AVISO: antes de mais nada é importante dizer que o ramo experimental do Debian é destinado a testes de pacotes. Ele é considerado mais instável do que o próprio Debian “unstable” - então - não recomendo que façam este procedimento em máquinas de produção. A menos que esteja disposto resolver problemas de forma manual, aguarde o lançamento oficial.
Estou aguardando o GNOME 40 chegar no Debian há bastante tempo, finalmente agora é possível usar o novo GNOME com pacotes oficiais da distribuição. Alguns pacotes ainda não estão disponíveis, mas já é possível ter uma boa ideia da nova experiência de uso do GNOME 40.
Atualização: Para que o papel de parede funcione corretamente, é necessário escolher a sessão “X11 Default” ou “Gnome with Xorg”.
Ativando o repositório Experimental
Para ativar o repositório experimental, adicione a linha abaixo ao seu sources.list
deb Index of /debian experimental main
Instalando os pacotes do GNOME 40
Para instalar os pacotes disponíveis, execute os comandos abaixo.
Primeiro, atualize a lista de pacotes
apt update
Instalar o Gnome-shell é o suficiente para ter a experiência do novo GNOME no Debian, este pacote e suas dependências do repositório experimental trarão todo o “look-and-fell” básico.
apt -t experimental install gnome-shell gnome-backgrounds gnome-shell-extensions
Para instalar outros pacotes da série 40 e tornar a experiência mais completa.
apt -t experimental install epiphany-browser adwaita-icon-theme gedit gedit-plugins gnome-calculator gnome-chess gnome-disk-utility gnome-maps gnome-remote-desktop gnome-shell-extension-appindicator gnome-sudoku gnome-system-monitor
Lembre-se: os pacotes experimentais não são planejados para uso em ambientes de produção, então, não culpe ninguém se tentar fazer este processo e tiver problemas.