Recentemente, por pura curiosidade, comecei a testar o KDE Linux na minha estação de produção. Como cerca de 90% do meu fluxo de trabalho acontece via web, imaginei que a adaptação seria tranquila. Porém, os 10% restantes — especialmente o famigerado DaVinci Resolve — acabaram rendendo uma boa dor de cabeça.
Uma das formas mais práticas de instalar o Resolve em distros imutáveis é usando contêineres, como o Davinci Box. No entanto, por algum motivo, o KDE Linux estava falhando durante a criação do contêiner.
Em todos os meus testes, a criação falhava com o seguinte erro:
Error: unable to start container "6f8fba79aecbb769f0b94493958ea143341f9778231443132cdb948068946b56": setting up CDI devices: unresolvable CDI devices nvidia.com/gpu=all
Pesquisando nos fóruns do KDE Linux, Distrobox e Davinci Box, encontrei várias discussões apontando que o problema está relacionado à ausência do pacote nvidia-container-toolkit no host. Em teoria, seria possível instalá‑lo via layering, mas esse recurso ainda está em desenvolvimento no KDE Linux.
Como contornar o problema
A solução mais simples que encontrei foi criar manualmente o contêiner usando a interface gráfica do DistroShelf, marcando a opção que habilita o acesso à GPU Nvidia. Depois disso, basta seguir o processo normal de instalação do DavinciBox conforme descrito na documentação oficial.
Instalando o DaVinci Resolve em distros imutáveis dentro do contêiner
- Baixe o DaVinci Resolve (Free ou Studio) no site oficial da Blackmagic Design.
- Extraia o conteúdo do AppImage usando o parâmetro
--appimage-extract:
/path/to/DaVinci_Resolve_version_Linux.run --appimage-extract
- Em seguida, execute o comando de instalação dentro do contêiner:
distrobox enter davincibox -- setup-davinci squashfs-root/AppRun distrobox
Confirme as etapas necessárias no terminal e, ao final, você terá o DaVinci Resolve funcionando perfeitamente no KDE Linux.
![]()