Instalação Gentoo

Oi pessoal!
Estou querendo instalar o Gentoo no Mac Mini, que é minha máquina secundária, e dependendo do resultado migro a outra máquina para o Gentoo também. Fiz uma instalação do Gentoo há muito tempo e não cheguei a usar muito, pois acabei me desfazendo da máquina, depois fiquei com preguiça de instalar novamente. Não deu nem tempo de curtir o sistema.
Sei que tem alguns colegas aqui do fórum que usam Gentoo, então queria algumas dicas. Pretendo usar o tutorial de instalação oficial, mas se tiverem algo mais interessante podem mandar.
Essa deve ser a minha missão esta semana. :grinning:

4 curtidas

Parabéns pela paciência. Agora, duas perguntas:

1. A config dessa máquina faz valer a pena compilar tudo?

2. Caso não, não seria melhor um derivado, como o Calculate ou o Moccacino?

3 curtidas

@Deleterium

1 curtida

A configuração dela é boa, vale muito a pena. Inclusive, penso eu, que compilar é ótimo para otimizar o sistema pra configurações mais modestas.
O Mini tem um i5, com 8GB RAM, SSD 128GB e a VGA é ATI. No momento ele está rodando o KDE Neon.

2 curtidas

Até concordo, só acho que não vale muito a pena compilar tudo
Kernel eu compilo e olhe lá - por sinal, fiquei chateado, compilei o Xanmod pro Garuda, específico pra minha CPU, durou 1 mês até colocarem o kernel no chaotic-AUR. Aí perdeu a vantagem…

2 curtidas

Mac mini é am64 né?

Então eu recomendo vc criar um “espelho” da instalação em um computador potente, realizar as compilações nele salvando os pacotes binários e exportar essa pasta via nfs. Daí no mac mini vc monta a exportação bindist e instala os pacotes já compilados. O processamento do mac mini é muito pequeno, e talvez falte memória para compilar programas pesados…

Fazendo desse modo vc vai fazendo a instalação em chroot em uma pasta no seu computador potente junto com a instalação em hardware no mac mini. Só tenha especial cuidado que todas as configurações de make.conf e package.use precisam estar iguais em ambas instalações.

https://wiki.gentoo.org/wiki/Binary_package_guide

2 curtidas

O que você considera uma máquina potente? Minha outra máquina, um Dell Optiplex, só é um pouco melhor. A diferença é o processador, um i5 mais novo.
Talvez então, eu inverta e instale o Gentoo no Optiplex.

Potente precisaria de um processador recente e uns bons 16G de ram. Com 4G de ram já tive problemas de compilação quando usava o notebook pra isso (gcc e acho que o firefox tbm). Simplesmente acaba a ram, ia pra usar swap, demora 10x mais quando começa a usar swap, e se acabar o swap o kernel finaliza o processo de compilação terminando em erro.

1 curtida

Pelo visto a aventura vai ser boa, rsrsrs. Um pouco de emoção é sempre bom. :grinning:

2 curtidas

Conhecimento nunca é de mais, meu bom :stuck_out_tongue:
Boa jornada e nos atualize com os resultados

1 curtida