Instalando plugins no editor Atom

Embora o Visual Studio Code da Microsoft seja o queridinho de alguns desenvolvedores, muitos preferem uma alternativa open source como o Atom. Desenvolvido pelo GitHub(que curiosamente agora pertence a Microsoft), o aplicativo se orgulha de se apresentar como o editor “hackeável”.

Mas como assim um editor “hackeável”? Ele permite que você possa aumentar sua funcionalidade com a instalação de plugins que se adequam a sua necessidade. Primeiramente, precisamos do editor Atom instalado e isso pode ser feito através do site oficial ou pela snap store.

Com nosso editor instalado, vamos a instalação dos plugins que podem ser realizadas de duas formas, pelo próprio Atom e via linha de comando. Estarei mostrando as duas formas então fique ligado.

A forma mais simples é por dentro da própria interface do Atom. Em Editar/Preferências, temos a opção “Instalar” no final. Basta procurar o nome do complemento e clicar no botão de instalação.

Ao clicar em Temas, o Atom irá mostrar os temas disponíveis para instalação, mas para ativá-los, basta ir na guia de temas e selecionar a combinação de temas que mais te agrade.

A instalação também pode ser realizada a partir do terminal, com o gestor ATM (Atom Package Manager), para isso basta digitar apm install nome_do_pacote no terminal. Você pode usar apm list para ver os pacotes disponíveis para o editor Atom.

Caso você esteja utilizando o Atom para escrever seus códigos, algumas extensões podem facilitar o uso do software.

Você já utilizou o Atom? Como prefere instalar os complementos, interface ou terminal? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 curtida