Instalando linux em pc com gpu nvidia antiga

no meu pc, cheguei a comprar um ssd somente para isso.

Estou tentando criar um “Dualboot” no meu pc.

Ssd 120GB - Windows 10
Ssd 246gb - futuro Linux (sistema operacional main)

Todavia, ao tentar instalar o Linux no meu pc através do Ventoy, acabo recebendos erros diversos, já procurei resolvê-los, a maioria deles pelo que entendi são erros voltados a compatibilidade do kernel com o meu pc, como o Kernel Panic.

Mas tem como principal problema o fato da minha gpu n funcionar como devia, pelo fato de instalar por padrão drivers recentes para uma gpu antiga, a resolução máx que sou capaz de fazer é 640x480.

Tentei diversas soluções como compilar os drivers 340xx, mas não obtive sucesso.

Queria sua profunda ajuda a entrar neste mundo tão complexo do Linux.

Especificações

• Ssd 120gb - w10
  • Ssd 256gb - restos de linux
  • Intel i3 3210 3.2ghz
  • Gpu Nvidia Geforce 210 (nao sei se é g210 ou gt210, mas sei que é 210)
  • 8GB RAM
  • Placa mãe não lembro ao certo o modelo mas é o socket LgA 1155 parecida com a H61.

Requisitos Opicionais

• distro leve bom para jogar
  • boa para programar, utilize muito terminal
  • se possível, capacidade de instalar um TWM

Seu note tem placas híbridas? Alem da Nvidia tem a integrada Intel?

se for, eu sugiro Ubuntu ou Linux Mint, ou distros baseadas. O meu antigo funcionava com o Driver Nvidia 390.

Eu possuo a placa de vídeo integrada com a intel

Esse seria minha última opção, a de tentar instalar apenas utilizando a intel, mas eu teria que desconectar a placa, pq o pc inicializa e define prioridade para a placa nvidia, n sei se funcionaria onde o linux utiliza a intel e o windows utilizaria a nvidia

Segundo site da Nvidia, driver que suporte sua placa é o 340 - se as distros que você quer testar não possuírem este driver, minha sugestão é que você faça testes com o driver Noveau.

:vulcan_salute:

1 curtida

Na última vez que usei, o monitor ficou com imagem bugada kkkkkkk

@kaleb_Soares_Souza Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. :slight_smile:

Por restrições de hardware, recomendo fortemente que você não use Linux. Isso porque você listou, dentre os requisitos, que pretende jogar, mas sua placa de vídeo não suporta a API Vulkan (o que impedirá o DXVK de funcionar) e a versão máxima da API OpenGL suportada é muito antiga (3.3).

Você terá dois grandes problemas aí. O primeiro é o driver antigo, que já deixou de ser suportado devido a incompatibilidades com versões mais recentes do kernel Linux. O segundo é o desempenho em jogos que, por conta do que expliquei acima, ficará seriamente limitado, mesmo que você consiga resolver os problemas do driver proprietário ou use o Nouveau.

É melhor evitar uma experiência que certamente não será boa. Você terá muito menos problemas no Windows, além do desempenho em jogos ser bem superior no caso do seu hardware.

Inclusive, vou levantar a questão… Será que o vídeo integrado do seu processador não é melhor que essa placa de vídeo? :wink:

2 curtidas

Eu estou totalmente decidado à abrir mão de jogar apenas para estudar o sistema linux, nem que seja criar uma partição de 40gb com versão minimal como archlinux

Nesse caso, você pode tentar usar o driver open source Nouveau. Como parece ter tido problemas com ele, minha sugestão seria remover essa placa de vídeo da máquina.

É possível que, inclusive, o próprio vídeo integrado seja superior a essa placa de vídeo. Além de ser muito menos problemático e funcionar bem no Linux.

Irei tentar aplicar a sua sugestão de remover a placa de vídeo, pois acredito que os gráficos integrados da intel tenham capacidade de proveito com driver open source do linux

1 curtida

Sem brincadeira, acredito que você vai ter um salto enorme de desempenho gráfico ao remover essa placa de vídeo, além de se livrar de todos os problemas. Apenas a título de ilustração, veja a comparação: UserBenchmark: Intel HD 2500 (Desktop 1.05 GHz) vs Nvidia GeForce 210

Nem toda placa dedicada é melhor que um vídeo integrado. :wink:

1 curtida

N cheguei para parar pra pensar nisso kkk, por mais que evite a carga pesada da cpu, mas irei experimentar sua idéia,mt obg.

A CPU e a iGPU (vídeo integrado) são elementos separados (dois chips independentes encapsulados em um mesmo produto). O fato de usar a iGPU não afeta o desempenho do processador.

O que vai acontecer é o aumento de uso da RAM, que irá atuar como VRAM alocada para o vídeo integrado, mas no seu caso vai compensar (e muito).

Mt obg, testei e funcionou perfeitamente, agradeço fortemente a ajuda, irei testar distro leve como linux lite e etc para tentar utilizar a placa (caso contrário ira ficar parada apui kkkk), se n der certo eu utilizo sua sugestão como útlico recurso, mas agradeço fortemente.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.