Instalação manjaro efi

Alguém sabe como resolver isso?

Provavelmente você está instalando no modo UEFI, fez o particionamento manual do disco e esqueceu de colocar o ponto de montagem correto da partição EFI como /boot/efi naquela etapa manual de particionamento.

Eu criei a partição /boot/efi, não tem como prosseguir a instalação sem fazer isso. O particionamento foi feito manual porque precisei criar o /home no outro disco.

Partições criadas no nvme:

/boot/efi 500mb
swap 400mb
/

No ssd normal:

/home

Tem como separar a home depois, se isso der ruim na hora da instalação:
https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/
No meu caso, como uso Dual Boot e não quero apanhar na hora do particionamento manual, deixo que o Calamares faça o trabalho pra mim e depois aponto a home pra partição que eu quero

Sim eu separei o /home com base no vídeo do diolinux. O problema é só esse erro ai, mesmo eu criando o ponto de montagem efi/boot não funciona

Então, eu te dei a opção de não separar a home antes de instalar, só depois. Ou seja, na instalação, colocar a opção de dual boot ou apagar todo o disco. Uma vez instalado, vc aponta onde quer que a home fique usando o Gnome Discos:

Aí o instalador faz o trabalho de colocar o bootloader corretamente no lugar e daí vc diz onde fica a home que o Gnome Discos arruma o fstab pra vc

O problema era o formato da partição efi/boot estava como ext4 e mudei para FAT32
Funcionou, mas não deu boot ao concluir a instalação.

Provalmente vc errou no lugar onde colocar o bootloader. Teria que rever isso, colocando no disco e não numa partição (ou o contrário, sei la - rs)

Veja o formato da partição boot tem que ser em fat32, o meu estava dando o mesmo problema e resolveu assim pois estava usando o ext4.

Fiz a instalação novamente apagando o disco todo, mas não da boot. A não ser que eu coloque o pendrive e escolha a opção de Detected EFI Bootloader

Aí tem solução:
Recuperar grub EFI – Manjariando

Provavelmente seja o mesmo problema do colega. Ele conseguiu ativando o secure boot e selecionando a entrada correta na BIOS.

Não entendo porque isso. Sendo que deveria apenas instalar e funcionar

Deve ter a ver com o que o colega acima disse, teria que colocar o bootloader do Manjaro na frente da fila lá na BIOS