial original tem esse problema. Delete tudo que tinha no arquivo do passo 7, coloque o que eu sugeri e retome o tutorial.

1 curtida

Etapa 15

Mais um erro de formatação no tutorial que eu deixei escapar. Na linha que começa com ExecStart=, troque -display: 0 por -display :0 (os dois pontos saem da palavra display e vão para o 0).

É ruim quando o tutorial precisa de um tutorial para ser entendido.

Re-refaça o passo 7 e retome.

1 curtida

Depois de fazer a edição da etapa 7, terminal responde…

Veja o systemctl status x11vnc.service de novo.

1 curtida

Aparentemente eu e o autor do artigo cometemos um erro, na hora de definir o Restart=, e não tenho as manpages do systemd aqui para saber qual o certo.

Ao menos o estado lá em cima diz ativo, o que significa que já dá para se conectar ao VNC.

1 curtida

Certo vou da sequência…

Do windows para Ubuntu deu certo, como que eu faço para acessar do Ubuntu para Windows, uso o Remmina → VNC?

Aí são outros 500, com um tutorial para instalar VNC/RDP no Windows e um cliente no Ubuntu. Tenho pouca experiência com essa área de acesso remoto, ainda mais no Windows.

1 curtida

Blza, sem problema, vou continuar garimpando.
Obrigado pela atenção!
Valeu! :facepunch:

Cara achei uma aplicação que faz este acesso “Visualizador de área de trabalho remota”