Instalacao Linux: "cant find the UEFI" no MacBookPRO

Quando tento fazer a instalação de qualquer distribuição linux no macbook pro apresenta esse erro;


e para que eu consiga utilizar a distribuicao ja instalada preciso entrar no modo recovery

Alguem sabe como resolver o problema que estou enfrentando ?

:no_mouth::no_mouth::no_mouth:

Essa mensagem acontece quando o kernel solicita as chaves de assinatura do boot seguro para o firmware da placa-mãe (antigamente conhecido como BIOS), porém não há nenhuma chave disponível.

O “Secure boot” está desativado?

A distribuição utilizada usa kernel assinado (secure boot)?

Tem como desabilitar o secure boot no Macbook?

2 curtidas

So pra entender… o instalador ta requisitando algo do macbook que ele não encontra no caso o UEFI?
Quanto as suas questões :
Nao sei como descubro se esta em secure boot, mas se vem com ele nao foi desativado.
Tentei 3 distros : Mint,Elementary e Ubuntu Budgie, todos nas suas versões mais recentes.

Desculpe não saber de algumas coisas , nunca passei por situações assim , o suporte da apple e realmente muito ruim, estão sempre mandando para a assistência. Agradeço a Ajuda

a proposito este e um macbook pro 2011

Em todos os meus sistemas que estão com o kernel 5.2, essa mensagem aparece, mas o kernel ignora e toca para frente. Pra parar de dar essa mensagem eu compilei o kernel desabilitando o suporte a secure boot (não porque precisava, mas sim porque não queria ver essa mensagem no boot)

Pois então, não entendo muito de secure boot, mas me parece que precisa adicionar uma chave de assinatura no UEFI pra conseguir dar boot no kernel linux. Alguém da comunidade que tivesse MAC pode te dar melhores informações.

2 curtidas

Obrigado pela ajuda, vou tentar pesquisar aqui sobre isso …:+1:

Testa isso aqui do askubuntu

Couldn’t get UEFI db list Couldn’t get size

2 curtidas

Eu não consigo entender onde coloco os comandos citados, poderiam me ajudar? …

Eu fiz uma experiencia aqui:
Eu retirei um hd de um notebook da acer com linux mint e coloquei no macbook. Iniciei o computador e ele foi para o grub, mas ele da um erro super estranho se eu escolho a inicialização normal ele apresenta este erro : ACPI Error: Evaluating _BCM failed (20170831/video-364)
Mas se eu iniciar pelo modo recovery ele demora, mostra todo aquele código mas inicia (depois de 7 min) com o gerenciador de drivers acusando que estou sem aceleração de placa de video.

ou seja o macbook e capaz de rodar o linux mas não de instalar…
Resolvi postar isso para ver se da uma pista do que possa ser.

Vc fez a dica de adicionar nas opções de inicialização do kernel o “nomodeset”?

outra: aqui um maluco fez tutorial passo a passo de como desbloquear o mac para poder alterar o bootloader: https://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-macos-ubuntu-no-mac/

1 curtida

Eu não tenho acesso ao mac os por que o hd onde ele estava estragou e o meu macbook não esta conseguindo instalar no meu outro hd.

Estou pensando aqui em instalar linux, neste hd, mas em outra maquina e depois trazer para essa. Mas quando fiz isto com o linux mint tenho sempre de iniciar pelo recovery por alguma razão, o que faz a inicialização tardar cerca de 10 min!

Preciso fazer alguma alteração no sistema para trocar o hd de maquina?
Obrigado

Não sei se vai te ajudar, mas na época que usava o Debian no macbook pro 2013, utilizava o efibootmgr para mudar a ordem do boot. Entra no linux abre o terminal como root e digita:

# efibootmgr -o 1,80

Isso vai forçar o Mac a inicializar no Linux.
Para acessar o MacOS novamente matenha precionado a tecla option e selecione o Mac, caso queira voltar ao Mac inverta novamente a ordem do boot com efibootmgr.

OBS: Quando o kernel era atualizado tinha que modificar novamente pois voltava para o Mac.

1 curtida