Instalação em placa Asus B460M - Plus

Pessoal,

Após instalar o Linux no meu desktop começa haver vários travamentos e congelamentos

Alguém no Fórum que tenha conseguido instalar e usar uma distro em uma placa Asus B460M Tuff Gaming ?

Demais componentes:
-Core i5 10400
-2x8GB Patriot DDR4
-SSD NVME Adata
-Radeon RX550

Tenho um tópico não resolvido justamente de problemas nesta instalação

Fico aberto a sugestões até mesmo de distros que contenham um kernel ou scripts que compatibilizem com este hardware

Baixe o balenaEtcher e cria um pendrive bootável. Se tu não desativar o secure boot, fastboot (tpm talvez), não vai conseguir instalar, pois a maioria das distros ainda não funcionam direito com essas tecnologias). Por sinal, Linux Mint é Kubuntu só foi trocar de DE, pois são a mesma base, Ubuntu.

1 curtida

Obrigado!

A instalação em si não é o maior problema (ao menos com o Fedora), no Mint simplesmente não instala, mas no Fedora instala mas não fica instável… não si se é problema do chipset, do driver, ou seja lá o que…
Também, como pretendo manter o Windows não pretendo ficar com estas tecnologias desativadas continuamente…
Uma possibilidade que pensei é instalar alguma distro com um kernel bem recente, que de repente seja compatível com o o chipset (embora tenha outros agravantes de incompatibilidade como NVMe e a RX550)

O Mint vem com o Kernel 5.4, que pore padrão não dá suporte parao seu chipset. Por isso o Fedora instalou pois ele vem com uma versão mais atualizada do Kernel por padrão. Testa o Pop!_OS 20.04, pois ele já traz consigo o Kernel 5.13 (quiçá mais novo) e está atualizando para o 5.15…

Eu te garanto que a RX 550 não será um agravante, pois os drivers vem no Kernel e é uma placa de 2017. Nvme também acho muito improvável dar problema.

Basta desativar essas tecnologias que eu te falei durante a instalação da distro e ao querer fazer boot na distribuição escolhida, quando você for fazer boot no Windows, faça o processo inverso ué

Mais uma vez obrigado!

Você me confirmou que faz sentido buscar uma distro com kernel recente como a placa também é, neste fim de semana vou fazer o teste com o Pop embora não goste do gnome e troca de ambiente nunca funcionou direito para mim

Mas o Pop tem possibilidade de dual boot com Windows ?

Minha placa é similar a essa aí mano.

Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: PRIME B450M-GAMING/BR

Recomendo você ver se tem alguma configuração de overclock na BIOS, isso pode ocasionar congelamentos no Linux. Tenta nas configurações da sua BIOS restaurar tudo pra default.

Praticamente todas a distros tem a possibilidade de fazer dual boot. Só que, com o Windows 11, você terá de desativar o secure boot, fast boot e o TPM durante a instalação e, basta realizar o caminho inverso quando for usar o Windows. Minha sugestão é: como tu tá com a tara de usar o Windows 11, use alguma distribuição somente em uma máquina virtual…
Ainda mais que você irá instalar a distribuição em um disco secundário, basta mudar a ordem de boot na Bios durante o processo, não havendo a necessidade de configurar o grub.

Olá! Grato pela resposta

Minha BIOS está com tudo em default (não curto overclock), a única coisa que mudei foi a ativação do módulo TPM

Olá,

Windows 11 só no meio do ano que vem, e olhá lá… tá muito ruim no momento…

Máquina virtual, todas que instalei, na prática nunca usei

Mesmo que você curtisse, sua placa mãe não oferece overclock para processador, no máximo XMP.

Então por que ativar o TPM sem necessidade, bicho? É dar nó em pingo d’água por nada essa situação…

Baixa o VirtualBox e comece a fuçar. Antes fazer besteira em um ambiente de testes controlado do que na sua máquina per se.