Instalação Manjaro em Macbook Pro Early 2011

Estou instalar o Manjaro com Gnome em um Mac Book, mas estou tendo um problema, al tentar bootar no live cd, a tela fica preta, no grub não aparece, e depois aparece na tela “starting manjaro” e não sai disso. Alguem sabe oque posso fazer para conseguir instalar o Manjaro nesse modelo de Mac Book?

Imagino que seja alguma incompatibilidade com a placa de vídeo.

As especificações do Macbook Pro são:
MacBookPro8,3
8 GB de memoria RAM
I7-2720QM
SSD 240 gb
placas de vídeo Amd Radeon 6750M 1Gb e Integrada Intel

Não é moleza - sugiro ler a wiki do Arch pra ver se sai alguma ideia:

https://wiki.archlinux.org/title/Mac

https://wiki.archlinux.org/title/MacBookPro8,1/8,2/8,3_(2011)

1 curtida

Estava dando uma olhada e a solução esta aqui: Issues installing Manjaro on MacBook Pro - Installation - Manjaro Linux Forum

A solução é bem isso que esta na wiki desativar a gpu da amd , e para a instalação do sistema, tem que ser em modo texto, usando o Manjaro Architect, A unica duvida agora é como entra no modo texto na live cd do Manjaro, eu fiz um outro bootavel com o live cd do Arch, e concequi acessar o sistema em modo texto, talvez tente use o Manjaro Architect por lá mesmo.

1 curtida

O Manjaro Architect está abandonado, não é recomendado seu uso - acho que o jeito é ir de Arch mesmo ou ver se outra distro consegue dar boot

1 curtida

Estou tentando instalar o Arch com o xfce utilizando o script archinstall ,deu tudo certo em relação a instalação, mas ele trava quando chega no [ ok ] reached target graphical interface , sera que isso ainda é relacionado ao problema com a placa gráfica do macbook? Eu consigo acessar o sistema com o init=/bin/bash

1 curtida

Vc conseguiu desabilitar a GPU dedicada?

1 curtida

Eu fiz de acordo com a wiki, adicionei radeon.modeset=0 aos parâmetros do kernel para desative a placa dedicada, se eu remover isso a tela congela e não da para acessar nem em modo texto

Se eu der alt + f2 consigo logar em modo tty, vou tentar ver se consigo ajeitar algo a partir daqui

Sim - pode ser que não tenha ativado o serviço do gerenciador de login. Olha um tópico com um tutorial atualizado de Arch aqui no fórum (tá no blog do Diolinux), ali tem umas dicas sobre como lidar com a interface gráfica e gerenciador de login

1 curtida

Pode mandar o link?

Consegui. Eu segui oque esta no link que mandou do MacRumors no /etc/grub.d/10_linux a cima da linha echo " insmod gzio" | sed "s/^/$submenu_indentation/", coloquei isso:

echo "    outb 0x728 1" | sed "s/^/$submenu_indentation/"
echo "    outb 0x710 2" | sed "s/^/$submenu_indentation/"
echo "    outb 0x740 2" | sed "s/^/$submenu_indentation/"
echo "    outb 0x750 0" | sed "s/^/$submenu_indentation/"
1 curtida

E deu certo? Ou seja, vc entra no LightDM e o XFCE sobe?

Deu certo, com o ligtht dm e testei o gdm com o gnome, tambem funcionou

1 curtida

Boa! Quando der, manda um print do Neofetch e umas fotos do Mac rodando Arch!

Ficou muito bom o MacBook com o Linux mesmo sem poder usar a placa dedicada ainda ficou bem rapido.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.