Instalação Pop!OS em notebook asus vivobook 15 X512jp

Olá! Acabei de comprar um laptop ASUS Vivobook 15, que vem com Windows preinstalado e estou tentando instalar o pop!os com dualboot.

Consegui dar boot pelo pendrive do instalador depois de desabilitar o secureboot bem como o Fast boot na BIOS e iniciar a instalação pelas opções de boot , mas na hora de particionar o HD (SSD) para preparar uma partição ele não aparece como dispositivo… só aparece o pendrive com /sda e não tenho acesso acesso ao meu hd … cheguei a usar o particionador de disco do Windows e liberar espaço no hd para fazer a instalação do linux… tenho cerca de 380G não alocados, mas ele nem é reconhecido… Usei um pendrive com o Tails e entrei em modo root para acessar o [Outros locais…] mas tb não aparece…

Será que te a ver com um tal de Intel RST Premium? A Sata Configuration está nesse modo ao invés AHCI…

alguém tem ideia do que posso fazer?

Infelizmente parece ter relação, sim. Eu não achei o procedimento dos mais confortáveis. Como a máquina é nova, você não pode instalar o Windows em modo AHCI?

Como não entendo do assunto fiquei com receio de fazer isso e ferrar com a inicialização do Windows… ou fazer algo que eu não consiga reverter depois… por isso ainda não tentei trocar para AHCI e resolvi perguntar para quem já tem alguma experiência… Não uso windows há alguns anos e voltar pra ele me da calafrios… minha intenção ao fazer o dualboot é mais pela garantia do produto e talvez usar em alguma emergencia caso precise de algum software que só rode no windows… vou estudar mais sobre esse RST e aguardar o relato de alguém já tenha feito isso

No meu Vivobook eu só precisei desativar a hibernação

O notebook vem preparado pra ser formatado tanto é que a licença do Windows vem atrás do notebook, a ASUS não implica com isso desde que você teste a feature problemática no Windows (ou sistema que vier) antes de acionar a garantia

No meu ela já vem desabilitada… o seu tb veio nessa configuração RST?

A feature é no Windows, mas sim o note veio, foi bem tranquilo

Olha caso ele mude pra AHCI vai conseguir nistalar o linux , mas infelizmente vai dar erro na hora de iniciar o Windows , ele pode mudar mas vai ter que reinstalar o Windows tambem e perderá a garantia , ai é por conta e risco.

Perderá a garantia apenas se o fabricante explicitamente afirmar que sim e, neste caso, se a máquina é nova, eu recomendo a devolução dela, se houver tempo para tal.

1 curtida

pois é mas em caso de duvidas é melhor procurar respostas antes de fazer modificaçoes no equipamento , normamlmente quando um cliente compra um equipamento e se sente feliz com isso , ai é que mora o perigo, pois é nessa hora que ele assina tudo que o gerente pede e acaba não lendo vias de contratos nem as letrinhas muidas na nota foscal , eu recomendo antes de tudo entrar em contato com o fabricante ou a loja e buscar informações antes de quais quer alterções no equipamento.

Eu tenho um asus vivobook x512FJ e ja formatei ele várias vezes pra várias distro do linux e voltei pro 10 varias vezes também… abri ele e coloquei SSD… depois abri dnv e removi pq ele veio problema de fabricação na tela entao acionei a garantia. E mesmo eu tendo feito todas essas alterações no notebook não perdi minha garantia não mano. Acho que voce perde só se voce mexer e danificar o notebook em formatação entao nem se fala kkk pode formata de boa.