Gostaria de uma ajudinha do clã.
Recentemente adquiri um ssd m2 e gostaria de fazer um dual boot rodando o linux mint no ssd m2 e Windows no sdd.
Gostaria da ajuda de vocês para fazer a instalação correta dos sistemas operacionais e em relação ao GRUB, dicas ou tutorias que possam me ajudar.
Olá, eu instalei o Fedora no meu ssd, depois instalei o Windows no meu HD e gerencio o boot deles clicando F12 na hora que o PC liga. Deixo o SSD como sendo a primeira opção de boot, pois uso Windows raramente.
Teria alguma outra solução sem clicar o F12?
Eu tenho o dual boot no meu ssd, lá ta o Windows e o Mint, quando inicio o not ele abre o GRUB para seleção automático, tem como fazer isso utilizando dois “HD” um para cada sistema?
Tem sim, mas nunca fiz, vamos esperar alguém para te ajudar. Uso assim por preferência mesmo. Mas já perguntaram sobre isso aqui no fórum.
Vamos lá - primeiro, temos de descobrir se o pc está em UEFI ou Legacy e se a instalação do Windows está em UEFI (tem como saber, dá uma pesquisada)
1 curtida
O sistema esta em UEFI, a bios também, mas tem como alterar para Legacy a bios.
1 curtida
Não, deixa em uefi. Agora é fazer o particionamento manual, criando uma partição em fat32 pra montar o boot/efi, uma pra raiz, uma pra home e uma pra swap. Quando terminar de instalar, faz o pós-instalação de sempre e atualiza o grub. Provavelmente ele vai achar a pasta boot/EFI do Windows e colocá-lo no grub…
1 curtida
Então, mas no caso eu tenho 2 “HDs” o SSD comum e o SSD M2, no M2 eu queria deixar o linux e no SSD eu queria deixar o Windows, mesmo assim teria que fazer a partição?
1 curtida
Sim, faça duas boot/EFI - seria o mesmo procedimento que se faz ao instalar o Pop_OS em dual boot, mas sem a parte de instalar grub, grub-customizer etc.
1 curtida
Belezaa, vou tentar mais tarde e volto para falar o que deu kkkkk
1 curtida